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    O que é estratégia de gift card? Aprenda como vender mais!

    16 de setembro de 2024
    Por Redação
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    Procura novas soluções de marketing e vendas para alavancar as conversões do seu negócio digital? Então conheça a estratégia de gift card!

    O recurso funciona como um cartão de crédito pré-pago exclusivo de uma marca. Dessa forma, os clientes utilizam os gift cards com um valor previamente fixado para adquirir qualquer item da loja com preço compatível.

    A estratégia é comum em livrarias, marcas de videogame e diversos outros e-commerces para facilitar a compra de presentes e impulsionar as vendas.

    De acordo com esta pesquisa da Capital One, o mercado global de gift cards alcançou a marca de U$984,3 bilhões, com expectativa de chegar a U$3,09 trilhões até 2030.

    O mesmo relatório ainda aponta que 52% dos consumidores compram gift cards pela conveniência. Além disso, 90% o considera um presente apropriado para escolher produtos com mais liberdade.

    Quer entender melhor o que são gift cards, quais são suas vantagens e por que implementá-los no seu negócio? Confira o conteúdo até o fim! 

    O que são gift cards?

    Gift cards são cartões pré-pagos com um valor em dinheiro para uso restrito em um estabelecimento comercial. 

    Empresas de diversos segmentos vendem esse produto como um vale-presente. Assim, clientes presenteiam colegas, amigos, familiares e outros entes queridos para gastarem nos itens ou serviços que quiserem.

    Os gift cards contam com um valor em dinheiro, prazo de validade e outras regras próprias de uso de acordo com o estabelecimento que o gerou.

    A Sony, responsável pelo famoso videogame PlayStation, utiliza cartões de vale-presente com frequência. Um gift card de R$200, por exemplo, permite ao consumidor comprar qualquer item da loja on-line da plataforma com esse limite.

    No varejo, a Amazon é um dos e-commerces que oferecem o cartão. Outro exemplo famoso é o Airbnb, que investe em estratégia de gift card para hospedagens e outras experiências de viagem.

    Esses itens são comuns tanto em lojas físicas quanto on-line. Além disso, algumas empresas vendem gift cards digitais, disponíveis via e-mail ou SMS. 

    4 vantagens de uma estratégia de gift card

    São quatro as vantagens de uma estratégia de gift card:

    1. fortalecimento da marca;
    2. conveniência ao cliente;
    3. redução de trocas e devoluções;
    4. incentivo ao consumo.

    Vamos falar um pouco sobre cada uma delas!

    1. Fortalecimento da marca

    Um cartão único e exclusivo com o selo da marca gera brand awareness e fortalece a credibilidade do negócio. Afinal, esse investimento é um sinal de modernidade e de como a empresa não poupa esforços em inovação para levar as melhores soluções aos seus clientes.

    Quando alguém presenteia um amigo ou familiar com um gift card, mais pessoas conhecem a marca e associam a sua identidade visual a uma experiência moderna e agradável. 

    Brand awareness, para quem não sabe, é a tradução de “consciência sobre a marca”. Essa estratégia associa empresas a uma experiência positiva.

    Nesse sentido, o gift card funciona como uma ferramenta poderosa para divulgação e branding do negócio a um público mais amplo.

    2. Conveniência ao cliente

    A flexibilidade e conveniência são as principais vantagens de uma estratégia de gift card. Afinal, tanto quem presenteia quanto quem o recebe aproveitam os benefícios.

    O primeiro não se incomoda em escolher o presente ideal ou refletir sobre quais produtos combinam mais com a personalidade do presenteado. 

    Já o segundo é livre para escolher seu produto preferido de acordo com o valor de carregamento.

    Uma estratégia de gift card, portanto, resolve perfeitamente o problema de clientes que presenteiam parentes ou amigos, mas estão em dúvida sobre o produto ideal.

    3. Redução de trocas e devoluções

    O gift card dá total liberdade para que os clientes ou recebedores utilizem os créditos como preferirem. O recurso elimina as chances de um tiro no escuro, como comprar um presente que não reflete as expectativas do destinatário.

    Portanto, um cartão de presentes da marca privilegia a experiência do público, reduz custos e elimina gargalos do suporte de atendimento ao cliente (SAC), ou seja:

    • menos gastos com recebimento e reenvio de produtos, além da demora para o cliente usufruir da compra;
    • diminuição da sobrecarga de solicitações nos canais de atendimento para trocas e devoluções.

    4. Incentivo ao consumo

    Uma estratégia de gift card conecta novos clientes a todo o universo do e-commerce. Essa é a oportunidade para eles navegarem pelas seções da loja, conhecerem os produtos e, quem sabe, encher ainda mais o carrinho de compras.

    Portanto, o que a princípio seria uma compra limitada ao valor do cartão pré-pago, vira uma transação com o ticket médio mais alto.

    Uma experiência positiva com a marca é importante para engajar mais consumidores e fazê-los retornar para novas compras. 

    Como vender mais com gift card?

    O caminho para vender mais com gift card passa pelo marketing. Portanto, crie campanhas para divulgar a solução nos principais canais da marca, como e-mail, redes sociais ou site oficial.

    Destaque também como as funcionalidades do cartão são eficientes e convenientes para presentear uma pessoa querida. 

    Por fim, invista em um cartão pré-pago com design atrativo e que valorize a identidade visual do seu negócio. 

    Essa é uma excelente oportunidade para brand awareness, então, faça o possível para associar a marca a uma experiência de consumo agradável e conveniente.

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    Tirou todas as dúvidas sobre o tema e aprendeu como vender mais com gift card? Acompanhe as novidades do blog da Zoop e obtenha mais insights incríveis com artigos como esse. Até a próxima!

     

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