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O que é antecipação de recebíveis online? Oferecer esse tipo de serviço financeiro realmente vale a pena?

Publicado em 16 de junho de 2020 por Redação Zoop
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Empresas que oferecem soluções de pagamento aos clientes, certamente, têm um objetivo em comum: ajudá-los a faturar e a crescer mais a cada dia. Uma das maneiras de conseguir isso é com a antecipação de recebíveis.

Como o próprio nome já sugere, a antecipação de recebíveis é o repasse antecipado de valores à uma empresa proveniente das vendas que essa realizou via cartão de crédito, boleto bancário, ou outro meio de pagamento, os quais seriam recebidos somente em datas posteriores.

Ao disponibilizar antes quantias que só seriam liberadas pelas operadoras de cartão futuramente, você ajuda para que seus parceiros tenham fluxos de caixa melhores e que possam cumprir com os compromissos financeiros mais urgentes.

Mas, na prática, o que é antecipação de recebíveis? Quais as vantagens dessa solução para quem utiliza as soluções da Zoop? Vale a pena? Continue a leitura e confira essas e outras respostas sobre o assunto!

O que é antecipação de recebíveis online?

Entender o que é antecipação de recebíveis online é uma excelente maneira de oferecer mais um serviço financeiro aos seus clientes e, com isso, colaborar para o crescimento dos seus negócios.

Como dissemos logo na abertura deste artigo, a antecipação de recebíveis é um serviço no qual valores provenientes de vendas com datas futuras de pagamento são liberados antes desse prazo.

Ao contrário de um empréstimo no qual o empreendedor utiliza um valor que não é dele, na antecipação de recebíveis a quantia disponibilizada já pertence à empresa, somente está  sendo liberada dias antes do previsto.

Ou seja, essa operação financeira é feita adiantando aos estabelecimentos comerciais quantias referentes a vendas a crédito e a prazo, tais como as provenientes de compras parceladas no cartão.

Quais as vantagens desse tipo de serviço financeiro?

Quando se entende um pouco mais sobre o que é antecipação de recebíveis online, fica ainda mais fácil identificar as vantagens dessa solução, tanto para você quanto para os seus clientes.

A primeira é que todo estabelecimento comercial que receba pagamentos parcelados, de maneira virtual ou presencial, pode se beneficiar desse serviço. A ideia é que esse valor acrescente ao negócio e que permita o cumprimento de compromissos sem comprometer a saúde financeira da empresa.

Para quem oferece esse serviço, a exemplo dos parceiros da Zoop, é mais uma forma de gerar rendimentos por meio de uma transação financeira segura. Isso é possível porque a antecipação é de um valor que já pertence ao lojista, o que reduz consideravelmente o risco de inadimplência.

Além disso, o fato de tudo ser feito online desburocratiza o processo e o torna mais rápido e eficiente para todas as partes envolvidas.

Qual a taxa de antecipação de recebíveis?

Agora que ficou mais claro o que é antecipação de recebíveis online, você deve estar se perguntando de quanto é a taxa a ser cobrada por esse serviço, certo?

A verdade é que não existe uma tabela pré-determinada a ser seguida. Aqui na Zoop, por exemplo, a proposta é justamente que nossos parceiros tenham total liberdade para montar o seu modelo de negócio a partir de taxas base que oferecemos.

Você ainda não conhece a Zoop? Então assista a este vídeo e veja tudo o que oferecemos!

Ou seja, você está livre para aplicar uma cobrança adicional que melhor atenda a sua oferta de serviços financeiros.

Essa flexibilidade facilita as negociações com seus clientes e deixa o seu negócio em uma posição mais competitiva na indústria de meios de pagamento.

O objetivo é que a sua empresa ganhe não apenas com as taxas, mas também com a entrega de um diferencial para o seu público.

Mas vale deixar claro que, como mencionado anteriormente, a antecipação de recebíveis não se trata de um empréstimo. Dessa forma, as taxas e juros, geralmente, costumam ser menores e é justamente esse é um dos pontos que torna a transação interessante e atraente para os lojistas.

O que seu cliente precisa saber?

Quando se busca entender mais sobre o que é antecipação de recebíveis online, saber orientar o cliente também é uma etapa importante do processo. Podemos começar abordando quando esse recurso é viável para os lojistas.

Uma das possibilidades é utilizar o adiantamento de valores provenientes de compras parceladas para arcar com despesas mensais, recorrentes ou urgentes, especialmente quando o capital de giro disponível não é suficiente.

Nesses casos, a antecipação de recebíveis se torna uma excelente alternativa para resolver o problema, especialmente considerando ser uma opção melhor que os empréstimos bancários — lembra que falamos sobre os juros menores? Essa condição entra como um bom argumento.

É importante também esclarecer para os seus clientes a necessidade de ter um bom controle financeiro quando se antecipa valores, lembrando-se de registrar que esses pagamentos não estarão disponíveis nas datas de liberação original, visto já terem sido recebidos antes.

Assim, a antecipação de recebíveis deve entrar na contabilização mensal da empresa como as outras movimentações.

Vale a pena oferecer a antecipação de recebíveis online para os seus clientes?

De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, Abecs,  foram realizadas 14,7 bilhões de transações apenas com cartão de crédito durante o ano de 2021.

Esse número representa 34,5% a mais que no ano anterior e R$ 1,6 trilhão movimentado apenas com esse meio de pagamento — 36,6% a mais que em 2020.

Considerando essas informações é possível ter uma boa noção de quanto em compras parceladas os lojistas têm parado e os valores que essas vendas representam para os seus caixas, concorda?

Essa constatação reforça por que oferecer antecipação de recebíveis é uma excelente oportunidade de negócio. Se de um lado a solução resolve o problema dos seus clientes, de outro aumenta o faturamento da sua empresa, bem como estreita o relacionamento comercial entre vocês.

Antecipação de recebíveis, na prática, com a Zoop?

O maior objetivo da Zoop é que você possa oferecer aos seus clientes os mais variados serviços financeiros, aproveitando todo o conhecimento que tem sobre os seus negócios.

Para isso, possibilitamos que marketplaces, ERPs, empreendedores e outros tipos de negócios construam suas próprias soluções de pagamentos integradas para ajudá-los a crescer, criando suas próprias empresas de pagamentos dentro de suas operações, ou seja, sem se desviarem do core business.

Com isso, é possível gerenciar o fluxo transacional e gerar novas receitas com a oferta de serviços financeiros como conta digital, splits de pagamento e antecipação de recebíveis também.

A plataforma White Label de pagamentos da Zoop conta com tecnologias de captura para maquininhas, boletos e outros meios de pagamentos que levam a marca do seu negócio.

Somado a isso, você elimina barreiras regulatórias, reduz custos de desenvolvimento e tempo de implementação para o seu negócio crescer focado no que faz melhor.

Junte-se ao iFood, Sympla, Avec e outras grandes companhias que também geram valor com serviços financeiros e crie sua própria empresa de pagamentos. Converse agora mesmo com um especialista!

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