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    Meios de pagamento para e-commerce: o seu negócio está preparado para as tendências?

    15 de junho de 2021
    Por Redação
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    Como será o futuro da indústria dos meios de pagamento para e-commerce? A pergunta é bastante válida, especialmente por quem acompanha os movimentos desse mercado.

    Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

    É possível notar, nos últimos tempos, mudanças significativas de comportamento quando o assunto são serviços financeiros, válidas tanto para o comércio presencial quanto para o virtual.

    Uma prova disso é que, até pouco tempo, a fatura do seu cartão de crédito era composta por nomes de empresas dos mais diversos segmentos, tais como companhias aéreas, mercados, grandes lojas etc. Hoje, já é comum encontrarmos nomes de pessoas físicas também.

    São pequenos vendedores, empreendedores e até mesmo um amigo ou familiar que gerou um link de pagamento para que você pudesse reembolsá-lo por algo. 

    Ou seja, ainda que nem toda a população brasileira usufrua do sistema bancário tradicional, não há dúvidas de que a maneira de movimentar dinheiro para pagar e receber está cada dia mais acessível.

    Se quiser entender mais sobre como funciona a indústria de meios de pagamento, clique e confira uma leitura complementar. 

    Seguindo esse caminho de evolução e de mudança de cenários, quais as soluções do futuro, as tendências e as novas tecnologias voltadas para meios de pagamento para e-commerce?

    Especificamente sobre esse setor, é imprescindível destacar o seu crescimento. Pesquisas apontam, por exemplo, que apenas no mês de abril de 2021, o comércio eletrônico teve alta de mais de 17% no volume de vendas. Esse percentual levou a um aumento no faturamento de mais de 40%. 

    Assim, considerando a elevação nas vendas e as novas soluções que estão surgindo no mercado de serviços financeiros, o que esperar de inovações quando o assunto é pagamento para e-commerce? 

    É justamente isso que vamos esclarecer neste post! Confira!

    A situação atual do Brasil quanto a oferta de serviços financeiros

    Ao olharmos para o nosso país, temos alguns dados interessantes quando o assunto são meios de pagamento. 

    Segundo o Relatório de Economia Bancária do Banco Central, publicado em 28 de maio de 2019 e referente ao ano de 2018, cinco grandes bancos detêm o mercado de crédito e depósitos no país. 

    Itaú-Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Santander, juntos, fecharam o ano passado com 84,8% e 83,4% desses serviços, respectivamente. 

    Apesar de ser um dos maiores mercados consumidores do mundo, o Brasil ainda conta com 45 milhões de brasileiros sem acesso formal aos serviços bancários, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva

    Isso significa que quem entra no mercado de meios de pagamento e serviços financeiros encontra um espaço com muitas oportunidades

    Porém, não quer dizer que a preocupação em oferecer o melhor serviço, a melhor experiência e o maior valor agregado possível não seja uma constante. 

    Dica de leitura: “Bancarização: o processo que muda vidas e negócios!

    A influência da tecnologia nos meios de pagamento para e-commerce e comércio presencial

    Com a crescente transformação digital e a criação de novos serviços, a mudança prevista para o futuro dos meios de pagamento chega cada vez mais rapidamente e promete ser intensa.

    Para reforçar o conceito, saiba que já são mais de 230 milhões de smartphones ativos no Brasil, de acordo com a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

    Com isso, 2,5 bilhões de pagamentos e transferências foram feitos online, representando um aumento de 33% na utilização de canais digitais para esses serviços, sendo 80% via smartphones, conforme pesquisa da Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos) publicada no Estadão.

    Ou seja, uma boa fatia da população que já não vai mais ao banco e, conforme a realidade muda, é esperado que as soluções para o dia a dia, incluindo os meios de pagamentos para e-commerce e comércios presenciais mudem também. 

    Entenda mais sobre o futuro dos meios de pagamento neste webinar:

    Somada a essas constatações, um estudo recente, denominado “10 principais tendências globais de consumo 2021”, da Euromonitor International, mostrou que 87% dos consumidores, de todo o mundo, têm smartphones.

    Para mostrar o peso do uso desse dispositivo no que se refere a compras online, um levantamento constatou que quase 80% dos brasileiros utilizam essa solução como canal de aquisição.

    Isso quer dizer que a tecnologia, cada dia mais, tem influenciado na maneira como as pessoas fazem suas compras. Consequentemente, isso também reflete nos meios de pagamentos utilizados.

    Por isso, é fundamental que empresas que atuam no comércio eletrônico adotem novas soluções de pagamento para e-commerce.

    Os novos meios de pagamento para e-commerce

    E quais seriam as opções de pagamento para e-commerce que podem ser oferecidas ao público?

    Hoje, temos acesso a diversas formas de pagamento além das convencionais. Com isso, é possível prever que algumas tendências vindas de fora ganharão força por aqui. 

