As foodtechs se destacam por serem empresas que usam a tecnologia como base para a criação de soluções que inovam e melhoram o setor alimentício

Mas para alcançarem o sucesso esperado, é fundamental que os gestores pensem em outras vertentes que complementam esse modelo de negócio, a exemplo dos meios de pagamentos oferecidos.

As opções de métodos de pagamento disponibilizados aos clientes podem afetar diretamente o relacionamento da empresa com seu público-alvo — tanto para quem atua no formato B2B quanto no B2C —, e comprometer seriamente o faturamento.

Para se ter uma ideia, o nosso Relatório de Tendências 2022 revelou que 80% dos clientes deixam de concluir seus pedidos quando não encontram o meio de pagamento que preferem.

Percebe que esse dado deixa claro quanto os pagamentos podem ditar o crescimento ou o declínio de um negócio?

Uma forma de evitar problemas como esse é diversificando os meios de pagamentos disponibilizados, incluindo no leque da sua empresa desde os considerados tradicionais até os mais modernos.

Mas uma forma de tornar essas opções ainda mais atrativas, é personalizando os métodos de pagamento. Ou seja, criando soluções pontuais e exclusivas para o seu público-alvo.

Como fazer isso? Continue a leitura deste artigo e confira!

4 meios de pagamentos personalizados que foodtechs utilizam

Existem diversos meios de pagamentos que podem ser personalizados pelas foodtechs. Alguns ótimos exemplos são:

  • pagamento recorrente
  • boleto bancário
  • máquinas de cartão
  • QR Code

Pagamento recorrente

Os pagamentos recorrentes são uma forma de cobrança periódica e automática. Essa solução é bastante indicada para modelos de negócios que trabalham com a entrega de produtos e/ou serviços aos clientes de forma regular.

Trazendo essa alternativa para o segmento das foodtechs, ela pode ser benéfica para as companhias que oferecem serviços de assinatura. 

No mercado B2B, por exemplo, há aquelas que fornecem software de gestão de restaurantes no formato SaaS. No B2C, as que entregam para o cliente final kits para receita, ou produtos vindos diretamente dos fornecedores.

O pagamento recorrente é personalizável porque permite ao seu emissor definir diferentes planos de cobrança e, a partir disso, criar condições especiais para os seus consumidores e parceiros de negócio.

Aproveite e leia também este artigo: “Assinatura recorrente: por que é vista como o futuro da personalização das soluções de pagamento?

Boleto bancário

O boleto bancário também pode ser usado com uma forma de cobrança recorrente. Uma das principais vantagens desse recurso, é que ele ajuda a atender diferentes grupos de consumidores, a exemplo dos que não têm ou não querem utilizar cartão de crédito.

Com isso, você aumenta o poder de atração e de fidelização da sua startup foodtech e as chances de não perder boas vendas por não oferecer o meio de pagamento que atende às necessidades do seu público.

A personalização do boleto bancário fica por conta do chamado “boleto white label”, que é um título de cobrança que leva a marca da sua empresa

Ao fazer um boleto bancário com o nome da sua marca, você consegue elevar o nível de credibilidade e de confiabilidade junto aos seus usuários. Com isso, também tem a chance de atrair e de fidelizar mais clientes, aumentando o seu faturamento. 

Entenda tudo sobre esse meio de pagamento personalizado lendo o artigo: “Boleto White Label: o que é e por que vale a pena utilizá-lo?

Máquinas de cartão

O iFood, foodtech líder no segmento de delivery de comida e mercado, é um modelo de startup desse setor que atende em sua plataforma tanto pessoas físicas (clientes finais) quanto pessoas jurídicas (estabelecimentos comerciais).

Com a ajuda da Zoop, ela criou uma série de soluções de pagamentos personalizados para atender, com precisão, esses dois públicos.

Uma delas foi as maquininhas de cartão próprias do iFood, que resolveram pontualmente uma das maiores dores dos seus parceiros de negócio: a logística de entrega.

Antes de implementarem esse meio de pagamento personalizado, os entregadores precisam levar a máquina de cartão do comerciante para fazer a cobrança e, em seguida, voltar ao local para devolvê-la.

Com a solução do iFood esse problema foi resolvido, bem como a divisão de comissões, aprimorando também o split de pagamento da foodtech.

 

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QR Code

O QR Code é outro método de pagamento personalizado que foi oferecido pelo iFood, com foco em melhorar a experiência de compras dos clientes finais, que pode ser disponibilizado pela sua foodtech também.

O pagamento via QR Code é um modelo de pagamento sem contato para o qual o consumidor precisa apenas do smartphone, vinculado a uma conta ou carteira digital, para efetivar a operação.

Esse meio de pagamento tem como umas das suas vantagens a possibilidade de ser usado para cobrança de valores fixos, ou para compras com valores distintos, de acordo com o que foi adquirido pelo comprador.

Como personalizar meios de pagamento?

Viu quantos meios de pagamentos podem ser personalizados e usados pelas foodtechs? 

A pergunta que deve estar passando na sua mente agora é: “Mas como trazer essas soluções para a minha empresa e ainda personalizá-las de acordo com o perfil do meu negócio e do meu público-alvo?

A resposta para essa dúvida é usando uma plataforma white label de pagamentos, fornecida por uma fintech as a service.

Uma plataforma white label de pagamento é uma ferramenta que permite que qualquer empresa, de qualquer segmento, comece a entregar para os seus clientes e parceiros de negócios produtos e serviços financeiros próprios, ainda que não seja nativa desse setor.

As fintechs as a service entram nesse cenário como a startup de serviço financeiro que entrega a tecnologia necessária para que essa proposta se torne real.

Pelo fato de a plataforma se tratar de uma solução white label — que pode ser traduzida como etiqueta branca — o nome da fintech não aparece nos produtos e serviços financeiros criados, apenas o da sua empresa.

Essa parceria é fundamental, pois, apesar de as foodtechs serem companhias pautadas em tecnologia, seu core business não é no mercado financeiro. 

Desse modo, ao contratar uma fintech para fornecer a plataforma white label, pontos como desenvolvimento e testes das soluções, e questões regulatórias, ficam sob a responsabilidade da startup de serviço financeiro.

Isso ajuda a reduzir custos operacionais e o tempo de entrega dos meios de pagamentos personalizados para os usuários da foodtech.

Como a Zoop pode ajudar a sua foodtech?

A Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, ajudou o iFood a criar meios de pagamentos personalizados e ajudará a sua empresa também!

Com a nossa plataforma white label você constrói uma rede de cobrança completa, contemplando soluções de pagamentos presenciais e online.

Entre em contato agora com um dos nossos especialistas e confira, em detalhes, como isso é possível! 

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