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Fintech de serviços financeiros: por que se tornar uma?

Publicado em 06 de fevereiro de 2020 por Eduarda Camargo

Você sabe o que é uma fintech de serviços financeiros? O fato do tema estar cada dia mais em alta tem várias justificativas.

Uma delas são as diversas falhas que ainda são encontradas nos serviços oferecidos pelos bancos tradicionais. Esse motivo, por si só, já dá às fintechs inúmeras oportunidades a serem exploradas nesse setor.

Para acrescentar mais, podemos citar as mais de 60 milhões de pessoas desbancarizadas no Brasil que, ignoradas pelo sistema atual, recorrem às soluções das fintechs de serviços financeiros para terem suas necessidades atendidas.

Mas os motivos pelos quais essas empresas ganham cada vez mais espaço, e clientes, não se limitam a esses. A busca constante por inovações e soluções as tornam ainda mais atraentes para o público.

Como exemplo, há a constante preocupação em oferecer sistemas antifraude melhores, a oferta de diferentes oportunidades para pessoas inadimplentes, o trabalho para mudar a mentalidade do consumidor quando o assunto é investimento, trazendo novas ideias e entre outras.

Ou seja, motivos para se tornar uma fintech de serviços financeiros não faltam! E ainda que o número de empresas desse tipo cresçam a cada dia, há diversos caminhos que ainda podem (e devem) ser explorados.

Quer saber como fazer parte dessa transformação e, com isso, gerar uma nova fonte de receita para a sua empresa? Basta continuar a leitura!

O que é uma fintech de serviços financeiros?

Antes de falarmos sobre as fintechs de serviços financeiros, é importante salientar que as mudanças regulatórias nesse setor geraram um impacto bastante positivo no crescimento dessas empresas.

Ainda que muitos pensem o contrário, basta comparar a oferta desses serviços que tínhamos antes com a que temos hoje e, assim, constatar a evolução da regulamentação.

É interessante ressaltar também que essa mudança visa aumentar a competitividade bancária, levando à redução dos juros e possibilitando que uma parcela maior da população tenha acesso aos serviços.

Porém, é imprescindível que as empresas que pretendem atuar como uma instituição financeira se regularizem para conseguirem fazer parte dessa evolução.

Com isso em mente, hora de saber exatamente o que é uma fintech de serviços financeiros! Trata-se de uma empresa que usa recursos tecnológicos para trazer inovações para esse mercado. 

Com a oferta de diferentes soluções, produtos e serviços, essas empresas tornam a relação dos clientes com o dinheiro, meios de pagamento, investimentos e outros muito mais simples e dinâmica, melhorando consideravelmente sua experiência.

De acordo o estudo Fintech Mining Report 2019 feito pela Distrito, uma holding de negócios com foco em inovações, até maio de 2019, o Brasil já contava com 553 fintechs, um salto de 887%, conforme mostra o gráfico abaixo.

dados de fintechs de serviços financeiros

Fonte: Distrito

Quais serviços podem ser oferecidos?

É comum as pessoas pensarem que as fintechs são apenas bancos digitais que oferecem cartões de uso pessoal sem tarifas. A verdade, é que a oferta de serviços dessas empresas vai muito além disso.

Para empreendedores que visam transformar a empresa em uma e atuar no ramo, as possibilidades de soluções a serem oferecidas para os clientes são diversas, gerando assim uma nova receita, mas também contribuindo para o crescimento de seus clientes.

Veja algumas possibilidades.

Conta digital

Certamente, o primeiro serviço que vem à mente quando se fala em fintech de serviços financeiros é a conta digital. Ela pode ser comparada a uma conta bancária tradicional, porém com a vantagem de ser 100% online.

Essa característica também traz outros benefícios, como a facilidade na movimentação, a redução ou até isenção de tarifas.

Para as contas digitais que a sua empresa cria através da Zoop, além de manter a sua marca, seus clientes conseguem realizar diferentes transações financeiras sem a necessidade de estarem vinculados a um banco, tudo de maneira rápida e sem burocracia.

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Investimentos

A área de investimentos tem muitas oportunidades visto as ineficiências existentes no mercado e considerando que boa parte do capital ainda está concentrado em produtos pouco competitivos oferecidos pelos grandes bancos.

A complicação nesses casos é que além de ser um setor altamente regulado tanto pela CVM quanto pelo Bacen, os modelos de negócio exigem muito conhecimento não só de tecnologia, mas como de mercado de capitais para que seja possível desenvolver um produto de valor para os clientes.

Crédito/Antecipação

Crédito fumaça

É uma modalidade de crédito que não possui garantias, a grande oportunidade no Brasil nessa área é conhecida por conta do spread bancário (que é a diferença entre as taxas de captação e de empréstimo).

O Brasil é conhecido mundialmente por ter um dos maiores spreads bancários do mundo e isso torna as operações de crédito muito vantajosas.

Mas nem tudo são flores, operar crédito aqui é uma atividade altamente regulada pelo Banco Central do Brasil e por isso fintechs ligadas a crédito tem adotado abordagens diferenciadas para suas operações.

