Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    pagamentos

    O que é gestão de assinaturas? Como fazer em 5 passos!

    15 de maio de 2024
    Por Redação
    Compartilhe
    Imagem

    A gestão de assinaturas de serviços de recorrência é um grande desafio para as empresas. Afinal, a saúde financeira para honrar compromissos e fazer projetos em médio e longo prazo depende diretamente do percentual de adimplência associado aos planos.

    A boa notícia é que este é um segmento em franco crescimento. Globalmente, a previsão é de que o valor de mercado da economia de assinaturas supere US$1 trilhão até 2025. 

    No entanto, apesar da tendência de crescimento, quando a gestão de assinaturas e cobranças não é bem feita, a organização fica vulnerável a distorções orçamentárias e desequilíbrios no fluxo de caixa.

     Nestes casos, há o risco de contratos se encerrarem sem que ninguém perceba, de clientes atrasarem ou mesmo esquecerem de realizar o pagamento

    Dentre os principais tipos de empresas que compõem o segmento de recorrência, podemos enumerar plataformas de streaming, instituições de educação, clubes de assinaturas de revistas e vinhos — seu negócio se enquadra em algum deles?

    Se a resposta for sim, você provavelmente deseja saber o que é como fazer gestão de assinaturas de maneira eficiente, principalmente, quando a organização lida com diversos planos e um alto grau de inadimplência. Acertamos? 

    Sendo assim, continue a leitura até o fim e confira cinco passos para impulsionar a gestão de assinaturas do seu negócio.

    O que é gestão de assinaturas?

    A gestão de assinaturas é um processo comum às empresas que disponibilizam planos de adesão periódica para seus clientes. Se um negócio vende serviços que demandam pagamentos recorrentes — sejam mensais, trimestrais, semestrais ou anuais —, precisa administrar os pagamentos para eliminar inadimplências e tornar o fluxo de caixa previsível.

    As principais tarefas que envolvem o trabalho de gestão de assinaturas são:

    • criar os planos e as condições de contrato que serão oferecidas aos clientes;
    • definir a periodicidade dos pagamentos;
    • disponibilizar condições de suporte ao cliente, como os canais utilizados e os meios de interação (como o contato com agentes e autoatendimento);
    • notificação e cobrança das assinaturas junto aos clientes;
    • gerenciamento e análise de dados dos clientes, como nome, endereço, tipo de plano, número de identidade e período de contrato;
    • monitoramento de métricas como churn, lifetime value e receita recorrente. 

    Quanto maior for a quantidade de planos e de clientes, maior é a necessidade de uma gestão de assinaturas assertiva. Assim, é possível garantir boa previsibilidade financeira, principalmente com meios eficazes de cobranças e controle de ciclo de planos.

    A ineficiência da execução dessas tarefas, em médio ou longo prazo, pode comprometer severamente o funcionamento operacional e a saúde financeira do negócio.

    Como fazer gestão de assinaturas?

    Afinal, como fazer gestão de assinaturas de forma eficiente? Reunimos cinco pontos fundamentais para minimizar a inadimplência e simplificar os métodos de comunicação e cobrança para evitar distorções. 

    Confira!

    1. Tenha um espaço para autoatendimento

    Criar um espaço de autoatendimento no aplicativo ou uma área do cliente no site oficial da empresa é válido para melhorar a gestão de assinaturas de clientes.

    Afinal, lá, o cliente tem autonomia para monitorar suas pendências, pedir segunda via de boletos, fazer upgrade de planos e muito mais.

    Um recurso como este também ajuda a eliminar a sobrecarga na fila de atendimentos com agentes, uma vez que o cliente pode buscar soluções e informações por conta própria. 

    1. Crie planos claros e gerenciáveis

    Conheça bem seu público-alvo para oferecer um catálogo de planos enxuto, coerente e de acordo com as expectativas comerciais e financeiras da empresa.

    Afinal, não adianta nada atirar para todo lado e criar uma verdadeira salada de planos diferentes que, no final das contas, só vão atrapalhar a gestão de assinaturas e tornar a expectativa de cobranças mais imprevisível.

    1. Tenha uma comunicação ativa com os clientes

    Quer evitar a inadimplência? Então, mantenha seu cliente informado sobre o status de seus pagamentos, a existência de eventuais pendências, as instruções sobre renovação de contrato e o vencimento das cobranças.

    Além de oferecer todas essas informações na área do cliente, é importante criar disparos automatizados nos canais de comunicação de preferência (e-mail, SMS ou Whatsapp). O recurso é útil para notificá-los de novidades, envios de cobranças, lembretes de pagamentos e outras informações pertinentes. 

    1. Monitore métricas financeiras e de desempenho

    Algumas métricas são fundamentais para monitorar inadimplência, fluxo de caixa, satisfação com planos e previsibilidade orçamentária em uma empresa que lida com gestão de assinaturas.

    Uma delas é o churn, percentual da taxa de cancelamento de determinado serviço em um período de tempo específico. A métrica é obtida a partir da proporção entre a quantidade de clientes do início e do fim do período avaliado.

    A taxa de cancelamento, assim como os índices de inadimplência, são fundamentais para analisar o desempenho da gestão de assinaturas e identificar problemas que impactam negativamente os indicadores. 

    1. Invistas em estratégia de pagamento recorrente com automação

    Que tal contar com uma plataforma de pagamentos completa e que oferece serviços personalizados de cobrança, como o pagamento recorrente?

    Para quem não sabe, uma estratégia de pagamento recorrente automatizada permite a formalização de cobranças automáticas a partir de uma data de vencimento acordada entre o cliente e a prestadora de serviço.

    O serviço é oferecido pela plataforma Zoop Payments com o objetivo de otimizar as cobranças periódicas de assinaturas e minimizar o grau de inadimplência. 

    A prática reduz a possibilidade de esquecimento por parte do cliente ao fazer a cobrança dos valores de forma automatizada via cartão de crédito.

    O recurso traz benefícios para a empresa e para a experiência do consumidor, que não precisará se lembrar sempre por conta própria da data de vencimento ou buscar pela via do boleto.

    Quer dar um Zoop no seu negócio? Converse com um consultor e veja como nossas soluções alavancam a gestão de assinaturas da sua empresa.

     

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.