Com toda a certeza você deve saber o que é Pix, não é mesmo? Desde o seu lançamento em novembro de 2020, o sistema de pagamentos instantâneo criado pelo Banco Central (Bacen) tem conquistado cada vez mais adeptos e ganhado novas funcionalidades.

Para você ter uma noção da atual adesão do Pix, dados do órgão regulador citados em uma matéria do site The Bizness/The News, mostraram que já existem quase 500 milhões de chaves cadastradas, sendo que 95% são de pessoas físicas.

Desde que iniciou suas operações, o Pix já foi responsável por mais de 25 bilhões de transações financeiras, o que dá uma média de 90 milhões de operações diárias e mais de R$ 12 trilhões movimentados.   

É certo que no começo esse sistema era visto muito mais como uma forma de transferir valores entre pessoas do que como um meio de pagamento propriamente dito. Porém, ao longo do tempo, esse cenário mudou.

Ainda de acordo com a mesma reportagem, as transações P2B passaram de 600 mil no mês de lançamento do Pix para mais de 55 milhões em setembro de 2022.

Duas principais razões embasam esse crescimento: uma delas é que cada vez mais pessoas estão preferindo o Pix como meio de pagamento, a outra é que o número de estabelecimentos comerciais que estão aceitando essa solução também está aumentando.

E no que se refere aos bancos, hoje, aproximadamente 800 instituições financeiras já participam desse sistema e o oferecem aos seus correntistas.

A boa notícia sobre isso é que a sua empresa, ainda que não seja nativa do mercado financeiro, também pode oferecer essa solução para os seus clientes e parceiros de negócio. De que forma? Utilizando uma plataforma Banking as a Service.

Siga a leitura deste artigo e confira, agora, o que é o Pix em uma solução desse tipo e como implementar esse serviço no seu negócio.

O que é Banking as a Service (BaaS)?

Para falarmos sobre o que é Pix em uma plataforma Banking as a Service precisamos, primeiro, explicar no que consiste essa solução, concorda?

Banking as a Service, ou simplesmente BaaS, é uma ferramenta que permite que qualquer empresa, independentemente do segmento, comece a oferecer aos seus clientes e parceiros serviços e produtos financeiros com a própria marca.

De forma prática, significa que a companhia consegue criar o próprio banco digital, com todas as funcionalidades características desse tipo de negócio, tais como conta digital e cartão pré-pago, e tudo levando o nome da sua empresa.

Neste momento você deve estar pensando quais podem ser as vantagens de incluir uma oferta desse modelo ao seu portfólio de soluções, não é mesmo?

Um dos benefícios do Banking as a Service é que oferecer serviços financeiros de um banco personalizados, com a marca da sua empresa, é um potente diferencial competitivo

Outra vantagem é que, por não ser necessário se desviar do seu core business, com o BaaS você consegue gerar uma nova fonte de receita para o seu negócio, a qual é originária da cobrança de taxas e tarifas dos clientes pelo uso dos produtos.

Somando a tudo isso, ainda há o potencial para aumentar o poder de atração da sua companhia e a taxa de fidelização, por oferecer aos seus clientes e parceiros serviços financeiros personalizados que resolvem suas dores pontualmente — por isso, mais aderentes.

Entenda um pouco mais sobre o que é Banking as a Service (BaaS) assistindo a este vídeo:

Como o Banking as a Service funciona?

Mais um ponto que você precisa saber antes de entender o que é Pix dentro de uma plataforma BaaS é como essa ferramenta funciona.

O Banking as a Service funciona por meio de APIs, sigla para o termo em inglês Application Programing Interface

As APIs para banco digital comumente são oferecidas por fintechs, como a Zoop, e consistem em um conjunto de instruções de programação que permitem a comunicação entre diferentes pontos.

Explicando de uma maneira simplificada, ao adquirir uma API para BaaS a sua empresa estará recebendo toda a tecnologia necessária para o desenvolvimento de produtos e serviços financeiros, necessitando apenas parametrizar de acordo com as regras de funcionamento do seu negócio.

Mas além de não ser necessário se preocupar com o desenvolvimento das soluções do zero, toda a parte regulatória exigida para atuar nesse setor também estará devidamente resolvida — especialmente se a plataforma Banking as a Service for da Zoop.

 

O que é Pix em uma solução Banking as a Service?

Com tudo isso em mente, fica bem mais fácil entender o que é Pix em uma solução Banking as a Service.

O Pix em uma plataforma BaaS consiste na inclusão do sistema de pagamentos instantâneo à oferta de produtos e serviços financeiros criada pela sua empresa

Ou seja, além da possibilidade de oferecer uma conta digital com funções como consulta de saldos, extratos e movimentação de valores, você também poderá entregar para o seu público a opção de utilizarem o Pix, melhorando ainda mais a experiência financeira dos seus clientes e parceiros de negócios.

Dica! Aproveite que está aqui e baixe agora mesmo este e-book exclusivo:

O Pix da Zoop e as melhores experiências de pagamentos

Quais as vantagens do Pix em relação a outros meios de pagamentos?

Agora que ficou claro como funciona o Pix em uma plataforma Banking as a Service, conhecer as vantagens desse sistema, em comparação a outros meios de pagamento, pode ajudar na sua tomada de decisão sobre incluí-lo ou não ao seu portfólio de produtos e serviços financeiros personalizados.

Do ponto de vista de quem utiliza o Pix, alguns dos principais benefícios são:

  • praticidade;
  • agilidade;
  • segurança (por não precisar informar dados bancários).

 

Já para quem oferece, o Pix é vantajoso, pois:

  • fomento a compras não programadas, aumentando a lucratividade do negócio;
  • custos operacionais reduzidos, especialmente quando comparado a meios de pagamento como cartão de crédito;
  • recebimento do valor da venda em menos tempo — na Zoop a liquidação é em D+1, o que significa um dia após a operação ter sido realizada.

Como a Zoop pode ajudar você com o Pix e com o BaaS?

Após saber o que é Pix em uma plataforma Banking as a Service, só resta descobrir como trazer tudo isso para a sua empresa, concorda?

Na Zoop você conta com o Zoop Banking, plataforma Banking as a Service (BaaS) 100% personalizável para empresas que buscam oferecer a experiência de um banco digital aos seus clientes.

Com essa solução você cria, oferece e opera serviços financeiros que levam a marca do seu negócio.

Por meio das APIs do Zoop Banking a sua empresa passa a ter um banco digital completo para:

  • abertura de conta digital PF e PJ;
  • transferências via TED;
  • Pix
  • pagamento de contas diversas;
  • saques nas redes Banco24Horas;
  • cartão pré-pago e muito mais.

Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas e confira como ter o seu próprio banco digital com a ajuda do Zoop Banking!

 

Conheça nossas soluções!

Crie, ofereça e opere serviços financeiros próprios com a Zoop.

Enviar

Avalie este post

Se informe com a Zoop!

Se inscreva na nossa newsletter e receba os nossos conteúdos.