Pagamento

Buy Now, Pay Later: tudo o que você precisa saber sobre essa nova forma de pagamento

Publicado em 18 de julho de 2022 por Redação Zoop
Avalie este post

Buy Now, Pay Later” pode até ser um termo novo para você, mas o conceito dessa forma de pagamento existe há tempos — e nós podemos provar!

Por exemplo, clientes que já realizam compras utilizando o famoso “carnê” sabe bem como funciona a metodologia de comprar um produto e só pagar por ele depois.

Pode ser até mesmo que você ainda faça isso, afinal, o cartão de crédito é uma forma de comprar a prazo, e é difícil encontrar alguém que não tenha um hoje em dia. 

Neste caso também, o cliente adquire um produto ou serviço, mas só começa a pagá-lo quando as parcelas chegam. 

É essa ideia que deu base para uma nova forma de pagamento que está entre as modalidades que mais crescem no mundo: o BNPL ou Buy Now, Pay Later, que em português significa “compre agora, pague depois”. 

Segundo relatório da empresa Worldpay, o BNPL será a escolha de pagamento de cerca de 5,3% das compras online até 2025.

Por isso, o seu nefócio precisa saber mais sobre a forma de pagamento que promete se tornar uma das mais promissoras e procuradas nos próximos anos. Vamos lá!  

Afinal, o que é Buy Now, Pay Later? 

Buy Now, Pay Later nada mais é do que outra forma de pagamento a prazo.

Porém, diferente das outras modalidades que citamos acima, o BNPL não depende de instituições financeiras e nem estabelece limite para compras.

Basicamente, ao optar pelo método de pagamento “compre agora, pague depois”, a pessoa adquire um produto ou serviço, sem precisar pagar por ele à vista ou em uma única parcela (ou de mais vezes, mas com juros). 

Isso porque a solução permite que o comprador faça um pagamento parcelado. No entanto, diferente do cartão de crédito, por exemplo, o BNPL não compromete nenhum limite de compra.  

Além disso, o cliente pode optar por algumas formas de pagamento para quitar as parcelas, como por meio de boletos bancários, transferências e PIX. 

Vantagens do “compre agora, pague depois”

Já deu para entender como o BNPL funciona, não é? Mas ainda existem algumas informações importantes sobre esse método de pagamento que o seu negócio precisa saber.

O primeiro é que, ao oferecer o Buy Now, Pay Later para seus clientes, pode atingir uma parcela de pessoas que muitas vezes não teria como realizar compras parceladas, principalmente no online. 

Esse é o caso, por exemplo, dos desbancarizados, ou seja, pessoas que não possuem conta bancária em instituições financeiras. 

Para se ter uma ideia, segundo o Instituto Locomotiva, 29% da população brasileira era desbancarizada e sub-bancarizada em 2020. Ou seja, quando possui conta em banco, mas não tem acesso aos produtos disponíveis, como os cartões de crédito.

Além disso, o BNPL também tem outra vantagem: o parcelamento da compra pode ser oferecido sem a cobrança de multas e juros (para pagamentos em dia, no prazo acordado). 

Diferente do que pode acontecer com o parcelamento do cartão de crédito, que muitas vezes passa a cobrar juros a partir de poucas parcelas. 

Outro bônus do Buy Now, Pay Later é a flexibilidade da divisão que, a depender do produto, loja e provedor, pode ser de semanas, meses ou anos. 

Ou ainda à vista, mas com prazo, para aqueles que apenas não querem comprometer ou não tem limite em outros métodos de pagamentos.  

Tudo isso pode facilitar a venda e ainda favorecer a saída de produtos/serviços de ticket mais alto, uma vez que permite que clientes que não possuem o valor à vista ou limite suficiente para comprá-lo, possam optar pelo BNPL. 

BNPL, cartão de crédito e crediário: principais diferenças 

Análise de crédito

Para começar, uma grande diferença entre o método de pagamento Buy Now, Pay Later para outras modalidades a prazo é a análise de crédito

Como vimos, são muitos os brasileiros que ainda não possuem contas ativas em bancos e não utilizam os serviços ofertados pelas instituições financeiras, como os cartões de crédito

Em relação ao crediário, esse cenário pode ser ainda pior, afinal, são muitas as etapas de análise de crédito e dificilmente uma pessoa sem vínculo com um banco, por exemplo, conseguiria fazer esse tipo de compra. 

Por outro lado, o BNPL é conhecido principalmente pelo rápido processo para a liberação de crédito, que é feito online, na mesma hora. 

Juros

Muitas pessoas deixam de realizar uma compra por causa dos juros, e o BNPL é uma forma de evitá-lo. 

Ao pagar com cartão de crédito, é possível encontrar algumas opções de parcelamento sem juros, no entanto, o mais comum é que após uma certa quantidade de parcelas essa taxa passe a ser cobrada.

O mesmo vale para o crediário, que também inclui taxas de juros em troca da possibilidade de comprar um produto a prazo

No BNPL, essa é uma vantagem. É possível quitar a dívida pagando por juros bem menores que os praticados nos parcelamentos de cartão ou da própria fatura, desde que o cliente cumpra com as datas de pagamento combinadas. 

Claro, a cobrança pode acontecer em caso de atrasos por alguns provedores, mas a característica principal da modalidade “compre agora, pague depois” é fazer a compra a prazo sem precisar arcar com juros

Limite

Com o BNPL, os clientes não vão deixar de comprar um produto do seu negócio por falta de limite, como pode acontecer com o cartão de crédito, por exemplo. 

Essa é uma vantagem, pois permite que quem já utilizou seus limites disponíveis ou quem não tem um cartão de crédito (como os desbancarizados), possa comprar a prazo. 

Além disso, outro ganho desse método é o parcelamento, que tende a ser bem maior do que os disponibilizados para outras formas de pagamento.

O BNPL pode ser usado por negócios de diferentes nichos e segmentos, como para a venda de móveis, eletrodomésticos e até ingressos, permitindo a compra a prazo, com juros menores e mais tempo para a quitação. 

Associação a instituições 

Por fim, outra diferença entre crediário, cartão de crédito e o BNPL é a necessidade de se associar a uma instituição financeira. 

Enquanto a modalidade de comprar agora e pagar depois não exige que a pessoa seja cliente de nenhum banco ou outras instituições, essa pode ser uma exigência de algumas bandeiras de cartão e das lojas que disponibilizam o crediário. 

Neste último caso, é muito comum que seja exigido até mesmo que a pessoa possua um cartão da loja, para conseguir fazer as compras em “carnê”. 

Portanto, apesar de serem formas de pagamento que facilitam a compra a prazo, dá para perceber que são grandes as diferenças entre as modalidades de pagamento, não é?

Agora seu negócio já sabe o que é o Buy Now, Pay Later e quais as vantagens dessa forma de pagamento. O próximo passo é ficar de olho em nossos conteúdos para ficar por dentro da chegada do BNPL no Brasil! 

Por isso, continue acompanhando o blog da Zoop e descubra as principais tendências de pagamentos para utilizar em seu negócio. 

Avalie este post
Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo