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O que é API de pagamento? Como funciona e por que utilizar?

Publicado em 28 de maio de 2020 por Redação Zoop
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Saber o que é API de pagamento é uma forma de acrescentar soluções financeiras ao seu portfólio de serviços e, com isso, tornar a sua empresa mais interessante para potenciais clientes e competitiva.

Sobre isso, vale destacar que os e-commerces seguem se aprimorando. Entretanto, pequenas e médias empresas ainda buscam soluções de pagamentos, integrando-se com interfaces de terceiros.

Esse formato não oferece a melhor experiência para o consumidor final, condição que, consequentemente, gera menores taxas de conversão.

Buscando resolver esse desafio, vêm surgindo no mercado cada vez mais APIs de pagamento, que são recursos tecnológicos que ajudam a otimizar esse processo.

Explicando de forma resumida o que é API de pagamento, podemos dizer que é uma solução que possibilita que dois pontos distintos se comuniquem. 

Existem APIs para as mais diversas funcionalidades, tais como API para banco digital, API Open Banking, API de cobrança, API de segurança, entre outras aplicações.

Na prática, as APIs facilitam o cotidiano das empresas, e podem significar também uma vantagem em relação à concorrência.

Com esse recurso é possível, por exemplo, automatizar diferentes processos que antes eram feitos de forma manual, dando mais controle sobre o fluxo de pagamento do negócio e oferecer uma experiência de compra mais personalizada.

Mas, de forma completa, o que é uma API de pagamento? Como funciona? Quais são os benefícios para o sistema de pagamentos da sua empresa?

Continue a leitura deste artigo e confira a resposta para essas e outras perguntas sobre o tema.

O que é API de pagamento?

Uma API, sigla para Application Programing Interface, consiste em uma série de instruções e padrões de programação que formam uma interface de acesso a um determinado aplicativo online

As APIs permitem que duas ou mais aplicações distintas “dialoguem” entre si, permutando dados para um determinado objetivo estabelecido antes.

Outra função de uma API, que já pode ser vista como uma vantagem da sua utilização, é automatizar atividades que anteriormente eram feitas manualmente por colaboradores da empresa, ou por meio de soluções tecnológicas não integradas.

Dito isso, a definição sobre o que é API de pagamento pode ser: instruções de programação voltadas para soluções financeiras, de modo que possa ser inserida em uma plataforma que não necessariamente é nativa desse setor, por exemplo, uma voltada para vendas online (e-commerce)

Qual a função de uma API de pagamento na integração de e-commerces e lojas?

Com a explicação sobre o que é API de pagamento finalizada, é interessante que você saiba também que muitas dessas aplicações são criadas para eliminar as barreiras entre o mundo físico e o mundo virtual no que se refere a compras, reduzindo as experiências frustradas. 

Por exemplo, às vezes um cliente quer comprar algo em uma loja, mas o produto está fora de estoque. Contudo, isso não precisa ser um problema quando os itens do e-commerce podem ser adquiridos com um clique.

Assim, uma API de pagamento para e-commerce pode unificar as formas de compra físicas e virtuais.

Ou seja, os clientes podem adquirir o produto via e-commerce quando não o acham na loja física, e ele pode ser entregue direto em domicílio posteriormente.

E o ideal é que não seja necessário desenvolver um app para criar essa conexão entre estoque online, frente de caixa e hardware offline: basta usar a plataforma de e-commerce enviar as solicitações de pagamento para o terminal.

Onde mais é possível aplicar uma API de pagamento?

Mas após saber o que é API de pagamento, você deve estar se perguntando em quais locais essa tecnologia pode ser aplicada, certo?

Pois saiba que não são apenas lojas e e-commerces que podem se beneficiar de uma API de pagamento. Há vários outros sistemas e segmentos que podem aplicar rotinas de recebimento também e tirar muitas vantagens delas — por exemplo, ERPs.

Há, além deste, diversos outros exemplos em que uma API pode ser usada. Para isso, é preciso ter acesso aos padrões de programação liberados pela empresa que a criou. 

