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    negócios

    Edutech: como os meios de pagamento ajudam no crescimento?

    06 de fevereiro de 2023
    Por Redação Zoop
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    Uma edutech, ou edtech, é uma startup que usa a tecnologia como principal ferramenta para oferecer soluções inovadoras voltadas para a área da educação.

    Aqui, estamos falando tanto de companhias nesse formato que atuam no mercado B2B quanto no mercado B2C, as quais criam, desenvolvem e entregam para o seu público-alvo diferentes produtos e serviços desse setor.

    Alguns exemplos de soluções desse tipo que podemos citar são:

    • plataformas de cursos online;
    • sistemas de gestão educacional (SIG/SIS);
    • ambiente virtual de aprendizagem (AVA), entre muitos outros.

     

    Conforme apontado no relatório “Mapeamento Edtech 2022”, da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em parceria com a Deloitte e com a AWS EdStart, o Brasil já conta com 813 startups desse modelo ativas.

    Esse número é 44% maior do que o apontado no mesmo levantamento realizado em 2020, quando nosso país contava com 556 edutechs.

    Percentuais como esse mostram que esse é um mercado em visível crescimento, fomentado pelo período intenso de isolamento social da pandemia, que exigiu que o modelo educacional fosse revisto para se adaptar à realidade daquela época.

    A questão é que companhias desse tipo também precisam pensar em como atrair e, especialmente, fidelizar os seus clientes e parceiros de negócio. Uma das maneiras de fazer isso é pela oferta de bons e modernos meios de pagamento.

    Siga a leitura deste artigo e confira mais sobre o que é uma startup edutech, o que oferece, e como uma empresa como essa pode elevar o volume de vendas com as soluções de pagamento certas.

    O que é uma edutech?

    Uma edutech, que também pode ser chamada de edtech, é um negócio que se pauta na tecnologia como principal recurso para criar, desenvolver e entregar soluções e ferramentas para o setor de educação.

    Além dos exemplos que citamos logo na abertura deste artigo, as edutechs também podem oferecer para seu público-alvo softwares e hardwares voltados para:

    • criação de conteúdos informativos, jogos educativos e educação socioambiental;
    • sistema de gerenciamento de aulas;
    • estruturação de plataforma educacional e educacional adaptativa;
    • repositório digital;
    • ferramenta de apoio à gestão administrativa-financeira;
    • ferramenta de apoio à gestão pedagógica;
    • hardware educacional;
    • hardware para apoio à administração e mais.

     

    Recursos como esses contemplam diferentes ramos nos quais uma edutech pode atuar, por exemplo:

    • cursos livres;
    • cursos preparatórios;
    • ensino infantil;
    • ensino básico;
    • ensino superior;
    • educação corporativa;
    • idiomas.

     

    Dica! Ouça este episódio do Papo na Nuvem, podcast de tecnologia em serviços financeiros da Zoop!

     

    Qual a influência dos meios de pagamento no crescimento de uma edutech?

    Assim como acontece em companhias de outros setores, uma edutech também pode ter o seu crescimento influenciado por conta dos meios de pagamento oferecidos

    Para explicar essa afirmação, usaremos outro dado apontado pelo relatório da Associação Brasileira de Startups, o qual revelou que 70% das edtechs brasileiras trabalham com soluções direcionadas para empresas. Ou seja, atuam no mercado B2B.

    Entre os modelos de negócio utilizados para alcançar esse público estão:

    • SaaS (Software as a Service): 42%;
    • venda direta: 22%;
    • clube de assinatura recorrente: 17%;
    • marketplace: 6%;
    • licenciamento: 4%;
    • consumer: 3%;
    • taxa sobre transações: 3%;
    • API (Application Programming Interface) 2%;
    • hardware: 1%;
    • venda de dados: 1%.

     

    Aqui, tomaremos como exemplo o modelo de atuação SaaS, que é software como serviço, e o clube de assinatura recorrente para falarmos sobre a influência dos meios de pagamento em uma startup edutech.

    Para essas duas formas de atuação, é essencial que a empresa trabalhe com um método de cobrança eficiente, automatizado, robusto e dinâmico, concorda? 

    Os pagamentos recorrentes se encaixam perfeitamente nesse contexto, pois permitem a cobrança automática dos valores, sem que o fornecedor da solução ou o contratante precisem realizar qualquer ação.

    Uma vez que o contrato é firmado, e que as regras de pagamento são definidas, os valores são debitados automaticamente da conta corrente, cartão de crédito, ou de outro meio de pagamento escolhido pelo cliente.

    Este artigo vai ajudar você: “Assinatura recorrente: por que é vista como o futuro da personalização das soluções de pagamento?

    Como uma edutech pode personalizar seus meios de pagamento?

    Essa ferramenta de cobrança que acabamos de citar tem outra grande vantagem para as edtech, que é a possibilidade de personalizar seus meios de pagamento.

    Com o pagamento recorrente é possível criar diferentes planos de assinatura e, com isso, atender as preferências de diversos grupos de clientes e parceiros de negócio.

    Por conta disso, esse meio de pagamento é ideal para negócios que atuam no formato “as a service”, como CRMs, ERPs, e outros sistemas de gestão.

    Mas saiba que esse não é o único método de pagamento que pode ser personalizado em uma startup voltada para a educação. Um boleto bancário com a própria marca — ou seja, um boleto white label — é outra solução bastante interessante.

    Entre os benefícios de trabalhar com formas de cobranças como essas estão:

    • a praticidade tanto para os clientes quanto para a própria empresa;
    • o aumento do nível de confiança do público-alvo com a companhia;
    • a redução da taxa de inadimplência;
    • o aumento da taxa de fidelização, que pode acontecer por conta da facilidade de pagamento oferecida aos contratantes e parceiros de negócio.

    O que é preciso para ter meios de pagamentos próprios?

    Por mais que uma edtech seja pautada em tecnologia, seu core business não é voltado para serviços financeiros, concorda? Por conta disso, firmar parceria com uma fintech as a service é o melhor caminho para tratar essa questão.

    Uma fintech as a service é uma startup do setor financeiro que oferece os recursos tecnológicos necessários para que outras fintechs, startups e empresas dos mais variados segmentos possam oferecer seus próprios produtos e serviços desse mercado.

    Em outras palavras, uma FaaS, como também pode ser chamada, desenvolve soluções como conta digital e meios de pagamento que podem ser personalizados de acordo com o modelo de negócio.

    Uma das grandes vantagens é que todos os produtos e serviços financeiros criados levam o nome da empresa contratante, o que eleva a sua credibilidade junto aos clientes.

    A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, que por meio do Zoop Payments ajuda o seu negócio a construir soluções de cobrança em cartões de crédito, Pix, boleto diretamente e mais, diretamente do seu site ou aplicativo móvel.

    Além disso, todas as transações são liquidadas na sua conta, sem custo adicional. 

    Para saber, em detalhes, como tudo isso funciona, basta entrar em contato agora com uma dos nossos especialistas!

    Zoop. Tecnologia para os serviços financeiros do futuro.

     

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