Pagamento integrado e não integrado: quais as diferenças, vantagens e desvantagens?
Pagamento integrado é aquele que se conecta, automaticamente, ao um sistema de gestão financeira e/ou de vendas. Seguindo esse princípio, o pagamento não integrado é aquele que exige a entrada de informações de forma manual em algum sistema de controle.
A própria definição dos conceitos já dá uma boa ideia do quanto o uso do pagamento integrado contribui e facilita o dia a dia de uma empresa, concorda?
Dependendo do volume de vendas, é praticamente impossível lançar manualmente tudo o que foi vendido. Além de demandar muito tempo, o risco de erros é enorme e pode comprometer seriamente a saúde financeira do negócio.
Por outro lado, ter todos os meios de pagamentos conectados a um sistema próprio para isso confere muito mais segurança no processo e ajuda a escalar a empresa.
Confira, neste artigo, detalhes sobre o que é pagamento integrado, as diferenças quando comparado ao pagamento não integrado, vantagens e desvantagens dessa solução e muito mais!
O que é o pagamento integrado? E pagamento não integrado?
Conforme explicado anteriormente, pagamento integrado é quando há a conexão automática entre o meio de captura de pagamento e o sistema de gestão financeira utilizado pela empresa.
Por exemplo, é utilizar uma máquina de cartão como forma de recebimento e, a cada transação realizada, ter as informações sobre a venda inseridas automaticamente no software de controle.
Por outro lado, o pagamento não integrado faz o processo inverso. Ou seja, ele não tem qualquer ligação com a solução de gestão e controle utilizada pelo negócio.
Nesse caso, a cada venda realizada com a máquina de cartão, ou com outro meio de captura, precisa ser lançado manualmente, um a um, no sistema usado.
Dica de leitura: “Como escolher a melhor máquina de cartão White Label?”
Qual a principal diferença entre pagamento integrado e não integrado?
A definição de pagamento integrado e de pagamento não integrado, por si só, já mostra qual é a principal diferença entre um e outro, que é: enquanto o primeiro está vinculado a um sistema, o segundo funciona de forma isolada.
Sobre isso, é bem importante destacarmos o processo de transformação digital pelo qual as empresas estão passando.
Com a evolução dos setores e a mudança de comportamento dos clientes, processos que antes eram feitos de forma manual se tornaram praticamente inviáveis sem o uso da tecnologia.
A ideia é não apenas otimizar atividades corriqueiras, mas também melhorar a experiência dos clientes e contribuir para o crescimento dos negócios.
Ao automatizar tarefas é possível:
- desburocratizar processos;
- aumentar a produtividade dos colaboradores;
- diminuir, ou mesmo eliminar, as falhas e necessidade de retrabalho;
- entregar resultados mais rápidos e melhores aos clientes, elevando a sua satisfação com a marca;
- escalar o negócio.
Aproveite e leia também: “Negócio escalável: o que é? Qual a importância da escalabilidade? Como tornar sua empresa escalável?”
Quais as vantagens e desvantagens do pagamento integrado para as empresas?
Além de facilitar o dia a dia e contribuir para um controle mais efetivo dos valores recebidos, o uso de uma solução de pagamento integrado traz várias outras vantagens para as empresas.
Por exemplo, a integração de ERP a uma plataforma de pagamento deixa o sistema muito mais completo, agrega valor à solução e contribui para entregar em um único ambiente tudo o que o cliente precisa para a gestão do seu negócio.
Quanto às desvantagens, de maneira geral, elas são quase inexistentes. No caso, se referem mais a encontrar um parceiro de pagamento integrado que forneça uma plataforma completa, fácil de operar e que atenda as necessidades do seu negócio.
Considerando isso, as principais vantagens e desvantagens do pagamento integrado seriam:
Como integrar os meios de pagamentos em lojas virtuais?
É bem importante deixar claro que o pagamento integrado não abrange apenas métodos de pagamentos presenciais, mas também os meios de pagamentos online.
As plataformas de pagamento digital facilitam o recebimento de valores, a gestão e a divisão em negócios que envolvem mais de um vendedor, como os marketplaces.
A integração desse tipo de solução ao sistema que já é utilizado pela empresa para fazer as vendas virtuais é feita utilizando APIs, sigla para Application Programing Interface.
As APIs de pagamento são instruções e padrões de programação que permite dois pontos distintos se conectarem, transmitirem informações e realizar atividades. Nesse caso, as APIs são usadas para integrar os meios de pagamentos à loja virtual.
Na hora de escolher uma plataforma de pagamento para integrar a um e-commerce ou marketplace, é preciso considerar alguns pontos. Entre os mais importantes estão são:
- garantir que a solução melhore a experiência do cliente;
- verificar quanto a plataforma colabora e facilita a gestão do negócio;
- as camadas de segurança oferecidas pelo parceiro;
- a facilidade de acrescentar novos meios de pagamento.
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