Formas de pagamento: quais oferecer para seus clientes? 13 opções
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!
Formas de pagamento é um termo usado para descrever a maneira que uma pessoa escolhe para pagar por uma aquisição comercial.
Comumente, essa nomenclatura é tratada como sinônimo de meio de pagamento, por isso, se refere aos métodos disponibilizados por uma empresa para que os clientes paguem pelas compras feitas, seja virtual ou presencialmente.
No Brasil, existem diversas opções que podem ser oferecidas ao público no momento do checkout e, com a evolução da tecnologia no sistema financeiro, os métodos de pagamento digitais têm ganhado cada vez mais espaço.
Um ótimo exemplo desse cenário é o Pix que, conforme levantado pela Febraban, Federação Brasileiro de Bancos, se consolidou como o meio de pagamento mais usado no Brasil em 2022.
O ano em questão fechou com 24 bilhões de transações via sistema de pagamentos instantâneo, colocando a solução na frente de métodos tradicionais (em número de operações), como o cartão de crédito (18,2 bilhões) e o cartão de débito (15,6 bilhões).
Por outro lado, o cheque, que foi amplamente usado pelos brasileiros durante tantos anos, segue em considerável queda. Também segundo levantamento da Febraban, esse meio de pagamento teve redução de 94% do uso em 2022, em comparação a 1995, ano que marcou sua série histórica de compensações.
Considerando esse cenário, quais seriam as formas de pagamento que você pode oferecer para seus clientes? Siga a leitura deste artigo e confira 13 possibilidades!
O que são formas de pagamento?
As formas de pagamento podem ser definidas como o meio usado por uma pessoa para pagar por uma compra.
Todavia, esse termo também pode ter outra aplicação, e se referir à maneira como algo será pago. Em outras palavras, à condição de pagamento de uma transação comercial.
Com isso, temos as seguintes definições que recorrentemente são usadas no mercado financeiro:
- no sentido de métodos usados: contempla os cartões, dinheiro, Pix e outras ferramentas físicas e online de movimentação de valores;
- no sentido de condições: possibilidade de pagar por uma compra:
- à vista: com dinheiro, Pix, cartão de débito ou outro similar;
- a prazo: geralmente, via cartão de crédito;
- com data futura: comumente com boleto bancário.
Dica! não deixe de ler este artigo: “Quais são os meios de pagamento mais utilizados no Brasil?“
Quais são as formas de pagamento existentes?
Tratando esse conceito como sinônimo de meios de pagamento, conheça as principais formas de pagamento online e presencial que podem ser oferecidas para os clientes da sua empresa. São elas:
- dinheiro;
- cartão de crédito;
- cartão de débito;
- cartão pré-pago;
- carteira digital;
- boleto bancário;
- transferência bancária;
- pagamento por aproximação;
- pagamento recorrente;
- link de pagamento;
- QR Code;
- BNPL;
- Pix.
Dinheiro
Em um mundo cada vez mais tecnológico, pode ser contraditório que o dinheiro siga no ranking das formas de pagamento mais utilizadas no nosso país.
Entretanto, a pesquisa “Meios de Pagamento no Brasil”, realizada pela Fundação Dom Cabral com o apoio da Brink’s Brasil, mostrou que 53,4% da população brasileira ainda usa esse método.
O infográfico “Meios de Pagamento — oportunidades e ameaças para o segmento”, da Gente/Globo, reforça essa perspectiva, destacando que o dinheiro em espécie é o meio de pagamento mais usado pela população de renda mais baixa (71%), inclusive, incentivado pelo comércio físico.
Cartão de crédito
Um dos meios de pagamento mais usados, especialmente no comércio eletrônico, o cartão de crédito fechou 2022 com R$ 2,1 trilhões movimentados, resultado de 18,2 bilhões de operações, segundo a Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços.
Considerando apenas as compras remotas, esse método foi responsável por R$ 679,5 bilhões transacionados, um aumento de 23,5% em comparação a 2021.
Não deixe de ler este artigo: “Cartão de crédito para fidelizar clientes: como utilizar essa estratégia?“
Cartão de débito
Ainda que substituído pelo Pix por muitos brasileiros, oferecer cartão de débito para os clientes continua sendo uma importante maneira de não perder vendas.
Também conforme apontado pela Abecs, esse meio de pagamento foi usado em 15,4 bilhões de operações — 13,1% a mais que em 2021.
Em valores, o cartão de débito movimentou R$ 992,4 bilhões em 2022, sendo R$ 10,7 bilhões em compras remotas.
Cartão pré-pago
O cartão pré-pago segue a mesma tendência da função crédito e débito, se tornando responsável pelos seguintes resultados de 2022, de acordo com a Abecs:
- R$ 227,6 bilhões transacionados (94,4% mais que em 2021);
- 5,6 bilhões de operações (crescimento de 104,1% no mesmo período);
- R$ 9,3 bilhões em compras remotas (+ 52,2%)
Carteira digital
O relatório The Global Payments Report de 2022, havia destacado que, até 2024, a expectativa é que as carteiras digitais de pagamento representem quase 52% de todo o volume que será transacionado no comércio eletrônico mundial.
