Negócios

Como escolher a melhor plataforma de pagamentos on-line? 6 critérios imprescindíveis

Publicado em 21 de setembro de 2020 por Redação Zoop

Qual a melhor plataforma de pagamentos on-line que você pode oferecer aos seus clientes?

 

Considerando que o comércio eletrônico vem crescendo fortemente ao longo dos últimos anos, encontrar essa resposta é o segredo para aumentar o seu faturamento e dos seus parceiros.

 

De acordo com a ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, só no primeiro trimestre de 2019, comparado ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 16% no faturamento. Isso representa R$ 17 milhões movimentados por mais de 66 milhões de consumidores.

 

Ou seja, oferecer soluções de pagamento on-line confiáveis e que atendam às necessidades dos seus clientes é a estratégia mais indicada para que eles — e você — também façam parte desses números.

 

Mais o que considerar na hora de escolher uma plataforma certa? É o que vamos esclarecer agora!

Quais os critérios que a melhor plataforma de pagamentos on-line deve atender?

Para ser considerada a melhor plataforma de pagamentos on-line, a solução a ser oferecida por sua empresa precisa atender a alguns critérios.

 

Esses, por sua vez, ajudam para que seus clientes tenham mais confiança nos produtos e serviços oferecidos por você e, obviamente, vendam mais.

 

Veja abaixo os 6 principais.

 

1. Oferecer segurança

Quando lidamos com valores e dados bancários, o primeiro quesito que deve ser cumprido para que uma solução seja considerada a melhor plataforma de pagamentos on-line é a segurança.

 

Por isso, para receber pagamentos on-line com tranquilidade tanto para os lojistas quanto para o consumidor final, é fundamental que a ferramenta conte com um sistema antifraude integrado que identifique de maneira rápida e precisa qualquer transação suspeita.

 

A certificação PCI DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard) é outro ponto que não pode ser deixado de fora. Ela é a certeza de que a plataforma de pagamento atende aos padrões de segurança exigidos pelo mercado para o uso de cartões de crédito.

 

2. Facilitar a gestão financeira

Na hora de escolher a melhor plataforma de pagamentos on-line é preciso considerar — e facilitar — a gestão financeira do seu cliente. Por isso, a indicação é escolher aquela que otimize a conciliação bancária e que também permita a antecipação de recebíveis.

 

Com isso, a ideia é oferecer soluções de pagamento on-line que atendam as necessidades do seu público, mas que também o ajude a ter um controle financeiro mais prático, rápido e seguro.

 

No caso da conciliação, ao eliminar a necessidade de uso de planilhas, você dá ao seu cliente mais tempo para se dedicar a outras atividades que tenha como foco o crescimento da empresa.

 

Já a antecipação, permite usufruir de um valor que já lhe pertencia para resolver questões financeiras, sem precisar recorrer a empréstimos bancários com juros altos.

 

3. Otimizar o processo de venda

Além de pensar nos lojistas, é preciso considerar a experiência do consumidor na hora de decidir qual a melhor plataforma de pagamentos on-line.

 

Não é raro consumidores abandonarem carrinhos virtuais ao se depararem com um processo de finalização de compra confuso ou demorado.

 

Uma maneira de evitar isso é oferecendo o checkout transparente. Essa solução de pagamento on-line permite que, em uma mesma url, o consumidor finalize toda a sua aquisição.

 

O fato de não precisar trocar de tela várias vezes para pagar a compra, além de mais ágil, reforça o profissionalismo de e-commerces e marketplaces e aumenta as taxas de conversão.

 

Somado a isso, há o “One-click-buy”, ou simplesmente “compra com um clique”. A solução consiste em armazenar os dados do consumidor, de maneira segura, logo na primeira vez que ele entrar com seus dados.

 

Dessa forma, sempre que o cliente voltar ao site, não precisa preencher novamente, otimizando seu processo de compra e melhorando sua experiência.

4. Evitar a perda de vendas

Evitar que seus parceiros percam vendas é outra questão que não pode ser negligenciada. Assim, a melhor plataforma de pagamentos on-line é aquela que evita esse transtorno e, dessa forma, ajuda a aumentar o faturamento de todos os envolvidos.

 

O sistema de retentativa inteligente é uma maneira de evitar que uma venda seja perdida caso haja falha de comunicação durante sua conclusão.

 

Ou seja, se a adquirente ou banco estiverem fora do ar no momento da transação, a plataforma realizará novas tentativas até ter a confirmação, ou não, do pagamento.

5. Permitir fácil integração

Mas de nada adianta atender a todos esses critérios se houver problemas na hora de integrar a solução ao site do seu cliente.

 

Por isso, a plataforma de pagamento on-line escolhida deve oferecer APIs (Application Programming Interface — Interface de Programação de Aplicativos) simplificadas e que permitam fácil integração com diferentes lojas virtuais.

6. Oferecer um bom suporte

Ainda que disponha dessa facilidade, é comum surgirem dúvidas ou a necessidade de algum ajuste no sistema.

 

Por isso, para finalizar a lista de critérios para que uma plataforma de pagamentos digitais seja considerada a melhor, é fundamental contar com um bom suporte.

 

O atendimento rápido e a priorização da solução de problemas é essencial para manter o fluxo de vendas dos seus clientes, bem como a credibilidade dos serviços que a sua empresa oferece.

 

Por que vale a pena investir no comércio on-line?

Conforme mencionado no início deste artigo, o comércio eletrônico vem crescendo a cada dia mais. A prova disso está na 40ª edição do relatório Webshoppers, elaborado pela Ebit | Nilsen.

 

O e-commerce, por exemplo, segue em constante crescimento nos últimos anos, conforme é possível constatar no gráfico abaixo:

 

Fonte: Webshoppers

 

Outro fato que comprova o aumento no volume de vendas virtuais é que, de acordo com a mesma pesquisa, 5,3 milhões de consumidores realizaram sua primeira compra on-line no primeiro semestre de 2019. Apenas esses “novos compradores” representaram um crescimento de 18,1% no período.

 

Onde encontrar a plataforma de pagamentos ideal?

Se deseja aproveitar este momento, aumentar o faturamento e escalar a rentabilidade da sua empresa, saiba que é possível construir suas próprias soluções de pagamentos integradas para ajudar seus clientes a crescerem, criando uma fintech de pagamentos dentro da própria operação.

 

A Zoop possibilita que Marketplaces, ERPs, Empreendedores e outros tipos de negócios passem a gerenciar o fluxo transacional de seus clientes, gerando novas receitas através de serviços de conta digital, splits de pagamento e antecipação de recebíveis.

 

Conheça os nossos serviços!

 

 

Com nossa plataforma de serviços financeiros White Label, que conta com tecnologias de captura para maquininhas, boletos e outros meios de pagamentos com sua própria marca, você elimina barreiras regulatórias, custos de desenvolvimento e tempo de implementação para sua empresa crescer focada no que faz melhor.

 

→  Converse com um especialista! ← 

 

Junte-se ao iFood, Sympla, Avec e outras grandes empresas que também geram valor com serviços financeiros e crie sua fintech agora!

Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo