O que é pagamento in-app? 3 vantagens desse tipo de compra
Você sabe o que é pagamento in-app? O recurso é uma excelente oportunidade para monetizar o uso de aplicativos de forma eficiente e estratégica.
A ideia é oferecer produtos e serviços enquanto os usuários navegam e disponibilizar transações no próprio sistema do app.
Quer uma pista para entender como o modelo de negócio é rentável? Dados da Invec Pro mostram que compras in-app representam 48,2% dos lucros de aplicativos que usam o recurso. Outras opções, como campanhas de anúncios (14%) e downloads pagos de apps (37.8%) ficam para trás.
Apesar da rentabilidade, poucos incorporam o pagamento in app. Afinal, o mesmo estudo da Invec Pro aponta que apenas 5% dos usuários gastam com a funcionalidade.
Os dados mostram como esse nicho de vendas ainda tem muito espaço para crescer, e que gestores de aplicativos perdem a chance de impulsionar a receita com novas soluções para seus negócios.
Para te ajudar a se tornar parte do seleto grupo que conhece o pagamento in app e aproveita suas potencialidades, preparamos este conteúdo.
Continue a leitura e entenda melhor o que é pagamento in-app, como funciona a solução na prática e quais são as vantagens de investir na ferramenta.
O que é pagamento in-app?
O pagamento in-app (compra in-app ou in-app purchase) é uma forma de adquirir produtos ou serviços extras para melhorar a experiência do usuário com um aplicativo. O recurso realiza as transações no próprio sistema dos apps e recebe uma série de benefícios em troca.
Essa forma de monetização é comum em apps de games. Nesse caso, os usuários compram “vidas” ou aumentam a capacidade da “barra de dano” para melhorar a performance enquanto jogam.
Além disso, compram upgrades para tornar a personagem do game mais forte, desbloquear fases e muito mais.
Para entender melhor o que é pagamento in-app, confira diversas formas de aplicá-lo na prática:
- Assinaturas: esse é o caso de planos de assinatura para acesso a conteúdos extras ou a novas funcionalidades de um aplicativo. O Spotify, por exemplo, oferece novos recursos e dispensa a veiculação de anúncios para seus assinantes.
- Consumíveis: implementação de pagamento in-app para adquirir produtos ou serviços para utilização única. É o caso de conteúdos extras de games, que já explicamos, ou a aquisição de moedas virtuais em um aplicativo.
- Não-consumíveis: quando compramos funcionalidades e upgrades de forma definitiva, que não se esgotam ou não dependem de renovação de assinatura. Um exemplo famoso são os filtros adicionais em apps de fotos.
3 vantagens do pagamento in-app
Confira as 3 principais vantagens do pagamento in-app:
- o cliente paga apenas por aquilo que efetivamente consome;
- expansão e aprimoramento da experiência do usuário com novas funcionalidades;
- expectativa de conhecer o produto antes de pagar por upgrades.
Uma das principais vantagens do pagamento in-app é a disponibilidade de uma versão gratuita para que o usuário navegue de forma experimental. Essa é uma excelente maneira de conhecer melhor os recursos, interfaces e funcionalidades antes de tomar uma decisão.
Por outro lado, caso haja cobrança pelo aplicativo na loja, os usuários provavelmente perderiam a chance de conhecer a solução e entender a sinergia com a demanda do momento.
Portanto, o método de cobrança no aplicativo permite, primeiro, aproximar o usuário para uma amostra grátis para que, com o tempo, ele tome decisões de compra de forma recorrente.
Como funciona o pagamento in-app?
Quer aprender como funciona o pagamento in-app na prática? Veja um passo a passo simples:
- o usuário faz o download do aplicativo;
- enquanto navega, encontra recursos extras ou upgrades de planos que deseja adquirir;
- seleciona a opção de compra e vai para a página de checkout;
- o usuário define o meio de pagamento e finaliza o processo;
- agora, usufrui da funcionalidade que adquiriu.
Nesse sentido, é fundamental que o app ofereça uma estrutura de pagamento simples, ágil, segura e completa para incentivar o usuário a fechar negócio com confiança e velocidade.
Para colocar os pagamentos em prática, há duas soluções. A primeira é por meio da integração com a loja virtual (Google Play ou Apple Store) que disponibiliza o app.
Entretanto, esse método cobra taxas bem salgadas e tira a autonomia do app no gerenciamento da transação.
O segundo caso é por meio da integração com um gateway de pagamento. Aqui, o aplicativo tem mais autonomia para gerir as cobranças. Caso o app conte com uma plataforma white label, é possível customizar todo o processo de checkout com a identidade visual da marca.
Como implementar pagamento in-app?
Não sabe como implementar pagamento in-app no seu aplicativo? Que tal contratar uma plataforma de pagamento que coloque a experiência do cliente em primeiro lugar?
Uma ferramenta que oferece simplicidade e conveniência para a concretização da transação transmite segurança e credibilidade ao usuário e fornece opções de pagamento diversas, como:
- Pix;
- cartão de crédito e débito;
- boleto bancário;
- carteiras digitais.
Afinal, quanto mais opções de pagamento, maiores são as chances de o usuário efetivamente fechar negócio.
Se você procura por uma solução que reúna todas essas características, é hora de conhecer o Zoop Payments.
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Entendeu o que é pagamento in-app e quer ampliar seus conhecimentos sobre o que há de mais moderno quanto a pagamentos on-line ou em lojas físicas? Então acompanhe o blog da Zoop! Até a próxima!
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