    Um exemplo é o pagamento via QR Code. A solução consiste em um código de barras bidimensional facilmente lido pela maioria dos smartphones. 

    Na China, atualmente, esse meio de pagamento já é muito mais disseminado que o uso do cartão de plástico e dinheiro físico. 

    Além dessas, a lista de alternativas de pagamento para e-commerce do seu negócio pode (e deve) incluir:

    • carteira digital;
    • pagamentos sem interação humana (invisíveis);
    • criptomoedas;
    • Pix. 

     

    Carteira digital

    A carteira digital, também conhecida como e-wallet, é uma das alternativas que fazem parte do futuro dos meios de pagamento para e-commerce.

    Com o armazenamento de dados bancários em um ambiente seguro, os clientes podem realizar transações eletrônicas rapidamente via aplicativo, diretamente dos seus smartphones. 

    Seja através de cartão de crédito, seja através do saldo, é possível fazer compras online, transferências e pagamentos de maneira rápida e segura.

    Além disso, o relatório The Global Payments Report, da Worldpay from FIS, empresa de tecnologia de pagamentos, constatou um importante crescimento desse meio de pagamento no comércio eletrônico.

    De acordo com o levantamento, no mundo todo, houve um aumento de 6,5% no número de checkouts realizados com carteiras digitais de pagamento.

    Seguindo essa tendência de crescimento no uso dessa solução, a expectativa é que as e-wallets representem mais de 51% de todo o volume transacionado no setor até 2024.

    Pagamento sem interação humana (invisíveis)

    As soluções de pagamentos online pelo celular ou computador também já fazem parte dos meios mais utilizados. De acordo com o E-commerce Trends, grande parte das compras feitas em e-commerces é efetivada por meio desses dispositivos.

    A novidade fica por conta dos pagamentos sem interação humana em lojas físicas. Um exemplo é a Amazon Go, que permite que as compras sejam pagas sem a necessidade de passar no caixa, sendo tudo cobrado automaticamente pelas contas da Amazon e acompanhadas pelo cliente via smartphone. 

    Outra tendência é a prateleira digital, com anúncios e preços atualizados em tempo real.  

    O uso do QR Code também vem sendo bastante utilizado para pagamento presencial sem interação humana. Além disso, a solução se tornou uma excelente forma de direcionar os clientes para sites e promoções exclusivas durante a compra presencial. 

    No que refere a pagamento para e-commerce, especificamente, a oferta de soluções que não requerem nenhuma ação do cliente traz tantos benefícios quanto.

    Os pagamentos invisíveis estão sendo vistos como “a nova onda de evolução do setor”, de acordo com o relatório da Worldpay que citamos anteriormente.

    Eles consistem na realização de pagamentos sem que o cliente precise tomar nenhuma ação para que isso aconteça.

    No caso do pagamento para e-commerce, essa solução pode ser vista nos chamados “pagamento com 1 clique”, que armazena de maneira segura os dados do cliente informados no cadastro, e permite a finalização do processo simplesmente clicando em um botão.

    Entenda tudo sobre esse tema lendo o artigo: “Pagamentos invisíveis: a nova onda de evolução do setor muda o futuro de empresas e clientes” 

    Criptomoedas

    Mesmo ainda não sendo muito utilizadas aqui no Brasil, as criptomoedas já fazem parte do futuro dos meios de pagamento para e-commerce. Em Tóquio, por exemplo, já são utilizadas em diversas lojas de eletrônicos. 

    Dentre os motivos que podem estar contribuindo para a demora de sua adoção em massa está a grande variação de valores e a falta de regulamentação que as criptomoedas ainda sofrem. 

    Por outro lado, a possibilidade de guarda dessas quantias em carteiras digitais e de administração via dispositivos móveis ou computadores são os maiores atrativos que contribuem para que, em breve, sejam mais utilizadas.

    Pix

    O lançamento do Pix foi cercado de muita expectativa pelo setor varejista. Esperava-se que a facilidade do processo de pagamento contribuísse para aumentar o volume de vendas, especialmente no comércio eletrônico.

    Ainda que muitas pessoas continuem vendo o Pix mais como uma ferramenta de transferência do que de pagamento, a tendência é que esse cenário mude com a chegada de novos serviços.

    O Pix Cobrança, por exemplo, disponível desde 14 de maio de 2021, funciona similar a um boleto bancário e permite a cobrança de pagamentos com datas futuras.

    Para o 2º trimestre de 2022, segundo previsão do Banco Central, será lançado o Pix Garantido, que permite o parcelamento de compras igual se faz atualmente nos cartões de crédito.

    Ambos os novos serviços têm tudo para aumentar a adesão do público a essa solução. Por isso, devem ser fortemente considerados como opção de pagamento para e-commerce.

