As 3 formas de pagamento mais utilizadas no varejo e como oferecê-las
As formas de pagamento mais utilizadas no varejo brasileiro são: à vista, a prazo e com data futura. Isso porque as formas se referem à maneira como uma compra é paga. Ou seja, diz respeito à condição de pagamento.
Agora, se formos falar sobre os métodos de pagamento mais usados no varejo, considerando físico ou digital, entram nessa lista Pix, cartão de crédito, e outros similares. Isso porque os métodos são as ferramentas usadas para pagar algo. Em outras palavras, o veículo escolhido para isso.
Apesar da diferenciação, geralmente, esses dois termos são tratados como sinônimos. Mas tão importante quanto entender a diferença entre eles, é ter em mente a necessidade de oferecer diferentes opções para os clientes.
O principal motivo é que as formas e os meios de pagamento são fatores de peso no momento do checkout — tanto que podem ser a razão para um consumidor desistir de adquirir algo.
Por exemplo, a pesquisa “Meios de pagamento 2022”, do Opinion Box, revelou que 42% dos clientes parcelam suas compras sempre que podem.
Partindo desse princípio, é fácil entender que, se o comprador não tiver a opção de parcelamento, pode, facilmente, migrar para um dos seus concorrentes que dê a ele essa possibilidade.
Se não quer perder importantes vendas no seu negócio, siga a leitura deste artigo e confira quais são as formas de pagamento mais utilizadas no varejo online e físico, os principais métodos de pagamento que podem ser disponibilizados e como oferecer tudo isso de maneira simples e rápida.
O que são métodos de pagamento e formas de pagamento?
Os métodos de pagamento se referem à ferramenta que será usada para pagar algo. Já as formas de pagamento dizem respeito à maneira como isso será feito.
Para que esses conceitos fiquem mais claros, imagine que sua loja oferece para os consumidores a possibilidade de usar o cartão de crédito para pagar as aquisições — no caso, esse é o meio de pagamento.
No cartão de crédito os clientes têm a opção de pagar à vista ou parcelar em 12 vezes sem juros — essa, portanto, é a forma de pagamento no cartão.
Ou seja, ainda que sejam conceitos distintos, ambos se relacionam e se complementam. Com isso, podemos dizer que as formas de pagamento estão inseridas nos diversos métodos de pagamento que podem ser disponibilizados por um negócio.
Dica! Aproveite e leia também este artigo: “Cartão de crédito para fidelizar clientes: como utilizar essa estratégia?“
Quais são as formas de pagamento mais utilizadas no varejo?
Assim como dissemos logo na abertura deste artigo, as formas de pagamento mais utilizadas no varejo brasileiro são:
- à vista: quando o valor total da compra é pago no momento da aquisição;
- a prazo: quando é possível parcelar o valor da compra, dividindo o total em fatias menores que serão pagas ao longo dos meses;
- com data futura: refere-se ao pagamento total de uma compra feito posteriormente ao dia da aquisição.
E os métodos de pagamento mais usados?
Segundo mesma pesquisa do Opinion Box que mencionamos, os métodos de pagamento mais usados, de maneira geral pelos brasileiros, são:
- cartão de crédito: 80%
- Pix: 77%;
- dinheiro: 73%;
- cartão de débito: 66%;
- boleto bancário: 56%;
- carteiras digitais: 53%;
- débito automático/débito em conta: 40%;
- transferência bancária: 39%;
- QR Code: 34%;
- cartão da loja (cartão private label): 28%
- cheque: 15%.
Considerando os meios de pagamento mais usados para compras em lojas físicas, a lista contempla:
- cartão de crédito: 59%;
- cartão de débito: 18%;
- Pix: 11%
Já os métodos de pagamento mais usados nas compras online:
- cartão de crédito: 64%;
- Pix: 13%;
- cartão de débito: 7%
Este artigo, certamente, vai ajudar você. Confira! “5 dicas para vendas no varejo: aplicativos e ações para ter mais resultados!“
O que mudou no varejo nos últimos anos?
Certamente, o uso amplificado da tecnologia foi o que mais mudou no varejo nos últimos anos. Inclusive, os recursos tecnológicos modificaram a forma de vender (crescimento do e-commerce) e de receber valores (pagamentos digitais) nesse setor.
Não se adequar a esse novo cenário pode resultar na perda de importantes vendas, especialmente decorrente do não atendimento das atuais preferências e necessidades dos clientes, e os varejistas estão percebendo isso.
Segundo apresentado na 5ª edição do estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), em parceria com o OasisLab Innovation Space, ecossistema de inovação, 64% dos varejistas planejam investir em transformação digital ainda em 2023.
O mesmo levantamento apontou que 52% das empresas desse segmento pretendem investir mais de 0,61% dos seus faturamentos brutos nas inovações.
Os principais focos de investimento na transformação digital no varejo são:
- vendas online (88%);
- omnicanalidade (80%);
- experiência do consumidor (80%).
Quanto aos benefícios esperados, os varejistas entrevistados esperam:
- aumento da receita (74%);
- aumento do valor do negócio (64%).
Quais são as novas tendências no varejo?
Agora que você sabe quais são as formas de pagamento mais utilizadas no varejo, bem como os métodos preferidos dos consumidores, e a forte influência da transformação digital, resta apenas conferir quais tendências estão por vir nesse mercado, concorda?
No que se refere aos meios de pagamento, é interessante ficar de olho no Real Digital, que tem previsão de lançamento oficial em 2024, e nas criptomoedas, cada vez mais cogitadas para serem usadas também como métodos de pagamento digital, conforme apontado no relatório The Global Payments Report, da World Pay from FIS
O mesmo levantamento também citou o BNPL, Buy Now, Pay Later (compre agora, pague depois), como uma das formas de pagamento mais utilizadas no varejo muito em breve, especialmente por ter representado 5% do e-commerce global em 2022.
Entenda mais sobre as vantagens dessa forma de pagamento no artigo: “BNPL: 9 vantagens para lojistas e consumidores“
Como oferecer os melhores métodos e formas de pagamento aos seus clientes?
A oferta dos melhores métodos e formas de pagamento para seus clientes depende do uso da tecnologia certa para criar e implementar essas soluções, como a oferecida pela Zoop.
Somente desse modo você consegue entregar para o seu público-alvo uma experiência de compra incrível, e impulsionar as vendas em datas comemorativas como o Dia das Mães e várias outras, e até fomentar aquisições não programadas em outros períodos do ano.
O que a Zoop tem a oferecer para sua empresa?
Entre todas as ferramentas que a Zoop tem a oferecer para sua empresa está o Zoop Payments, solução que permite a construção e a integração de pagamentos próprios online e presencial.
Com o Zoop Payments seu fluxo de recebimentos é centralizado em um único ambiente, o que contribui para entregar aos seus clientes uma experiência de compra muito mais fluida e otimizada.
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