Dessa forma, basta realizar o processo de integração, o qual, comumente, é simples de ser concluído e, em geral, conta com o suporte da fornecedora da solução.

Quais são os benefícios de uma API de pagamento?

Usar uma API de pagamento é uma maneira de tornar processos corporativos mais fáceis e rápidos, trazendo muitos benefícios para o negócio. Entre alguns deles podemos citar estão:

  • agregar valor;
  • diminuir custos;
  • otimizar funções;
  • reduzir erros.

Agregar valor

Oferecer inúmeros meios de pagamento ao cliente é uma forma de agregar valor à sua empresa, pois ele se sentirá mais confortável para escolher como quer pagar pela compra.

Por exemplo, ele terá a chance de fazer pagamento por boleto bancário ou cartão de crédito das mais diversas bandeiras. Essas alternativas ajudam também a fidelizar clientes.

Aqui, vale destacar um dado apontado no nosso Relatório Tendências 2022, o qual revelou que 80% dos consumidores que não encontraram o meio de pagamento que queriam deixaram de concluir um pedido.

Diminuir gastos

Se desenvolver toda uma plataforma de pagamentos é um processo complicado e que exige muitos recursos financeiros, humanos e tempo, por outro lado, usar uma API de pagamento é uma forma de usufruir de métodos automatizados, sem precisar realizar todos esses investimentos.

Assim, se torna necessário fazer somente a integração à sua plataforma, como já mencionamos aqui. Esse processo tende a ser rápido e fácil de ser concluído.

Otimizar funções

Como a API de pagamento faz as cobranças de forma automatizada, ela também ajuda a otimizar essa tarefa.

Dessa forma, os funcionários que eram dedicados às atividades de cobrança terão mais tempo para outras funções da empresa que podem, inclusive, serem mais direcionadas para o crescimento do negócio.

Reduzir erros

Uma vez que as atividades de cobrança estão automatizadas, reduz-se a quantidade de interações humanas, diminuindo também a incidência de erros. Isso acarreta uma maior produtividade e economia de recursos para resolver problemas.

Como funcionam as configurações da API de pagamento da Zoop?

A API de pagamento Zoop está implementada de acordo com o princípio de design REST. A solução conta com recursos orientados a URLs e com códigos HTTP para indicar possíveis erros.

Para isso, são usadas funcionalidades HTTP nativas, como POST, PUT, GET, DELETE, para operações de leitura e escrita, bem como o modelo básico de autenticação HTTP.

A Zoop suporta chamadas diretas aos recursos da API a partir de outras origens, CORS (Cross-Origin Resource Sharing), permitindo interagir de forma segura com as APIs a partir de aplicações web.

É importante lembrar-se sempre de usar a chave pública nesses casos, deixando a chave secreta para chamadas internas de sistema — as respostas da API estão no formato de dados JSON, incluindo errors.

Para poder navegar por todos os serviços sem preocupação, as contas da Zoop possuem chaves de acesso nos modos de produção (LIVE) e teste (TEST).

Não é possível alternar entre modos, mas basta usar a chave apropriada para executar operações em produção ou ambiente de teste. Chamadas feitas com chaves de teste não são processadas junto a instituições bancárias, facilitando o desenvolvimento.

Como contar com uma API de pagamento agora?

Agora que você compreendeu melhor o que é API de pagamento, como ela funciona e quais são os benefícios para o seu negócio, que tal contar com uma agora? Nós podemos ajudar sua empresa nesse desafio!

A Zoop possibilita que marketplaces, ERPs, empreendedores e outros tipos de negócios passem a gerenciar o fluxo transacional de seus clientes, gerando novas receitas por meio de serviços de contas digitais, split de pagamentos e antecipação de recebíveis.

Com a nossa plataforma white label de pagamentos e serviços financeiros, que conta com tecnologias de captura para maquininhas, boletos e outros meios de pagamentos com sua própria marca, você elimina barreiras regulatórias, reduz custos de desenvolvimento e diminui o tempo de implementação, para a sua empresa continuar crescendo focada no core business.

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