Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    negócios

    Iniciador de pagamentos no Open Finance: tudo o que você precisa saber

    10 de setembro de 2023
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    O iniciador de pagamentos no Open Finance é uma funcionalidade que permite ao consumidor iniciar a etapa de pagamento da compra online, via Pix, no próprio ambiente do e-commerce.

    Explicando de forma prática, em vez de ter que sair do site ou aplicativo da loja virtual na qual está realizando suas compras e acessar o app bancário para concluir o pagamento, o cliente faz tudo na tela do comércio eletrônico.

    O objetivo do Banco Central (BC) com esse sistema, que já estava previsto no cronograma do Open Finance, é facilitar os pagamentos realizados via Pix no e-commerce brasileiro, bem como fomentar seu uso.

    Aqui, vale destacar que o Pix foi o primeiro arranjo de pagamento escolhido para fazer parte desse ecossistema, o que une duas das mais significativas soluções do BC dos últimos tempos.

    Mas quanto o iniciador de pagamentos no Open Finance, por meio do Pix, pode ser benéfico para o negócio? O que é preciso para uma companhia que trabalha com vendas online oferecer esse sistema aos seus consumidores?

    Siga a leitura deste artigo e confira, agora mesmo, as respostas para essas e outras questões relacionadas ao tema.

    Primeiramente, o que é o Open Finance?

    Open Finance pode ser traduzido como “sistema financeiro aberto”. A ideia por trás desse projeto é tomar uma série de medidas para modernizar e democratizar o sistema financeiro brasileiro.

    Como isso será feito? A instituição por trás desse movimento é o Banco Central do Brasil e, em 2020, um importante passo foi dado: a introdução do Pix.

    Por sinal, o grande objetivo do Open Finance é  criar um sistema financeiro mais transparente, no qual os usuários e as empresas participantes concordem em compartilhar informações entre si.

    O resultado disso é facilitar o intercâmbio de informações entre as instituições para impulsionar a inovação, o desenvolvimento, a segurança e a experiência do cliente.

    Como esses dados vão circular entre as instituições participantes, medidas como o iniciador de pagamentos tornam-se possíveis graças a à movimentação de dados entre sistemas diferentes. E isso nos leva ao próximo tópico. 

    O que é o iniciador de pagamentos no Open Finance?

    O iniciador de pagamentos no Open Finance é um sistema que autoriza instituições financeiras e empresas que oferecem soluções nesse setor, previamente autorizadas pelo Banco Central, a atuar como iniciadores de pagamentos e transferências de valores via Pix.

    Parte da terceira fase do Open Finance, iniciada em 29 de outubro de 2021, esse serviço visa tornar ainda mais fácil o processo de transferência de valores e pagamentos via Pix no comércio eletrônico brasileiro.

    Somado a isso, o objetivo do órgão regulador é fomentar o uso do sistema de pagamentos instantâneo, além de incentivar a inovação e competitividade dos players do setor.

    É interessante destacarmos que o Pix já conquistou um bom e significativo espaço no e-commerce nacional e, como tal, sua inclusão no ecossistema do iniciador de pagamentos tem tudo para potencializar o uso.

    De acordo com dados da empresa de consultoria Gmattos, divulgados em uma matéria no site InfoMoney, a utilização do Pix como meio de pagamento nas vendas online quadruplicou entre os meses de janeiro de 2021 e maio de 2022, indo de 16,9% para 74,6%.

    Aproveite que está aqui, no blog da Zoop, e baixe agora mesmo o e-book sobre como o Pix está revolucionando o varejo.

    Como funciona o iniciador de transação de pagamento?

    Para explicarmos como funciona o iniciador de transação de pagamento, é preciso, primeiro, falar sobre como as operações são feitas sem esse serviço.

    Antes do sistema de iniciação criado pelo Banco Central, quem estava realizando uma compra virtual usando o Pix como meio de pagamento precisava:

    • copiar o código de pagamento gerado pela loja ou solicitar a geração do QR Code;
    • abrir o aplicativo bancário que utiliza ou conta digital;
    • fazer o login e acessar a opção Pix;
    • colar o código ou ler o QR Code para concluir o pagamento;
    • voltar para o site ou app do e-commerce e aguardar a mensagem de aprovação da transação financeira.

    Por mais que o sistema de pagamentos instantâneo seja rápido e fácil de usar, pensando na experiência de compra do cliente, esse processo era cheio de obstáculos e demandava tempo.

    Já com a inclusão do Open Finance no iniciador de pagamento, tudo isso acontece na própria tela do site ou aplicativo do comércio eletrônico.

    De forma segura e mediante prévia autorização do titular (a maior premissa do Open Finance), o comprador acessa a conta bancária ou carteira digital sem a necessidade de migrar entre diferentes telas.

    Na prática, isso torna o processo de pagamento muito mais otimizado e fluido, melhorando significativamente sua experiência de compra e contribuindo para diminuir o número de carrinhos abandonados no checkout. 

    Não deixe de ler este artigo: “Como oferecer Pix no e-commerce? 3 maneiras diferentes!

    Quais as vantagens desse sistema para empresas e clientes?

    São várias as vantagens geradas pelo iniciador de pagamentos no Open Finance, as quais contemplam tanto quem paga quanto quem recebe.

    Do ponto de vista dos clientes, há a diminuição do tempo gasto para concluir a etapa de pagamento, além da chance de usar o Pix de forma mais recorrente em suas compras virtuais, dispensando a necessidade de digitar dados de cartões de crédito, por exemplo.

    Isso leva a outro benefício para os consumidores, que é o aumento da segurança nos pagamentos virtuais, visto que não é preciso informar nenhum dado financeiro para utilizar esse meio de pagamento.

    Já do ponto de vista da empresa, duas das principais vantagens que podem ser identificadas são:

    • redução de custos operacionais, já que as tarifas do Pix são menores que as cobradas em outros métodos de pagamento;
    • potencial para atender diferentes camadas de consumidores, como os que não usam ou não têm cartão de crédito.

     

    Não podemos deixar de citar também que, quanto mais abrangente for a compreensão das pessoas quanto a segurança promovida pelo Open Finance, maior deve ser a adesão tanto do sistema de compartilhamento de informações quanto do Pix no iniciador de pagamento.

    Esse comportamento, possivelmente, contribuirá para elevar o volume de vendas no comércio eletrônico de modo geral. 

    Leia também este artigo: “Open Finance: desafios e oportunidades do novo conceito

    Como funciona o Open Finance para viabilizar o iniciador de pagamentos via API?

    Quanto à participação nesse novo ecossistema, as empresas de qualquer porte e segmento, que aceitem pagamentos digitais, podem oferecer aos clientes finais as transações financeiras via Open Finance. 

    Mas, para isso, é preciso que o negócio já atue como um iniciador de pagamento.

    Uma forma de conseguir isso é por meio de APIs, que são conjuntos de instrução de programação, desenvolvidas por outras iniciadoras, como uma fintech as a service.

    A oferta do Pix como meio de pagamento, por sua vez, funciona de maneira similar, a exemplo do Pix da Zoop.

    O Pix da Zoop é uma solução completa tanto para recebimento de valores presenciais quanto virtuais por esse meio de pagamento.

    Sem tarifas de integração ou mensalidade, sua empresa paga apenas uma taxa sobre cada valor transacionado.

    Que tal entender, em detalhes, como essa solução funciona? Então entre em contato com um especialista da Zoop agora mesmo!

    Entendeu o que é Open Finance e como funciona o iniciador de pagamentos? Continue acompanhando o blog da Zoop para mais informações do mundo fintech!

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.