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    O que é pagamento in-app? 3 vantagens desse tipo de compra

    12 de agosto de 2024
    Por Redação
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    Você sabe o que é pagamento in-app? O recurso é uma excelente oportunidade para monetizar o uso de aplicativos de forma eficiente e estratégica.

    A ideia é oferecer produtos e serviços enquanto os usuários navegam e disponibilizar transações no próprio sistema do app.

    Quer uma pista para entender como o modelo de negócio é rentável? Dados da Invec Pro mostram que compras in-app representam 48,2% dos lucros de aplicativos que usam o recurso. Outras opções, como campanhas de anúncios (14%) e downloads pagos de apps (37.8%) ficam para trás.

    Apesar da rentabilidade, poucos incorporam o pagamento in app. Afinal, o mesmo estudo da Invec Pro aponta que apenas 5% dos usuários gastam com a funcionalidade.

    Os dados mostram como esse nicho de vendas ainda tem muito espaço para crescer, e que gestores de aplicativos perdem a chance de impulsionar a receita com novas soluções para seus negócios.

    Para te ajudar a se tornar parte do seleto grupo que conhece o pagamento in app e aproveita suas potencialidades, preparamos este conteúdo. 

    Continue a leitura e entenda melhor o que é pagamento in-app, como funciona a solução na prática e quais são as vantagens de investir na ferramenta.

    O que é pagamento in-app?

    O pagamento in-app (compra in-app ou in-app purchase) é uma forma de adquirir produtos ou serviços extras para melhorar a experiência do usuário com um aplicativo. O recurso realiza as transações no próprio sistema dos apps e recebe uma série de benefícios em troca.

    Essa forma de monetização é comum em apps de games. Nesse caso, os usuários compram “vidas” ou aumentam a capacidade da “barra de dano” para melhorar a performance enquanto jogam.

    Além disso, compram upgrades para tornar a personagem do game mais forte, desbloquear fases e muito mais.

    Para entender melhor o que é pagamento in-app, confira diversas formas de aplicá-lo na prática:

    • Assinaturas: esse é o caso de planos de assinatura para acesso a conteúdos extras ou a novas funcionalidades de um aplicativo. O Spotify, por exemplo, oferece novos recursos e dispensa a veiculação de anúncios para seus assinantes.
    • Consumíveis: implementação de pagamento in-app para adquirir produtos ou serviços para utilização única. É o caso de conteúdos extras de games, que já explicamos, ou a aquisição de moedas virtuais em um aplicativo.
    • Não-consumíveis: quando compramos funcionalidades e upgrades de forma definitiva, que não se esgotam ou não dependem de renovação de assinatura. Um exemplo famoso são os filtros adicionais em apps de fotos.

    3 vantagens do pagamento in-app

    Confira as 3 principais vantagens do pagamento in-app:

    1. o cliente paga apenas por aquilo que efetivamente consome;
    2. expansão e aprimoramento da experiência do usuário com novas funcionalidades;
    3. expectativa de conhecer o produto antes de pagar por upgrades.

    Uma das principais vantagens do pagamento in-app é a disponibilidade de uma versão gratuita para que o usuário navegue de forma experimental. Essa é uma excelente maneira de conhecer melhor os recursos, interfaces e funcionalidades antes de tomar uma decisão.

    Por outro lado, caso haja cobrança pelo aplicativo na loja, os usuários provavelmente perderiam a chance de conhecer a solução e entender a sinergia com a demanda do momento.

    Portanto, o método de cobrança no aplicativo permite, primeiro, aproximar o usuário para uma amostra grátis para que, com o tempo, ele tome decisões de compra de forma recorrente.

    Como funciona o pagamento in-app?

    Quer aprender como funciona o pagamento in-app na prática? Veja um passo a passo simples:

    1. o usuário faz o download do aplicativo;
    2. enquanto navega, encontra recursos extras ou upgrades de planos que deseja adquirir;
    3. seleciona a opção de compra e vai para a página de checkout;
    4. o usuário define o meio de pagamento e finaliza o processo;
    5. agora, usufrui da funcionalidade que adquiriu.

    Nesse sentido, é fundamental que o app ofereça uma estrutura de pagamento simples, ágil, segura e completa para incentivar o usuário a fechar negócio com confiança e velocidade.

    Para colocar os pagamentos em prática, há duas soluções. A primeira é por meio da integração com a loja virtual (Google Play ou Apple Store) que disponibiliza o app. 

    Entretanto, esse método cobra taxas bem salgadas e tira a autonomia do app no gerenciamento da transação.

    O segundo caso é por meio da integração com um gateway de pagamento. Aqui, o aplicativo tem mais autonomia para gerir as cobranças. Caso o app conte com uma plataforma white label, é possível customizar todo o processo de checkout com a identidade visual da marca.

    Como implementar pagamento in-app?

    Não sabe como implementar pagamento in-app no seu aplicativo? Que tal contratar uma plataforma de pagamento que coloque a experiência do cliente em primeiro lugar?

    Uma ferramenta que oferece simplicidade e conveniência para a concretização da transação transmite segurança e credibilidade ao usuário e fornece opções de pagamento diversas, como:

    Afinal, quanto mais opções de pagamento, maiores são as chances de o usuário efetivamente fechar negócio.

    Se você procura por uma solução que reúna todas essas características, é hora de conhecer o Zoop Payments.

    Saiba tudo sobre o Zoop Payments e como impulsionar o sistema de cobranças no seu aplicativo:

    Nossa plataforma white label é facilmente implementável na estrutura do seu app, uma vez que o sistema já vem pronto e aberto para customizações de acordo com as especificidades do software.

    Potencialize receitas, configure planos de cobrança personalizados e firme parcerias com as principais bandeiras de cartões.

    O que você está esperando para dar um Zoop no seu aplicativo? Converse com um dos nossos consultores agora mesmo.

    Entendeu o que é pagamento in-app e quer ampliar seus conhecimentos sobre o que há de mais moderno quanto a pagamentos on-line ou em lojas físicas? Então acompanhe o blog da Zoop! Até a próxima!

     

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