7 de outubro de 2019

Você já deve ter visto esse desenho em diversos lugares. Mas você sabe ao certo o que é QR Code, para que serve, em quais casos pode ser utilizado e como ele pode ajudar a sua empresa a fazer e receber pagamentos?

Esse sistema de códigos não é uma tecnologia nova e, apesar de ainda não ter sido muito explorada aqui no Brasil para essa função, tem tudo para fazer uma verdadeira revolução na maneira como os clientes finalizam suas compras.

Veja, agora, como ele pode ajudar a sua empresa a faturar mais!

O que é QR Code?

Para começar a explicar o que é QR Code, podemos compará-lo aos códigos de barra utilizados nos supermercados que, ao serem lidos no caixa, geram informações sobre os produtos que estão sendo comprados.

Apesar de a proposta ser a mesma — armazenar informações variadas — uma das diferenças entre eles fica por conta da representação gráfica: enquanto o código de barras é formado por uma série de faixas acompanhadas por números, o QR Code é constituído por caracteres decodificados em uma imagem quadrada.

Outro ponto que os difere é que o QR Code é 2D e contém informações tanto horizontal quanto verticalmente (o código de barras somente horizontal). Além disso, ele dispõe de alta capacidade para armazenar dados e informações.

Como surgiu a tecnologia do QR Code

Abreviação de Quick Response Code (Código de Resposta Rápida), o QR Code foi criado em 1994, pela empresa japonesa Denso-Wave. A ideia original era atender a indústria de automóvel do Japão permitindo, através desse código, catalogar de maneira mais rápida as peças na linha de produção.

Mas em 2003, essa tecnologia passou a ser utilizada também em celulares, pois se notou que mesmo os que contavam com câmeras de baixa resolução conseguiam fazer a leitura do código. Com isso, abriram-se novas possibilidades para a sua aplicação.

Hoje, por exemplo, ele é muito utilizado no mercado publicitário, que usa da tecnologia em diversas campanhas, inclusive, para gerar conteúdos e descontos exclusivos para os clientes. No entanto, é para a realização de pagamentos instantâneos que o QR Code vem se destacando cada vez mais.

Como funciona o QR Code?

O funcionamento do QR Code é bem simples, basta posicionar a câmera do celular no código e fazer a leitura.

De modo geral, a maioria dos celulares atuais já fazem a leitura automaticamente. Quando isso não acontece, o usuário pode habilitar a câmera ou instalar um aplicativo próprio compatível com o aparelho.

Quem pretende gerar um QR Code também não encontra grandes dificuldades. Por ser uma tecnologia livre e altamente acessível, em sites como o Kaywa QR Code é possível criar o código bidimensional para diferentes finalidades.

QR Code por si só é apenas uma forma padronizada de armazenar e consumir informação. Com ele você pode armazenar praticamente qualquer tipo de informação.

Em comparação, QR Code permite armazenar muito mais informações que um código de barras. Um código de barras padrão Febraban por exemplo, consegue armazenar até 44 dígitos, já um QR Code pode armazenar até 7089 dígitos, 4296 caracteres ou 2953 bytes.

O uso do QR Code como forma de pagamento pelo mundo

Agora que ficou mais claro o que é QR Code e sua praticidade, talvez você deva estar se perguntando porquê não utilizá-lo para receber os pagamentos dos seus clientes.

Na China essa já é uma prática bastante comum. Lá, mesmo sendo o país onde o dinheiro em papel foi inventado, ele está sendo deixado de lado. Mesmo os comércios mais simples, incluindo os produtores rurais, se valem da tecnologia, especialmente do QR Code, como meio de pagamento.

Por trás dessa revolução estão as fintechs, que oferecerem cada vez mais soluções financeiras acessíveis e práticas para a população que, do outro lado, aceitam com grande facilidade todas essas inovações.

Os pagamentos realizados de forma digitalizada é tão forte no país que restaurantes, estações de metrô, gorjetas e até esmolas (acredite), são feitos via QR Code.

Além da China, outros países já fazem amplo uso como a Índia e outros países vem desenvolvendo seus próprios padrões como a República Tcheca, Eslováquia e Cingapura.

Como os meios de captura por aproximação podem mudar a indústria de pagamentos no Brasil

Entendendo mais sobre o que é QR Code, também fica claro perceber que ele ainda não é tão comum no Brasil como na China, porém, tudo indica que isso pode estar com os dias contados.

Isso porque, entre os meios de pagamentos instantâneos um pouco mais aceitos e utilizados atualmente está o NFC (Near Field Communication), que é a forma de pagamento feita por aproximação. Disponível em cartões e dispositivos móveis que permitem essa tecnologia, basta o cliente aproximá-los da maquininha para quitar seu débito.

Mesmo com a facilidade, a utilização deste meio ainda é muito baixa e poucos cartões são emitidos com essa tecnologia. Além disso, ainda é bastante comum no Brasil as pessoas fazerem pagamentos em dinheiro ou via boleto, comparecendo às filas dos bancos e lotéricas para isso.

No entanto, vale ressaltar que envolve uma maior camada de segurança do que os, mesmo em alguns casos sem a necessidade de informar senhas, dado que todas as informações passadas entre dispositivos e máquinas tradicionalmente serão criptografadas.