Entretanto o Bacen, criou uma regulação para facilitar o processo e com isso criou dois tipos de sociedades para a realização de empréstimos: a sociedade de crédito direto, a sociedade de empréstimo entre pessoas, além da já existente empresa simples de crédito.

Apesar de uma parte da burocracia ter sido amenizada, ainda é necessário trabalhar de forma diferenciada no core business do negócio de crédito que reside em 2 atividades, a captação de recursos (que ainda é mais complexa para essas empresas) e o desenvolvimento de modelos de risco de crédito algo que pode ser bem complicado.

Antecipação de recebíveis

Como o próprio nome sugere, a antecipação de recebíveis consiste em liberar ao estabelecimento comercial, de maneira antecipada, valores que seriam recebidos posteriormente provenientes de vendas a crédito já ocorridas.

Isso ajuda o lojista a ter condições financeiras para atender as mais variadas necessidades do seu negócio sem precisar recorrer a empréstimos que, de modo geral, possuem juros altos.

A criação de uma operação desse tipo para alguém que já opera meios de pagamentos com a Zoop acaba sendo muito simples e é mais uma maneira de gerar rendimentos de maneira segura para você, visto que o risco de inadimplência é mínimo, considerando que o valor antecipado já pertence ao seu cliente.

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Meios de Pagamentos

Pagamentos presenciais no ponto de venda

O Brasil tem centenas de empresas que atuam no desenvolvimento e oferecimento de sistemas de ERP e PDV. Muitas dessas empresas atuam se integrando com sistemas de TEF aumentando custos de seus clientes ou acabam obrigando que eles realizem conciliações de forma manual.

Essas empresas tem uma excelente oportunidade em mãos uma vez que já gerenciam as operações de diversas empresas podem expandir de forma muito simplificada suas operações e passando a atuar como meio de pagamento ao integrar com o Zoop PC.

A partir daí, podem realizar transações de cartão de crédito e débito sem dificuldades e assim garantem uma nova fonte de receita com baixíssimo custo de aquisição de clientes uma vez que já tem uma base cativa.

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Split de pagamento

O split de pagamento é uma solução que permite que as empresas gerenciem de maneira rápida e fácil o pagamento de participantes em uma mesma transação financeira. Como exemplo, podemos citar os marketplaces, que precisam dividir o valor de uma compra entre os vendedores e a plataforma.

Também conhecido como “split payment”, o objetivo com esse serviço é que, em um mesmo ambiente, seja possível receber e dividir pagamentos, independentemente do meio utilizado pelo consumidor.

Esse é outro produto que a sua empresa pode oferecer ao se tornar um fintech de serviços financeiros.

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Emissão de boletos

Emitir boleto bancário como forma de pagamento continua sendo uma excelente opção para os comerciantes.

Isso acontece, pois, ainda que as transações feitas via cartões de débito e crédito sejam altas, os boletos conseguem atender o público que não possui conta em banco, ou mesmo aquelas pessoas que têm receio de informar seus dados bancários em transações via internet.

Como uma fintech de serviços financeiros, oferecer aos seus clientes a possibilidade de receberem via boleto bancário não apenas gera mais rendimento para a sua empresa, mas também para a deles, colaborando ainda mais para o crescimento.

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Operações de Backoffice

Conciliação

O processo de conferência das movimentações bancárias e de comparação com o montante disponível em caixa é denominada conciliação bancária. Esse controle financeiro tem por finalidade garantir que o informado no extrato bancário esteja de acordo com a entrada e saída de valores.

Ao criar uma fintech de serviço financeiros, esse é mais um serviço que a sua empresa pode oferecer. Dessa forma, você se torna um adquirente e facilita a vida financeira dos seus clientes.

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Liquidação financeira

A liquidação financeira é a última etapa do processo de compra e venda, ou seja, é o cumprimento do pagamento por algo que foi adquirido, seja ele produto ou serviço.

Mas para que o vendedor receba o que foi pago pelo comprador, existem diversas etapas. Uma delas consiste no prazo da liquidação, que pode variar de acordo com o produto financeiro e com as regras do mercado no qual a negociação aconteceu.

Uma das soluções que a Zoop oferece para que sua empresa se torne uma fintech de serviços financeiros é voltada para otimizar esse processo, eliminando a necessidade de integração de vários sistemas, ou mesmo contratação de terceiros.

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Vale a pena se tornar uma fintech de serviços financeiros?

Além dos serviços mencionados, uma fintech do setor financeiro também pode oferecer aos clientes soluções de pagamentos presenciais, digitais, recorrentes e outras. Ao transformar a sua empresa em uma fintech, você tem uma nova maneira de gerar receita.

No entanto, é preciso garantir a segurança do lojista e dos consumidores finais com tecnologias robustas e atualizadas.

A Zoop possibilita que Marketplaces, ERPs, Empreendedores e outros tipos de negócios gerenciem o fluxo transacional de seus clientes e, com isso, aumentem o seu faturamento.

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