    Omnichannel: integração de serviços melhora a experiência do consumidor

    O varejo omnichannel tem ganhado cada dia mais destaque e acabou deixando de ser uma opção para as empresas do setor e se tornou, praticamente, uma necessidade para continuarem operando. 

    O principal foco dessa estratégia é facilitar a vida do consumidor, unindo todos os canais de vendas utilizados pelo varejista.

    O Magazine Luiza é um bom exemplo de case de sucesso omnichannel. Além da loja física, a marca possui também o e-commerce, e a união dos dois dá vida ao conceito “Retire na Loja”, que é quando o consumidor adquire o produto pela loja virtual, mas o retira na loja física — segundo a marca, esse modelo de compra representa 30% das vendas virtuais. 

    A proposta desse serviço é oferecer ao consumidor o melhor dois mundos, ou seja, comprar pelo site, beneficiando-se dos preços e variedade, ao mesmo tempo em que economiza com frete e pode obter o produto mais rapidamente, retirando na loja física mais próxima ao seu endereço. 

    Esse novo universo de possibilidades para o consumidor resulta em uma melhor experiência de compra e, consequentemente, no aumento das vendas para o lojista ou empreendedor. 

    Porém, para que essa estratégia tenha sucesso e não cause frustrações ou prejuízos aos envolvidos, é fundamental um forte trabalho de logística para gerenciamento correto do fluxo de produtos que saem.

    Além disso, é importante que o acesso às plataformas digitais seja fácil, sua usabilidade descomplicada e objetiva e, claro, ter ofertas de meios de pagamento para e-commerce compatíveis e diversificados para os clientes.

     

    Entenda como a Zaitt conseguiu inovar em seu modelo de loja inteligente com a ajuda da Zoop:

     

    Como a solução de pagamento ideal melhora a experiência do cliente 

    O que não faltam são campos a serem explorados quando o assunto são serviços financeiros e o futuro dos meios de pagamento para e-commerce. 

    Algumas soluções podem até ser inimagináveis hoje, mas nada impede que se tornem tendências daqui a um ou dois anos.

    Porém, é fundamental não esquecer que tais soluções devem priorizar a experiência do usuário, seja ele vendedor, seja ele comprador. 

    Assim, mesmo que os meios de pagamento para e-commerce tenham inúmeros benefícios do ponto de vista tecnológico, ainda devem ser usuais e intuitivas.

    Para conseguir isso, é essencial entender a dor e a necessidade do cliente e oferecer a solução adequada para o seu negócio, com a melhor experiência de consumo possível, além de entregar um resultado que seja único e funcional.

    Quando deixamos o processo complexo, é natural que o usuário fique inseguro e desconfortável com a transação. Isso frustra o consumidor, reduz o impacto positivo de quaisquer que sejam os diferenciais oferecidos e faz com que esses negócios percam receitas.

    Com tantas tendências quando o assunto é o futuro dos meios de pagamento para o comércio virtual e presencial, surgem cada dia mais novas oportunidades de inovação. 

    Essas novidades podem fazer a diferença para quem pretende se diferenciar da concorrência e buscar a satisfação do cliente. 

    Elas também ajudam a preparar os consumidores para novas transformações na hora de adquirirem produtos e serviços.

    Por que a transformação digital é um fator necessário para o crescimento da sua empresa

    A inovação aberta vai fundamentar todas as iniciativas de inovação dos pagamentos digitais, porque se nos fecharmos em nosso próprio mundo, certamente seremos ultrapassados.” (Visa) 

    Podemos considerar a transformação digital nas empresas um processo no qual os negócios utilizam da tecnologia para gerar e garantir resultados, aumentando seu alcance e melhorando seu desempenho. E o futuro dos meios de pagamento para e-commerce faz parte dessa mudança!

    Aqui, podemos entender também que a transformação digital não está ligada somente ao atendimento ao cliente e a satisfação das suas necessidades, mas ao uso de tecnologias que permitam conduzir os negócios da melhor forma possível.

    Regulamentação do Bacen e a influência na abertura da indústria de serviços financeiros e no desenvolvimento das fintechs

    O Banco Central (Bacen) vem buscando estabelecer um diálogo mais aberto com o mercado, promovendo uma verdadeira democratização em toda a indústria de meios de pagamento e serviços financeiros.

    Com a intenção de diminuir os riscos sistêmicos, o órgão regulador vem trabalhando em outro aspecto muito positivo para novos empreendimentos no setor, que é se basear na transparência e em processos bem definidos, deixando os lojistas confiantes em relação à segurança do sistema financeiro nacional. 

    Com isso, estão se abrindo cada vez mais oportunidades para geração de novos negócios dentro desse segmento, fazendo com que o espaço para inovações, tecnologias e competição cresça a cada dia.

    Não deixe de ler: “Relação entre fintechs e Banco Central e o impacto no futuro dessas empresas

    Como o seu negócio pode aproveitar essa oportunidade

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