Negócios

Integração de ERP com plataforma de pagamentos: conheça todas as vantagens dessa solução

Publicado em 18 de setembro de 2020 por Redação Zoop

A integração de ERP com plataforma de pagamentos é uma solução que beneficia todos os envolvidos nessa cadeia, ou seja, a empresa que fornece o software, seus clientes e o consumidor final.

 

Em uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria britânica Ovum, 81% dos entrevistados disseram que a integração de ERP com plataforma de pagamentos trazia diversos benefícios para os seus negócios.

 

As vantagens são tantas que para 29% dos gestores utilizar esse recurso estava entre as três maiores prioridades da empresa.

 

Mas como isso é possível quando a empresa de ERP não trabalha no mercado de meios de pagamento?

 

Simples! A inclusão dos produtos e serviços financeiros ao sistema de gestão integrado é feita meio de APIs, o que tira da empresa a preocupação de também ter que desenvolver essas soluções, especialmente se esse não for seu core business.

 

Além da facilidade de acrescentar mais um serviço ao portfólio, quais outras vantagens as empresas de ERP, e seus clientes, têm com essa integração? Descubra agora!

 

Vantagens da integração de ERP com plataforma de pagamentos

Um sistema de gestão integrado —  ERP, Enterprise Resource Planning — tem como principal característica otimizar os processos internos de uma empresa ao integrar, em um único ambiente, todos os departamentos e atividades.

 

Considerando essa característica, por que não fazer também a integração de ERP com plataforma de pagamento?

 

Essa medida traz benefícios tanto para a empresa desenvolvedora do ERP quanto para seus clientes. Como consequência, o consumidor final também sente o reflexo dessas vantagens.

 

Integrar meios de pagamento a um sistema de gestão integrado permite que o gestor tenha mais tempo para se dedicar a outras partes do seu negócio, criando ações melhores e mais voltadas para o seu crescimento.

 

Além disso, consegue reduzir custos operacionais que podem refletir no seu preço final, bem como agilizar o processo de entrega, contribuindo para melhorar a experiência de compra do seu cliente.

 

Mas há diversas outras vantagens que podem ser obtidas ao fazer a integração de ERP com plataforma de pagamentos. Veja agora as principais.

 

Para as empresas de ERP

Aumento das funcionalidades do sistema

Quando um gestor está em busca de um sistema de gestão integrado, uma das análises que faz para decidir qual contratar diz respeito às funcionalidades oferecidas pelo software.

 

Contar com a integração de ERP com plataforma de pagamentos se torna um atrativo a mais na hora de decidir por essa aquisição.

 

Isso porque o cliente terá tudo o que precisa em um único ambiente, inclusive os meios de pagamento que utiliza no seu negócio.

Maior poder de competitividade

Considerando que essa integração se torna uma funcionalidade a mais, a desenvolvedora do ERP também conquista mais destaque no mercado, pois consegue oferecer aos seus clientes um sistema ainda mais completo.

 

Com um leque mais amplo de serviços, seu poder de competitividade aumenta, deixando a empresa à frente de seus concorrentes.

Diminuição na taxa de rotatividade de clientes e aumento da fidelização

Com essa oferta maior de soluções a tendência é que a rotatividade dos clientes do ERP diminua e as taxas de fidelização aumentem.

 

Afinal, se o gestor pode contar com tudo o que precisa em um único ambiente, por que iria buscar outros sistemas para complementar e atender suas necessidades?

 

Para os clientes do ERP

Otimização de processos

Um sistema de gestão integrado, por si só, já contribui para a otimização dos processos de um negócio.

 

Contar com a integração de ERP com plataforma de pagamento permite que todas as transações de valores sejam informadas diretamente ao departamento financeiro da empresa.

 

Essa conexão agiliza as tarefas, o que leva a uma gestão financeira mais assertiva e prática.

Diminuição de erros

Justamente o fato de todas as ações ocorrerem dentro do sistema, ou seja, sem a necessidade de interferência manual, os erros diminuem consideravelmente.

 

Empresas que adotam um ERP é porque têm em sua carteira um número considerável de clientes. Por isso, quanto mais automatizado forem seus processos, melhor para a gestão.

 

Quando o assunto é controle financeiro, lançamentos manuais tendem a levar a erros, tais como de digitação, controle, conferência, entre outros.

 

Já a integração de ERP com plataforma de pagamentos reduz esse risco, pois tudo é feito automaticamente, ou seja, entradas, saídas, conciliação bancária etc.

Melhor controle de vendas

Utilizando sistemas separados é necessário fazer o controle de vendas em um ambiente e o de pagamentos em outro. Após, ainda é preciso relacionar ambos para verificar se estão equiparados.

