Iniciador de pagamento é uma modalidade de participação definida pelo Banco Central na qual é possível iniciar essa operação mesmo sem ter qualquer participação no fluxo financeiro do cliente.
Explicando de outro modo, significa que um negócio poderá iniciar processos de pagamento e de transferência de valores sem a necessidade de acessar as instituições bancárias.
Na prática, a etapa de pagamento acontece de forma fluida e transparente, com os usuários sendo conectados instantaneamente aos seus bancos ou carteiras digitais, sem precisarem mudar de tela para isso.
Para quem compra, a iniciação de transação de pagamento torna o checkout muito mais prático, rápido e dinâmico, além de mais seguro, visto que não é preciso migrar entre diferentes páginas ou aplicativos para pagar pela aquisição.
Já para quem vende, entregar uma jornada transacional como essa eleva o potencial de lucratividade e de expansão da companhia, pois melhora a experiência do cliente, construindo para fidelizá-lo e até mesmo para gerar compras não programadas, aumentando o volume de vendas.
Mas o que é preciso para tornar isso uma realidade na sua empresa? Siga a leitura deste artigo e confira o passo a passo completo!
O que é o iniciador de pagamento?
Iniciador de pagamento é uma modalidade criada pelo Banco Central que autoriza o disparo do comando dado pelo pagador, mesmo sem propriedade sobre a conta dele, direcionando o valor pago diretamente para a conta do recebedor.
Denominado oficialmente pelo órgão regulador como iniciador de transação de pagamentos, esse novo fluxo é possível graças ao Open Banking (atual Open Finance) e à evolução do Pix.
Para a compreensão sobre esse processo ficar mais clara, imagine o seguinte cenário: sem o iniciador de pagamento, ao fazer uma compra online o cliente precisa acessar o e-commerce, escolher o produto que deseja comprar e, na hora de pagar, sair do site ou aplicativo de venda para acessar o app bancário no qual tem conta.
Já com a iniciação de pagamentos essa troca de ambientes virtuais não é necessária, pois tudo acontece na própria plataforma de venda.
Isto é, o comércio eletrônico, por meio da solução de pagamento utilizada, dispara o comando inicial desse processo que acontece por completo em sua página de venda, sem a necessidade de o comprador acessar outras telas.
Como o checkout fica muito mais otimizado, a experiência de compra do cliente é melhorada. A empresa que oferece essa jornada transacional, por sua vez, abre caminho para obter vantagens como:
- aumento do poder de atração e de fidelização dos consumidores;
- redução de custos operacionais de pagamento;
- diminuição do número de fraudes;
- queda na quantidade de carrinhos abandonados
Leia também: “Iniciador de pagamentos no Open Finance: o que você precisa saber sobre esse serviço?“
Como funciona a iniciação de pagamento?
O processo de funcionamento do iniciador de pagamento acontece de forma bastante rápida. Além disso, também bastante seguro, especialmente por dois motivos:
- ordem de pagamento é iniciada diretamente da conta do usuário para o credor. Isto é, não há nenhum intermediário nesse processo, a exemplo de bandeiras de cartão;
- o comando para a transação só inicia quando o cliente dá o consentimento para o provedor terceirizado (TTP) abrir o aplicativo bancário que utiliza e iniciar o pagamento em seu nome.
O consentimento, no caso, é dado em uma tela de confirmação no mesmo ambiente que o usuário já se encontra para realizar o pagamento ou a transferência.
Desse modo, se quiser realizar um pagamento por Pix em uma compra em um e-commerce, por exemplo, ele não precisa abrir o app do banco, e nem acessar uma interface de pagamento online.
Em outras palavras, os clientes efetuam suas operações diretamente pelo serviço que já estão usando.
Como construir uma jornada transacional de pagamento própria?
Mas para trazer essa realidade e benefícios do iniciador de pagamento para o seu negócio, é preciso, primeiro, construir sua própria jornada transacional de pagamentos.
Em outras palavras, consiste em estruturar um fluxo financeiro de recebimento e processamento de valores dentro da sua própria operação.
Iniciar uma transação financeira própria é possível mesmo para empresas que não são nativas do mercado financeiro ou de pagamentos.
Por meio de APIs, que são conjuntos de instruções e rotinas de programação que conectam um sistema ao outro, constrói-se não apenas esse ecossistema, mas também soluções de pagamento e um banco digital completo que levam a marca da companhia.
Essas ferramentas são comumente oferecidas por Fintechs as a Service, como a Zoop, que entrega toda a tecnologia necessária para a construção de uma jornada transacional de pagamentos completa e personalizada de acordo com as necessidades e regras do seu negócio e perfil do seu público-alvo.
Passo a passo para construção dessa jornada
Considerando o apontamento anterior, se formos listar o passo a passo para construção de uma jornada de recebimento e processamento de pagamentos interno, seria este:
- identifique as preferências dos seus consumidores quanto aos meios de pagamento que preferem utilizar em suas aquisições;
- compare essa predileção aos métodos de pagamento que estão sendo oferecidos pelo seu negócio, a fim de alinhar os dois cenários;
- encontre uma plataforma de pagamentos white label — ou seja, que permita a inclusão do nome da sua empresa nos produtos e serviços financeiros criados — que entregue as soluções que sua empresa precisa.
Quanto à contratação de uma plataforma de pagamento para viabilizar esse processo, é bem importante que você considere alguns critérios, tais como:
- camadas de segurança aplicadas às operações;
- oferta de recursos para gestão financeira;
- capacidade para absorver automaticamente mudança no volume de vendas;
- suporte contínuo para resolução de problemas que, porventura, surjam durante as operações;
- pontos de melhoria que serão notados na experiência do cliente;
- aprimoramento do fluxo de pagamento de maneira geral;
- integração fácil aos sistemas já usados pela empresa;
- potencial para absorver novas soluções de pagamento conforme forem surgindo.
Como a Zoop ajuda você a construir suas próprias soluções de pagamento?
A Zoop, fintech brasileira líder em tecnologia para serviços financeiros embarcados, ajuda na construção de soluções de pagamentos próprias para sua empresa por meio do Zoop Payments.
O Zoop Payments é uma ferramenta que consolida dados de vendas online e offline em um único lugar, contribuindo para a entrega da melhor experiência de pagamentos para seus clientes.
Com essa solução você estrutura uma jornada de compra e venda unified commerce, isto é, com todos os seus canais 100% integrados e sem fricção.
Quer entender, em detalhes, como o Zoop Payments funciona? Então entre em contato agora mesmo com um dos nossos especialistas e confira!
Conheça nossas soluções!
Crie, ofereça e opere serviços financeiros próprios com a Zoop.
