O que é estratégia de gift card? Aprenda como vender mais!
Procura novas soluções de marketing e vendas para alavancar as conversões do seu negócio digital? Então conheça a estratégia de gift card!
O recurso funciona como um cartão de crédito pré-pago exclusivo de uma marca. Dessa forma, os clientes utilizam os gift cards com um valor previamente fixado para adquirir qualquer item da loja com preço compatível.
A estratégia é comum em livrarias, marcas de videogame e diversos outros e-commerces para facilitar a compra de presentes e impulsionar as vendas.
De acordo com esta pesquisa da Capital One, o mercado global de gift cards alcançou a marca de U$984,3 bilhões, com expectativa de chegar a U$3,09 trilhões até 2030.
O mesmo relatório ainda aponta que 52% dos consumidores compram gift cards pela conveniência. Além disso, 90% o considera um presente apropriado para escolher produtos com mais liberdade.
Quer entender melhor o que são gift cards, quais são suas vantagens e por que implementá-los no seu negócio? Confira o conteúdo até o fim!
O que são gift cards?
Gift cards são cartões pré-pagos com um valor em dinheiro para uso restrito em um estabelecimento comercial.
Empresas de diversos segmentos vendem esse produto como um vale-presente. Assim, clientes presenteiam colegas, amigos, familiares e outros entes queridos para gastarem nos itens ou serviços que quiserem.
Os gift cards contam com um valor em dinheiro, prazo de validade e outras regras próprias de uso de acordo com o estabelecimento que o gerou.
A Sony, responsável pelo famoso videogame PlayStation, utiliza cartões de vale-presente com frequência. Um gift card de R$200, por exemplo, permite ao consumidor comprar qualquer item da loja on-line da plataforma com esse limite.
No varejo, a Amazon é um dos e-commerces que oferecem o cartão. Outro exemplo famoso é o Airbnb, que investe em estratégia de gift card para hospedagens e outras experiências de viagem.
Esses itens são comuns tanto em lojas físicas quanto on-line. Além disso, algumas empresas vendem gift cards digitais, disponíveis via e-mail ou SMS.
4 vantagens de uma estratégia de gift card
São quatro as vantagens de uma estratégia de gift card:
- fortalecimento da marca;
- conveniência ao cliente;
- redução de trocas e devoluções;
- incentivo ao consumo.
Vamos falar um pouco sobre cada uma delas!
1. Fortalecimento da marca
Um cartão único e exclusivo com o selo da marca gera brand awareness e fortalece a credibilidade do negócio. Afinal, esse investimento é um sinal de modernidade e de como a empresa não poupa esforços em inovação para levar as melhores soluções aos seus clientes.
Quando alguém presenteia um amigo ou familiar com um gift card, mais pessoas conhecem a marca e associam a sua identidade visual a uma experiência moderna e agradável.
Brand awareness, para quem não sabe, é a tradução de “consciência sobre a marca”. Essa estratégia associa empresas a uma experiência positiva.
Nesse sentido, o gift card funciona como uma ferramenta poderosa para divulgação e branding do negócio a um público mais amplo.
2. Conveniência ao cliente
A flexibilidade e conveniência são as principais vantagens de uma estratégia de gift card. Afinal, tanto quem presenteia quanto quem o recebe aproveitam os benefícios.
O primeiro não se incomoda em escolher o presente ideal ou refletir sobre quais produtos combinam mais com a personalidade do presenteado.
Já o segundo é livre para escolher seu produto preferido de acordo com o valor de carregamento.
Uma estratégia de gift card, portanto, resolve perfeitamente o problema de clientes que presenteiam parentes ou amigos, mas estão em dúvida sobre o produto ideal.
3. Redução de trocas e devoluções
O gift card dá total liberdade para que os clientes ou recebedores utilizem os créditos como preferirem. O recurso elimina as chances de um tiro no escuro, como comprar um presente que não reflete as expectativas do destinatário.
Portanto, um cartão de presentes da marca privilegia a experiência do público, reduz custos e elimina gargalos do suporte de atendimento ao cliente (SAC), ou seja:
- menos gastos com recebimento e reenvio de produtos, além da demora para o cliente usufruir da compra;
- diminuição da sobrecarga de solicitações nos canais de atendimento para trocas e devoluções.
4. Incentivo ao consumo
Uma estratégia de gift card conecta novos clientes a todo o universo do e-commerce. Essa é a oportunidade para eles navegarem pelas seções da loja, conhecerem os produtos e, quem sabe, encher ainda mais o carrinho de compras.
Portanto, o que a princípio seria uma compra limitada ao valor do cartão pré-pago, vira uma transação com o ticket médio mais alto.
Uma experiência positiva com a marca é importante para engajar mais consumidores e fazê-los retornar para novas compras.
Como vender mais com gift card?
O caminho para vender mais com gift card passa pelo marketing. Portanto, crie campanhas para divulgar a solução nos principais canais da marca, como e-mail, redes sociais ou site oficial.
Destaque também como as funcionalidades do cartão são eficientes e convenientes para presentear uma pessoa querida.
Por fim, invista em um cartão pré-pago com design atrativo e que valorize a identidade visual do seu negócio.
Essa é uma excelente oportunidade para brand awareness, então, faça o possível para associar a marca a uma experiência de consumo agradável e conveniente.
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