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    Meios de pagamento: qual o impacto do conceito unified commerce sobre eles?

    07 de novembro de 2022
    Por Redação Zoop
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    Uma das maiores influências do conceito unified commerce nos meios de pagamento oferecidos por uma empresa aos seus clientes é uma integração ainda maior entre o mundo físico e do mundo digital na hora de o consumidor pagar por sua compra

    Isso acontece porque o unified commerce é a interação de todos os canais de uma empresa em uma mesma plataforma, incluindo tanto vendas quanto atendimento ao cliente.

    A ideia por trás desse conceito é melhorar a experiência de compra dos consumidores, dando-lhes uma jornada fluida e sem atritos. Isso acontece por meio da migração entre o presencial e o virtual, sem qualquer ponto de interrupção, sempre que o comprador quiser.

    Ao ver essa explicação, você deve estar pensando que esse conceito é o mesmo que o omnichannel, certo? A princípio, sim, ambos são bem parecidos. No entanto, a principal diferença entre eles é que tudo acontece em um único ambiente.

    Ou seja, ao invés de a empresa utilizar diferentes sistemas para entregar ao seu público-alvo uma experiência integrada tanto de compra quanto de pagamento, ela utiliza apenas um para todos os seus processos.

    Aqui, vantagens como prateleira infinita, aprimoramento da gestão de estoque e de logística, gestão financeira e, claro, métodos de pagamento, são apenas alguns dos que podem ser conquistados.

    É certo que os clientes também se beneficiam com a influência do unified commerce nos meios de pagamento, sendo que uma das principais vantagens que pode ser obtida é o acesso a um leque mais amplo de opções de pagamentos digitais de pagamentos presenciais.

    Quer entender melhor como isso funciona? Então basta seguir a leitura deste artigo.

    Como funcionam os meios de pagamento no unified commerce?

    Os meios de pagamento no unified commerce funcionam como mais um ponto de integração entre o mundo físico e o digital a ser entregue aos consumidores

    Nesse conceito, as soluções voltadas para checkout andam lado a lado com as de vendas e de atendimento, contribuindo para a entrega de uma jornada de compra muito mais fluida, dinâmica e precisa para os clientes.

    Aqui, estamos falando sobre a utilização de uma única plataforma, por meio da qual o consumidor pode escolher um produto, comprar e pagar virtualmente, mas retirar em uma das lojas presenciais da marca.

    Ou ainda, em outro cenário, escolher o item no e-commerce, solicitar a entrega em casa e fazer o pagamento presencialmente com dinheiro em espécie, ou usando um meio de pagamento digital na hora que receber o produto adquirido.

    Em resumo, consiste em usar um sistema único que integra todas as possibilidades de pagamento, permitindo que o cliente escolha o mais conveniente para ele naquele momento, sem que isso gere atrito ou interrupções no seu fluxo de compra, seja ele online ou presencial.

    Para entender melhor como essa dinâmica funciona, ouça este episódio do Papo na Nuvem, podcast da Zoop

    Por que é importante pensar nos meios de pagamento no unified commerce?

    Os meios de pagamento são um dos principais motivos pelos quais as pessoas desistem de uma compra. Por essa razão é tão importante pensar neles na hora de montar uma estratégia de unified commerce.

    Sobre a influência da conversão de vendas, o Relatório de Tendências 2022 da Zoop revelou que 80% dos consumidores que não encontraram o meio de pagamento que queriam deixaram de concluir um pedido.

    Aqui, vale destacar que o futuro do e-commerce também pode ser bastante comprometido com isso. 

    Segundo estatísticas de abandono de carrinho apresentadas pela empresa Moosend, especialista em software de e-mail marketing, os principais motivos relacionados a pagamentos que fazem uma pessoa desistir de uma compra virtual são:

     

    • processo de checkout muito longo e complicado (28%);
    • a falta de confiança em informar dados do cartão de crédito (19%);
    • oferta de métodos de pagamento insuficiente (8%).

     

    Esses números confirmam quanto os meios de pagamento são importantes e significativos em uma relação cliente-empresa, impactando em questões como:

     

    • nível de satisfação do cliente;
    • conversão de vendas;
    • aumento da taxa de fidelização;
    • aumento do potencial de atração de novos consumidores;
    • conquista de um diferencial competitivo.

     

    Este artigo pode ser interessante para você: “Experiência de compra: como melhorar com pagamento omnichannel?

    Como escolher os meios de pagamento que serão oferecidos nesse conceito?

    O ranking de meios de pagamento mais utilizados no Brasil é formado por dinheiro, Pix, cartão de débito e cartão de crédito. Entretanto, sabemos que muitos outros estão despontando e chamando a atenção dos consumidores.

    As carteiras digitais, por exemplo, têm a expectativa de representar 51,7% de todo o volume transacionado no comércio eletrônico até 2024, segundo o relatório The Global Payments Report, da Worldpay from FIS, empresa de tecnologia de pagamentos.

    Mas com opções de meios de pagamento mais tradicionais e mais modernos, como saber quais escolher para fazer parte de uma estratégia de unified commerce? Aqui, é preciso partir de um importante princípio, que é “quanto mais alternativas de pagamento o cliente tiver, menores serão as chances de ele desistir da compra”.

    Agora, trazendo tudo isso para uma abordagem na qual todos os processos de venda de uma empresa estão unificados em uma mesma plataforma, incluindo os meios de pagamento, algumas das boas práticas que podem ser adotadas para fazer escolhas certas são:

     

    • mapear os sistemas já utilizados pela empresa e identificar quais podem ser conectados;
    • reconhecer quais são as carências e necessidades dos clientes na jornada de compra que realizam e ajustar as estratégias para suprir, o máximo que for possível, essas dores;
    • usar os dados gerados como base para tomadas de decisão, visto que isso evita planejamentos respaldos em achismo, o que pode aumentar a possibilidade de erros;
    • colocar o cliente como centro de todas as decisões que forem tomadas, sempre considerando quais abordagens — por exemplo, canais de vendas e meios de pagamento serão escolhidos — aumentarão seu nível de satisfação com a marca.

    E como escolher uma plataforma de pagamentos para a sua empresa?

    Mas, para tudo isso, é essencial utilizar as soluções certas, a exemplo de uma boa plataforma de pagamentos, que abranja métodos diferentes, que seja robusta e que contribua para a escalabilidade do negócio. Quanto a isso, a Zoop pode ajudar você!

     

    Com o Zoop Payments você conta com uma infraestrutura completa para construir jornadas de venda e integrar seus pagamentos no varejo omnichannel, online e presencial.

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