Em razão disso, por comparação com o NFC, vem a aposta do QR para liderar a adoção de usuários no terreno dos pagamento instantâneos, pelo seguinte cenário:

  1. Muitas empresas ainda não disponibilizam o pagamento por aproximação aos clientes;
  2. A maioria dos mercado consumidor no Brasil não tem acesso à celulares com NFC, pois está mais presente em celulares de ponta que custam na faixa dos R$ 3 mil, ou seja, incompatível com a renda da maioria. Já o QR code é mais democrático, pois roda em celulares mais populares.
  3. Emitir cartões NFC é mais caro (R$ 15 a R$ 20 por unidade fabricada) para as empresas do que disponibilizar um aplicativo com QR code para os consumidores.

Assim, mais fácil o caminho da mais rápida adoção do QR Code frente ao NFC.

Sobre à questão cultural dos boletos, filas de banco e de outros pagamentos presenciais, os pagamentos instantâneos também poderão ter uma maior adoção, uma vez que os consumidores mais jovens tendem a adotar tecnologias que tornem mais convenientes as compras do dia a dia.

Prova disso é que grandes bancos estão no movimento de reduzir o número de agências, pois cada vez mais pessoas preferem acessar serviços financeiros pelos canais de atendimento digitais, em detrimento dos presenciais.

QR Code como melhor alternativa de pagamento instantâneo

Por todos esses pontos, o QR Code vem se tornando a melhor alternativa, especialmente entre as fintechs. Muito mais simples e acessível, ele vem ganhando cada vez mais espaço entre os pagamentos instantâneos.

Para as empresas que o oferecem o custo é baixo e não há necessidade de trocar sistemas de cartões, por exemplo, bastando ter um aplicativo que gere os QR Codes.

Ifood, Rappi e Americanas.com são algumas empresas que já oferecem essa forma de pagamento como opção aos clientes. Como a tecnologia não necessita de hardwares para capturar as transações, pode atender tanto pagamentos on-line, quanto pagamentos presenciais sem qualquer dificuldade.

Necessitando apenas de um celular para que o cliente consiga utilizá-lo, a expectativa é que o QR Code ganhe cada vez mais espaço no Brasil, expandindo sua utilização não apenas para venda de produtos e serviços, mas também em transportes públicos.

Neste vídeo da Band Jornalismo é possível entender melhor essa expansão:

Ou seja, entender melhor o que é o QR Code abre a possibilidade para que a sua empresa ofereça mais uma forma de pagamento instantâneo ampliando, assim, seu canais de atendimento.

Mas existem outras tecnologias que podem ser atreladas ao código e usadas a favor da sua empresa. Dentro da nossa plataforma whitelabel de serviços financeiros, por exemplo, temos um modelo de pagamento em que o lojista cobra pela venda e recebe o dinheiro em uma conta digital.

Esse saldo pode ser utilizado por ele de diversas maneiras: para pagar um fornecedor, transferir valores para um terceiro ou até mesmo fazer uma compra com um serviço por aplicativo que usa QR Code.

Acreditamos que o QR Code é uma grande evolução, porém, sozinho, se torna apenas mais uma opção de pagamento instantâneo. Por isso, buscamos desenvolver maneiras diversas de movimentar o seu dinheiro e que tornem o QR Code um meio prático de recebimento e, consequentemente, uma transação mais rápida e segura para você e para os seus clientes!

Como implementar QR Code para realização de pagamentos

Na prática, hoje quando falamos de QR Code em pagamentos, estamos utilizando como simples forma de compartilhar informações referentes ao pagamento como por exemplo um número de conta.

Digamos que você tenha um sistema integrado com a plataforma Zoop, queira oferecer QR Code como forma de pagamento. Nesse contexto, alguns caminhos são possíveis:

  • Colocar apenas um identificador do estabelecimento comercial
  • Para acelerar o processo, você pode incluir mais informações como o valor da compra, texto de descrição do produto vendido.

Exemplo:

  • Uma transação um Almoço Executivo de 100 reais para o estabelecimento comercial registrado no seu sistema com o código 000000000001 poderia ser transformada em um código dessa forma
    `EC:000000000001;V:10000;M:Almoço Executivo`
  • Se transforma em um QR Code assim:

qr code

Após identificado o cliente, você pode utilizar um cartão previamente tokenizado ou uma transferência peer-to-peer caso sua plataforma permita realizar a cobrança.

Como gerar um QR code

Caso você esteja pretendendo desenvolver um sistema, você pode usar uma das muitas bibliotecas preparadas para criar QR Codes e integrar em seu sistemas.

Alguns exemplos são:

Usando o QR Code para escalar seu negócio

Sua empresa precisa aumentar o faturamento e escalar a rentabilidade, mas você não ainda sabe qual estratégia adotar? Muitas delas envolvem barreiras burocráticas que só aumentam riscos e incertezas no projeto.

Mas, aqui vai uma boa notícia: agora, sua empresa pode construir suas próprias soluções de pagamentos integradas para ajudar seus clientes a crescerem, criando uma fintech de pagamentos dentro da própria operação.

A Zoop possibilita que Marketplaces, ERPs, Empreendedores e vários outros tipos de negócios passem a gerenciar o fluxo transacional de seus clientes, gerando novas receita através de serviços de contas digitais, splits de pagamento e antecipação de recebíveis.

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Gustavo Gawryszewski, Economista, MBA pela FGV e Mestrando em Economia pela UCAM. Tem mais de 17 anos atuando na interseção entre Marketing, Tecnologia e Economia. Atualmente é Gerente de Marketing de Produto na Zoop.