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    Métodos de pagamento: 7 dicas de segurança da informação

    06 de fevereiro de 2024
    Por Redação Zoop
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    Oferecer diferentes formas e métodos de pagamento é fundamental para atender às preferências dos clientes e não perder nenhuma venda. Porém, tão importante quanto essa estratégia, é garantir a segurança da informação desse processo.

    Infelizmente, o número de tentativas de fraudes financeiras ainda é alto no Brasil. Segundo a reportagem do site E-Investidor, apenas no primeiro trimestre de 2023, foram mais de 2,8 mil por minuto em canais eletrônicos. Essa quantia aponta para 365 milhões de investidas fraudulentas no mesmo período.

    Esses dados resultam do cruzamento de uma pesquisa feita pela empresa CAF, que atua com segurança digital e prevenção a fraudes, com levantamentos feitos pelo Banco Central.

    De todas essas tentativas, os mais atingidos foram os serviços financeiros, que ocupam o primeiro lugar desse ranking. 

    Logo, garantir a segurança da informação nos métodos de pagamento é uma maneira de proteger seus clientes de perdas financeiras. 

    Ao fazer isso, você também mantém a reputação da sua empresa e confirma para seus stakeholders que ela tem características como credibilidade e confiabilidade, que são primordiais para realização de bons negócios.

    E quais seriam os elementos essenciais para garantir a segurança da informação em formas e meios de pagamento? Siga a leitura deste artigo e confira as sete melhores dicas que separamos para você!

    7 dicas de segurança da informação em métodos de pagamento

    Para promover a segurança da informação em métodos de pagamento, o mais indicado é que você:

    1. conscientize seus clientes;
    2. tenha um site com certificado digital;
    3. escolha bem as plataformas de pagamento;
    4. use somente gateways confiáveis;
    5. cumpra o determinado pela LGPD;
    6. implemente sistemas antifraudes;
    7. mantenha os softwares atualizados.

    Veja mais detalhes!

    1. Conscientize seus clientes

    Os clientes da sua empresa precisam saber quais políticas de segurança são utilizadas e como é feita a comunicação com o público, especialmente no que se refere aos pagamentos.

    Deixe claro, por exemplo, se o negócio tem o hábito, ou não, de enviar boletos de cobrança por e-mail.

    Informar quais são os métodos de pagamento disponíveis também é importante. Assim, caso seus consumidores recebam propostas diferentes das que seu negócio adota, estarão cientes de que pode ser uma tentativa de fraude.

    2. Tenha um site com certificado digital

    Sites que possuem certificado digital são iniciados por “https://” e também têm o símbolo de um cadeado verde na barra de navegação.

    Especialmente no comércio eletrônico, contar com essa camada de segurança da informação é fundamental para proteger os dados tramitados em todas as vendas.

    Para implementá-la, é preciso ter o Certificado Digital SSL, Secure Sockets Layer. Trata-se de uma tecnologia que usa a criptografia como recurso para proteger informações inseridas e trocadas em uma rede web.

    Aproveite e leia também: “O que é a certificação PCI DSS? Tudo o que você precisa saber sobre esse tema!

    3. Escolha bem as plataformas de pagamento 

    As plataformas de pagamento online são fundamentais para sua empresa oferecer diferentes formas e meios de pagamento para seus clientes. Porém, é essencial ter cuidado na hora de escolher qual utilizar.

    Para não errar nessa decisão e garantir a segurança da informação dos seus consumidores, há alguns critérios que precisam ser considerados. Entre os principais, estão:

    • sistema antifraude incluso;
    • atendimento à regulamentação do Banco Central;
    • suporte 24 horas;
    • checkout transparente.

    4. Use somente gateways confiáveis

    O gateway de pagamento é a ferramenta que intermedeia a transação financeira entre a instituição financeira usada pelo cliente e quem está recebendo o valor da venda.

    Em outras palavras, trata-se de um dos agentes que fazem parte desse processo. Por isso, ele precisa oferecer máxima segurança aos métodos de pagamento.

    A principal função do gateway é criptografar os dados de quem está pagando, para transmitirem por todo o fluxo de pagamento de maneira segura. Assim, mesmo se forem acessados por criminosos, não podem ser aproveitados para fraudes financeiras.

    5. Cumpra o determinado pela LGPD

    A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), n° 13.709/2018, estabelece regras para empresas públicas e privadas sobre como proceder frente à coleta, uso, tratamento, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais.

    Atendê-la ajuda a garantir a segurança da informação de meios de pagamento, melhorar o relacionamento com os clientes — que se sentirão respeitados e protegidos —, e manter sua empresa em compliance.

    Aqui, vale lembrar que companhias que descumprem a LGPD estão sujeitas a diversas sanções, que variam de advertências a multas no valor de até 2% do faturamento anual, chegando ao máximo de R$ 50 milhões.

    Dica de leitura: “Como se adequar à LGPD na prática? Quais os impactos na indústria de meios de pagamento?” 

    6. Implemente sistemas antifraudes

    Os sistemas antifraudes são soluções baseadas em inteligência artificial que identificam possíveis fraudes de pagamento a partir da leitura do comportamento dos clientes.

    Ao saber como seus clientes se comportam, principalmente no comércio eletrônico, fica muito mais fácil reconhecer as compras que fogem do habitual.

    Quando o sistema detecta condutas diferentes, podem emitir alertas ou mesmo bloquear o pagamento, dependendo das funcionalidades oferecidas.

    7. Mantenha os softwares atualizados

    Garantir a segurança da informação dos meios de pagamentos físicos é essencial. Quanto a isso, não há dúvidas. Porém, os métodos digitais requerem mais cuidados. Afinal, tudo acontece via internet.

    Por esse motivo, empresas que realizam vendas online precisam estar mais atentas do que aquelas que somente fazem vendas presenciais.

    Uma boa maneira de conseguir isso é mantendo todos os softwares devidamente atualizados, o que inclui as plataformas de vendas (sites e aplicativos), sistemas antifraudes e antivírus.

    A cada nova atualização, diferentes camadas de segurança são inseridas, protegendo as transações de diferentes tentativas de golpes.

    Quais as formas de pagamento mais seguras? E qual o melhor método de pagamento?

    As formas de pagamento mais seguras são aquelas que estão cercadas de diferentes medidas de proteção, como gateways e plataformas confiáveis. Esse mesmo princípio vale para os métodos de pagamento.

    Isso quer dizer que se um negócio permite que os clientes paguem as compras com cartão físico, cartão digital, pagamento Pix ou outras soluções, todas precisam estar igualmente protegidas.

    Quando isso não acontece, os dados e a saúde financeira dos consumidores são colocados em risco, juntamente com a reputação, credibilidade e confiabilidade de quem vende.

    Se você precisa de mais detalhes sobre como garantir a segurança da informação dos meios de pagamento oferecidos pela sua empresa, aproveite que está aqui, no blog da Zoop, e leia o artigo: “Como oferecer pagamento digital mais seguro e diversificado? Entenda!

     

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