 

Além de trabalhosa, essa dinâmica também é passível de falhas. Somado a isso, pode comprometer a logística de entrega do produto ou serviço ao consumidor final, afetando sua relação com a empresa e a imagem da marca.

 

No entanto, quando se tem a integração de ERP com plataforma de pagamento, o estabelecimento comercial faz tudo de forma automática, o que contribui também para controlar melhor seu volume de vendas, estoque etc.

 

Empresas que já se beneficiam dessa integração: case wiipo

A wiipo, uma das empresas parceiras da Zoop, é uma plataforma digital que oferece aos seus clientes soluções de cobrança e crédito.

 

Spin off da Senior Sistemas,uma das maiores  empresas de ERP do Brasil, os serviços da wiipo consistem em antecipação de títulos e de pagamentos via cartão de crédito, gestão de boletos e crédito consignado.

 

Sobre a integração de ERP com plataforma de pagamentos conversamos com Fernanda Ferraz, Head da fintech wiipo.

 

Na oportunidade, Fernanda explicou que a criação da empresa parecia algo natural para a Senior.

 

Visto que o principal produto da empresa são os sistemas de gestão integrados, nada mais adequado do que oferecer aos clientes uma solução realmente completa. E isso seria alcançado com a integração dos serviços financeiros.

 

Ainda assim, a wiipo teve que enfrentar alguns desafios antes de ser lançada. Um deles foi o fato de a Senior ter uma base de clientes grande e com variados tipos de serviços.

 

Considerando isso, era preciso encontrar uma maneira de entrar no mercado financeiro com soluções que realmente agregassem valor aos seus parceiros de negócio.

 

A saída encontrada foi não se tornar uma fintech de um produto único, nem desenvolver a integração de ERP com plataforma de pagamentos internamente.

 

A participação da Zoop

Nesse ponto, a Zoop entrou com parceira da wiipo para que a empresa fosse colocada no ar — fato que acontecem em apenas 4 meses, dos quais 3 em plena pandemia do novo coronavírus.

 

Segundo Fernanda, entre os motivos que levaram à escolha da Zoop foi que a conta com uma tecnologia próxima à utilizada por eles. Além disso, havia facilidade na contratação e na integração das soluções, todas feitas por APIs.

 

A Head da fintech wiipo ainda ressaltou que a integração de ERP com plataforma de pagamentos é de extrema importância para o setor, e que é bem importante que as empresas desse segmento se preparem para esse novo momento.

 

Assista a entrevista completa e veja quais outras vantagens são geradas pela oferta de produtos financeiros a clientes de sistemas de gestão integrados.

 

 

 

O que considerar na hora de escolher um parceiro para integração ERP com plataforma de pagamentos

Desenvolvedoras de sistema de gestão integrado nem sempre tem seu core business no mercado financeiro.

 

No entanto, isso não é impedimento para oferecerem uma integração ERP com plataforma de pagamentos.

 

Como dissemos no início deste artigo, a melhor maneira de disponibilizar essa solução é utilizando APIs. Dessa forma, a empresa de ERP não desvia o foco do seu negócio, nem precisa se preocupar com desenvolvimento desses produtos ou com barreiras regulatórias.

 

Além disso, pode adquirir somente os meios de pagamento que melhor atender seu negócio e as necessidades de seus clientes.

 

No entanto, é preciso buscar por um parceiro confiável que disponibilize as APIs de pagamento.

 

Na hora de fazer essa escolha é fundamental se atentar a algumas questões, tais como:

  • meios de pagamentos disponíveis;
  • possibilidade de personalização;
  • valores cobrados por transação;
  • tempo de implementação;
  • usabilidade do sistema;
  • suporte oferecido.

 

Nesses, e em outros pontos, a Zoop pode lhe ajudar!

 

Conheça todos os nossos produtos e soluções!

 

Somos uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros. Nossas soluções permitem que marketplaces, ERPs, empreendedores e outras fintechs passem a atuar também como instituições de pagamentos.

 

Como trabalhamos com uma plataforma de serviços financeiros White Label, todos os produtos e serviços financeiros que você criar vão receber a sua marca.

 

Além disso, a sua empresa passa a ter uma nova receita, ao mesmo tempo em que resolve as dores dos seus clientes mais pontualmente, aumentando seu poder de fidelização e atração.

 

Grandes nomes como iFood, Sympla e Avec já atuam dessa forma, e sem perder o foco do negócio principal de empresa.

 

Quer saber como isso é possível? Então converse agora com um dos nossos especialistas!

Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo