Para melhorar a experiência de compra de uma edutech, é fundamental pensar em todos os elementos que envolvem a interação entre os clientes e a empresa.
Começando pelos produtos e serviços oferecidos, passando pela facilidade de uso das ferramentas e soluções, chegando ao atendimento ao cliente, e até mesmo ao suporte técnico prestado, tudo precisa estar alinhado às expectativas e necessidades do público-alvo.
Nesse trajeto, não se pode deixar de lado os meios de pagamento, etapa da jornada de venda que, infelizmente, muitas companhias ainda negligenciam.
Para ficar claro quanto o momento de pagar por uma aquisição interfere na experiência do consumidor e na sua tomada de decisão, um levantamento da empresa de automação de marketing Sale Cycle revelou que a falta de opções de pagamento está entre os seis principais motivos que fazem uma pessoa desistir de compras online.
Ou seja, por mais que os demais pontos de interação da sua edutech com os clientes estejam em total harmonia, se os meios de pagamento não estiverem, há um sério risco de você perder boas vendas.
Dependendo do modelo de negócio da sua startup de tecnologia para educação, diferentes soluções de pagamentos podem ser implementadas.
O pagamento recorrente, por exemplo, é uma excelente opção para edutechs que entregam produtos e/ou serviços contínuos para os usuários.
Mais uma alternativa que pode beneficiar diversas frentes de atuação nesse setor, tais como as que fazem vendas de cursos online, é o conceito chamado “compra com 1 clique”.
Quer saber do que se trata e como ele pode melhorar a experiência dos seus clientes e parceiros de negócio? Basta seguir a leitura deste artigo para descobrir!
Afinal, o que é experiência de compra?
A experiência de compra pode ser definida como todas as percepções, sentimentos e impressões que um cliente tem com uma empresa durante a jornada de compra.
Como dissemos há pouco, os elementos que envolvem e promovem essa experiência são os mais diversos, e contemplam também os meios de pagamento.
No que se refere às alternativas de checkout que podem ser oferecidas para que um comprador pague suas aquisições, a ideia é garantir segurança e praticidade nesse processo.
Esse cuidado evita a desistência da compra e eleva as chances de retorno para a realização de novos negócios na sua edutech.
Dica! Não deixe de conferir este vídeo:
Como podemos avaliar a experiência de compra pelo consumidor?
Existem diversas maneiras de avaliar esse tipo de experiência e, com isso, saber o que clientes e parceiros de negócio estão achando da sua edutech. Realizar uma pesquisa de satisfação, por exemplo, é uma ótima maneira para fazer essa análise.
Ao questionar os usuários e compradores logo após cada interação, você tem uma visão clara do que está dando certo e do que não está. Com isso, tem a chance de manter os pontos positivos, ajustar os negativos, e elevar o nível de satisfação do seu público.
Essa estratégia, por sua vez, contribui para aumentar o poder de atração e de fidelização da sua empresa, gerando mais vendas e lucratividade.
Não deixe de ler: “Por que você deve melhorar a experiência de compra do seu cliente?“
Como melhorar a experiência de compra com meios de pagamento?
Uma das diversas maneiras de elevar a experiência de compra online, e de criar um momento memorável com meios de pagamento, é disponibilizando a compra com 1 clique.
A compra com 1 clique é uma forma de pagamento que permite ao cliente pagar sua aquisição clicando em apenas um botão.
Isso acontece após o consumidor preencher um cadastro, no qual precisam ser informados seus dados pessoais e também de pagamento.
Nessa etapa, ele pode informar o número do cartão de crédito, da conta corrente, da carteira digital, ou outro meio de pagamento que preferir e que seja disponibilizado pela empresa.
A partir daí, cada vez que realizar uma nova compra, não é necessário redigitar tudo. No caso, as informações fornecidas anteriormente ficarão devidamente armazenadas na plataforma de venda da edutech, de maneira prática e totalmente segura.
Este artigo também ajudará você: “Pagamentos e segurança: como deixar a sua empresa e clientes mais seguros?“
Por que a compra com 1 clique ajuda a melhorar a experiência dos clientes?
A compra com 1 clique ajuda a melhorar a experiência e o relacionamento dos clientes e parceiros de negócio com a sua edutech por inúmeros motivos, bem como a potencializar as suas vendas.
Entre as principais razões estão:
- torna a etapa de checkout muito mais rápida e dinâmica;
- fomenta compras não programadas;
- ajuda a fidelizar clientes;
- difere a sua empresa de concorrentes que não oferecem essa solução;
- deixa a sua marca mais atrativa para novos consumidores.
Como criar uma experiência memorável e extraordinária com outros meios de pagamento?
Como dissemos, os meios de pagamento estão na lista dos conceitos que melhoram a experiência do cliente e que impulsionam o sucesso de um negócio.
Mas além da oferta de compra com 1 clique, há um vasto leque de soluções de pagamento que você pode oferecer na sua edutech. A escolha das mais indicadas depende do seu modelo de negócio e das preferências do seu público-alvo.
Por exemplo, você pode trabalhar com assinatura recorrente, links de pagamento, Pix e suas funções, boleto bancário, e muito mais!
O segredo é escolher uma boa plataforma de pagamento white label, que além de viabilizar a construção de soluções personalizadas com as regras do seu negócio, ainda permite que tudo leve a marca da sua edutech.
Isso, por sua vez, aumenta o nível de credibilidade e de confiabilidade dos parceiros e clientes de negócio para com a sua empresa.
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