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O que é antecipação de recebíveis on-line? Oferecer esse tipo de serviço financeiro realmente vale a pena?

Publicado em 16 de junho de 2020 por Redação Zoop

Empresas que oferecem soluções de pagamento aos clientes, certamente, têm um objetivo em comum: ajudá-los a faturar e a crescer mais a cada dia. Uma das maneiras de conseguir isso é com a antecipação de recebíveis.

Ao disponibilizar antes valores que só seriam liberados pelas operadoras de cartão posteriormente, você ajuda com que seu cliente tenha um fluxo de caixa melhor e que possa cumprir com os compromissos financeiros mais urgentes.

Mas, na prática, o que é antecipação de recebíveis? Quais as vantagens dessa solução para os parceiros da Zoop? E para seus clientes, realmente vale a pena? Continue a leitura e descubra tudo!

O que é antecipação de recebíveis on-line?

Entender o que é antecipação de recebíveis on-line é uma excelente maneira de oferecer mais um serviço financeiro aos seus clientes e, com isso, colaborar para o crescimento de seus negócios.

Ao contrário de um empréstimo no qual o empreendedor utiliza um valor que não é dele, na antecipação de recebíveis a quantia disponibilizada já pertence à empresa, somente está  sendo liberada dias antes do previsto.

Ou seja, essa operação financeira é feita adiantando aos estabelecimentos comerciais valores referentes a vendas a crédito, tais como as provenientes de compras parceladas no cartão.

Quais as vantagens desse tipo de serviço financeiro?

Quando se entende um pouco mais sobre o que é antecipação de recebíveis on-line, fica ainda mais fácil identificar as vantagens dessa solução, tanto para você quanto para os seus clientes.

A primeira é que todo estabelecimento comercial que receba pagamentos parcelados, on-line ou presencial, podem se beneficiar desse serviço. A ideia é que esse valor acrescente ao negócio e que permita o cumprimento de compromissos sem comprometer a saúde financeira da empresa.

Para quem oferece esse serviço, como os parceiros da Zoop, é mais uma forma de gerar rendimentos através de uma transação financeira segura. Isso é possível porque a antecipação é de um valor que já pertence ao lojista, o que reduz consideravelmente o risco de inadimplência.

Além disso, o fato de tudo ser feito on-line, desburocratiza o processo e o torna mais rápido e eficiente para todas as partes envolvidas.

Qual a taxa de antecipação de recebíveis?

Agora que ficou mais claro o que é antecipação de recebíveis on-line, você deve estar se perguntando de quanto é a taxa de antecipação de recebíveis a ser cobrada.

A verdade é que não existe uma tabela pré-determinada a ser seguida. Aqui na Zoop, por exemplo, a proposta é justamente que nossos parceiros tenham total liberdade para montar o seu modelo de negócio a partir de taxas base que oferecemos.

Você ainda não conhece a Zoop? Então assista a este vídeo e veja tudo o que oferecemos!

Ou seja, você está livre para aplicar uma cobrança adicional que melhor atenda a sua oferta de serviços financeiros.

Essa flexibilidade facilita as negociações com seus clientes e lhe deixa em uma posição mais competitiva na indústria de meios de pagamento. A ideia é que a sua empresa ganhe não apenas com as taxas, mas também com a entrega de um diferencial para o seu público.

Mas vale deixar claro que, como mencionado anteriormente, a antecipação de recebíveis não se trata de um empréstimo. Dessa forma, as taxas e juros, geralmente, costumam ser menores e é justamente esse é um dos pontos que torna a transação interessante e atraente para os lojistas.

O que seu cliente precisa saber?

Quando se busca entender mais sobre o que é antecipação de recebíveis on-line, saber orientar o cliente também é uma etapa importante do processo. Podemos começar abordando quando esse recurso é viável para os lojistas.

Uma das possibilidades é utilizar o adiantamento de valores provenientes de compras parceladas para arcar com despesas mensais, recorrentes ou urgentes, especialmente quando o capital de giro disponível não é suficiente.

Nesses casos, a antecipação de recebíveis se torna uma excelente alternativa para resolver o problema, ainda mais considerando ser uma opção melhor do que os empréstimos bancários. (Lembra que falamos sobre os juros menores? Essa condição entra como um bom argumento).

É importante também esclarecer para os seus clientes a importância de ter um bom controle financeiro quando se antecipa valores, lembrando de registrar que esses pagamentos não estarão disponíveis nas datas de liberação original.

Assim, a antecipação de recebíveis deve entrar na contabilização mensal da empresa como as outras movimentações.

Vale a pena oferecer a antecipação de recebíveis on-line para os seus clientes?

De acordo com o levantamento feito pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) e divulgado em matéria no site UOL, os brasileiros estão utilizando cada vez mais cartões para o pagamento de suas compras.

Em 2018, houve um crescimento de 14,5%, correspondendo a R$ 1,55 trilhão em transações. Somente na função crédito foram R$ 965,5 bilhões, um aumento de 14,6%. As compras on-line com essa mesma forma de pagamento atingiram 20% dos gastos dos consumidores.

Ainda segundo a associação, para 2019 foi ano de mais crescimento, chegou a de 18,7%, ultrapassando R$ 1,15 trilhão só no cartão de crédito.

Considerando esses números, é possível ter uma boa noção de quanto em compras parceladas os lojistas têm parado.

Essa constatação reforça por que oferecer antecipação de recebíveis é uma excelente oportunidade de negócio. Se de um lado a solução resolve o problema dos seus clientes, de outro aumenta o faturamento da sua empresa, bem como estreita o relacionamento comercial entre vocês.

Antecipação de recebíveis na prática com a Zoop?

O maior objetivo da Zoop é que você possa oferecer aos seus clientes os mais variados serviços financeiros, aproveitando todo o conhecimento que tem sobre os seus negócios.

Para isso, possibilitamos que Marketplaces, ERPs, Empreendedores e outros tipos de negócios construam suas próprias soluções de pagamentos integradas para ajudá-los a crescer, criando uma fintech de pagamentos dentro da própria operação.

Assim, é possível gerenciar o fluxo transacional e gerar novas receitas através de serviços de conta digital, splits de pagamento e antecipação de recebíveis também.

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