Devido a essa potencial abrangência é que as e-wallets, como também são chamadas, devem ser consideradas no leque de oferta de meios de pagamento do seu negócio.
Boleto bancário
O boleto bancário, que é uma invenção brasileira, é um excelente meio de pagamento para atender clientes que não sentem segurança em informar dados de cartão em compras online, ou que não têm acesso a essa solução.
Ainda que alguns possam considerá-lo obsoleto, ele é mais uma maneira de atender a diferentes grupos de consumidores e, com isso, elevar o volume de vendas e o faturamento do negócio.
Transferência bancária
Em uma das matérias da Febraban que citamos logo no início deste artigo, a TED, Transferência Eletrônica Disponível, foi citada como o meio de pagamento com maior valor transacionado no total de 2022.
Segundo a entidade, esse tipo de transferência bancária movimentou R$ 40,7 trilhões no ano em questão, ficando à frente do Pix (R$ 10,9 trilhões), do boleto (R$ 5,3 trilhões), do cartão de crédito (2,09 trilhões), e de outros métodos.
Dependendo do modelo de negócio, esse meio de pagamento pode ser interessante também como forma de atender a diferentes camadas de consumidores.
Pagamento por aproximação
Os pagamentos por aproximação podem estar vinculados ao cartão de crédito, cartão de débito, carteira digital, e outros, desde que o dispositivo móvel usado pelo cliente conte com a tecnologia NFC.
De acordo com a Abecs, esse meio de pagamento movimentou R$ 572,4 bilhões em 2022 — um crescimento de 187,8% em comparação a 2021 — da seguinte forma:
- cartão de crédito: R$ 316,2 bi (+184,5%);
- cartão de débito: R$ 155,5 bi (+168%);
- cartão pré-pago: R$ 100,6 bi (+238,4%)
Pagamento recorrente
O pagamento recorrente é uma forma de cobrança automática, bastante indicada para empresas que trabalham com serviços por assinatura como soluções de streaming e negócios SaaS, e para aquelas que cobram mensalidades, como escolas e academias.
Entre as vantagens desse recurso para os clientes está a comodidade, visto que não é preciso se preocupar em fazer o pagamento, já que esse acontece automaticamente após autorização.
Para sua empresa, essa mesma otimização ajuda a acabar com a inadimplência, melhorando consideravelmente sua gestão financeira.
Link de pagamento
O link de pagamento é um endereço eletrônico no qual estão registradas todas as informações referentes à cobrança, tais como data, valor, conta de destino, entre outras.
Esse meio de pagamento digital tem a vantagem de poder ser enviado para o cliente de diferentes maneiras, tais como por e-mail, SMS, aplicativos de troca de mensagens, entre outros.
QR Code
O QR Code, que é uma espécie de código de barras no qual estão salvas as informações de cobrança, pode ser vinculado a meios de pagamento como o Pix e as carteiras digitais.
Um dos benefícios dessa ferramenta é a otimização do tempo gasto na etapa de cobrança, visto que basta o cliente ler o código com um dispositivo móvel e concluir com o pagamento conforme etapas do método escolhido.
BNPL
BNPL é a sigla para o termo em inglês Buy Now, Pay Later, que em português quer dizer “compre agora, pague depois”
Esse meio de pagamento funciona como um carnê digital, que permite ao cliente pagar compras a prazo.
A oferta dessa solução tem se mostrado bastante promissora, a exemplo do citado no relatório da empresa Worldpay, que apontou que o BNPL será a escolha de pagamento de cerca de 5,3% das compras online até 2025.
Pix
Dispensando apresentações, o Pix é, sem dúvidas, o método de pagamento mais interessante a ser disponibilizado para os consumidores.
Um dos motivos é que ele é democrático, atendendo bem pessoas que têm relacionamento bancário e as que não têm, a exemplo das que somente contam com acesso a carteiras digitais.
Com isso, ele evita que o seu negócio perca vendas, ao mesmo tempo em que vai ao encontro das atuais preferências dos brasileiros.
Cada dia mais utilizado, outro levantamento da Febraban, que teve como base dados do Banco Central, mostrou que o Pix bateu recorde de uso novamente, com 120 milhões de transações realizadas em 24 horas no dia 6 de abril de 2023.
Ou seja, não há como não incluí-lo no seu leque de meios de pagamento, concorda?
Extra! Conheça o Pix da Zoop, solução de pagamentos online e presenciais com Pix!
Como oferecer essas formas de pagamento para os seus clientes?
Formas de pagamento Pix, boleto, de pagamento online e presencial e mais. Agora que conhece quais podem ser oferecidas, resta saber como fazer isso.
Independentemente do seu segmento, o ideal é contar com a ajuda de uma empresa expert em desenvolver e entregar meios de pagamento personalizados, como a Zoop!
Com o Zoop Payments você consolida dados de vendas online e offline em um único lugar, e oferece a melhor experiência para seus clientes!
Disponibilize para seu público uma experiência de Unified Commerce, por meio da customização da jornada de compra com soluções integradas entre seus canais de venda e tenha informações avançadas dos seus consumidores que ajudarão a embasar suas decisões.
Quer saber como? Entre em contato agora mesmo com um dos nossos consultores!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.