O sistema de pagamento instantâneo do Banco Central segue em constante evolução desde o seu lançamento em novembro de 2020.
Seguindo a agenda estabelecida pelo órgão regulador, as novas funções do Pix estão sendo anunciadas, sendo uma das mais recentes o Pix Cobrança, que tem funcionalidade semelhante a de um boleto bancário.
As novas possibilidades que esse meio de pagamento e de transferências gera são tantas que o Pix foi eleito vencedor na categoria “Inovação de Pagamentos” da premiação Fintech & Regtech Global Awards 2021, realizada anualmente pela Central Banking.
De acordo com matéria publicada no portal Exame Future of Money, o Pix foi considerado o melhor sistema de pagamentos do mundo, em comparação a todas as soluções voltadas para essa finalidade lançadas pelos Bancos Centrais no último ano.
Muitas funções do Pix já foram lançadas, porém, várias outras ainda estão por vir, inicialmente, até o 2º trimestre de 2022.
Quais seriam e como elas podem colaborar para ampliar o leque de meios de pagamento para a sua empresa, parceiros de negócios e clientes finais? É o que você descobrirá a seguir!
Quais são as 10 novas funções do Pix?
Com mais de 250 milhões de chaves já cadastradas, e mais de R$ 392 milhões transacionados apenas no mês de maio deste ano (2021), a tendência é que o lançamento das novas funções do Pix ajude a aumentar esses números.
No último mês de abril, por exemplo, o sistema de pagamentos instantâneos foi liberado para movimentação do Auxílio Emergencial, benefício que está sendo pago a trabalhadores informais e famílias de baixa renda em decorrência da crise econômica provocada pelo novo coronavírus.
Além disso, o Pix já está sendo utilizado por diversas empresas públicas como meio de pagamento de contas, a exemplo de impostos, tributos, água, luz e outras cobranças similares.
Na agenda evolutiva do Banco Central, as funções do Pix mais recentes, e as que estão para ser lançadas, trazem novidades para o sistema até 2022, são elas:
- Conta salário Pix
- Pix Cobrança
- Pix Saque e Pix Troco
- Pix Agendado
- Mecanismo especial de devolução
- Iniciador de pagamento
- Pix por Aproximação
- Pagamento offline
- Pix Garantido
- Débito Automático no Pix
Muitas dessas funcionalidades, inclusive, podem contribuir para aumentar a adesão do Pix no varejo e em diversos outros segmentos.
Confira detalhes sobre cada uma das novas funções do Pix, o que contemplam e as datas de lançamento previstas.
Funções do Pix para o 2º trimestre de 2021
Conta Salário Pix
A Conta Salário Pix é uma funcionalidade que inclui na lista de contas movimentáveis por esse sistema as contas salários, que são um modelo utilizado apenas para efetivação de pagamentos salariais.
Pix Cobrança
O Pix Cobrança é uma das novas funções do Pix que permite pessoas jurídicas realizarem cobranças de valores com datas futuras.
Na prática, funciona semelhante a um boleto bancário, com a diferença que, uma vez efetivado o pagamento, o valor cai em até 10 segundos na conta do recebedor.
Na agenda de funções do Pix, essa inclui melhorias no 4º trimestre de 2021 e no 2º trimestre de 2022.
Entenda tudo sobre essa funcionalidade no artigo “Pix Cobrança: como funciona e quais as vantagens desse meio de pagamento?”
Funções do Pix para o 3º trimestre de 2021
Pix Saque e Pix Troco
O Pix Saque permitirá que o consumidor realize saques em dinheiro diretamente nos caixas dos estabelecimentos comerciais.
Já o Pix Troco possibilitará que os varejistas deem aos clientes troco em espécie no momento do pagamento das suas compras.
Aproveite e ouça este episódio do Papo na Nuvem:
Pix Agendado
O Pix Agendado tem funcionalidade semelhante ao Pix Cobrança. O diferencial é que ele permite ao pagador agendar um pagamento ou transferência com data futura utilizando uma das suas chaves Pix.
Mecanismo especial de devolução
Das novas funções do Pix, essa é uma das que vai beneficiar bastante as instituições de pagamento.
Essa funcionalidade dá aos participantes do sistema a possibilidade de fazer mais rapidamente a devolução de valores em casos de suspeita de fraudes. O mesmo princípio valerá para situações de falhas em seus sistemas operacionais.
Dica de leitura: “Compliance regulatório nas fintechs e a prevenção à lavagem de dinheiro no Brasil”
Funções do Pix para o 4º trimestre de 2021
Iniciador de pagamento
Essa atualização no sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central permitirá que iniciadores de pagamento — empresas responsáveis por iniciar uma transação de pagamento a pedido do usuário — se tornem participantes do Pix. A ideia é aumentar a competitividade nesse arranjo de pagamento.
Pix por Aproximação
A proposta por trás do Pix por Aproximação é gerar ainda mais agilidade e comodidade para os pagadores e recebedores.
No caso, a funcionalidade segue o mesmo princípio dos demais pagamentos por aproximação já existentes, com o diferencial que os valores são movimentados entre as contas instantaneamente.
Leia também: “Tudo sobre pagamento por aproximação para o seu negócio!”
Pagamento offline
O pagamento offline do Pix funcionará como uma espécie de cartão pré-pago.
Basicamente, o usuário bancário conseguirá aproximar o cartão de um dispositivo online (um smartphone, por exemplo) e transferir a quantia desejada para a ferramenta offline (cartão próprio para essa finalidade) para utilizar como meio de pagamento.
Funções do Pix para o 2º trimestre de 2022
Pix Garantido
Entre as novas funções do Pix, o Pix Garantido será similar a um cartão de crédito. Isso porque ele permitirá o parcelamento de compras, mas com a liberação imediata do valor ao recebedor tão logo a parcela seja quitada.
Débito Automático no Pix
O objetivo do Débito Automático no Pix é facilitar os pagamentos recorrentes, que serão debitados da conta do pagador e transferidos instantaneamente para a conta do recebedor.
O que podemos esperar para o futuro do Pix?
Além de todas as funções do Pix que acabamos de citar, o Banco Central segue estudando novas funcionalidades.
Em entrevista divulgada no site da CNN Brasil, o presidente da entidade, Roberto Campos Neto, mencionou a possibilidade da utilização de leitura facial no sistema.
Segundo a declaração, o objetivo é utilizar diferentes recursos tecnológicos para aprimorar o sistema de pagamentos instantâneos e, em um futuro próximo, tornar a solução uma espécie de identidade digital dos brasileiros.
Quer saber em quais outros pontos essa solução pode ajudar no seu negócio e parceiros? Então não deixe de ler o artigo: “As 7 maiores vantagens do Pix para empresas e clientes”
