O que não pode ficar de fora na hora de escolher uma plataforma de pagamento marketplace? A pergunta é bastante relevante, tanto para quem já atua no setor quanto para quem pretende iniciar.
Com o crescimento constante das vendas on-line, cada vez mais os varejistas, de vários segmentos, estão utilizam essa solução com o objetivo de aumentarem as suas vendas na internet.
Para atendê-los, além de pensar em todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um site seguro e funcional, é preciso considerar as formas de pagamento para marketplace que serão oferecidas aos consumidores, na divisão de valores entre os envolvidos na transação, entre outros pontos.
Pensando nisso, como escolher a melhor plataforma de pagamento marketplace e garantir que todas essas questões sejam atendidas? É o que você vai descobrir neste post!
O que considerar na hora de escolher uma plataforma de pagamento marketplace
Uma boa plataforma de pagamento marketplace garante uma gestão financeira muito mais eficiente, tanto para você quanto para os seus clientes, os chamados sellers (parceiros de vendas).
Aqui, é imprescindível salientar que todo o fluxo financeiro dos vendedores está sob a responsabilidade do marketplace. Justamente por esse motivo, é tão importante oferecer soluções que otimizem e tornem os processos mais seguros.
Ou seja, as formas de pagamento, a conciliação bancária, o comissionamento de vendas, a integração por API e o split de pagamento marketplace, devem atender de maneira eficiente os sellers, de modo que também os ajude a crescer e faturar mais.
Somado a tudo isso, a escolha da plataforma de pagamento marketplace certa evita erros no momento do repasse aos vendedores, oferecendo mais confiança aos seus parceiros e permitindo que o tempo que seria gasto em conferências e distribuição de valores seja utilizado para criação de novas estratégias para expansão do seu negócio.
Mas como conseguir tudo isso? Considerando estes critérios antes de escolher uma plataforma de pagamento marketplace.
1. Split de pagamento
A distribuição correta dos pagamentos é, certamente, uma das maiores preocupações entre os envolvidos na transação. Em uma única compra, por exemplo, podem ter vários sellers diferentes, e o slipt de pagamento marketplace é essencial para garantir a divisão certa de valores.
Por isso, a plataforma de pagamento a ser utilizada deve ser integrada a um split, contribuindo para que a divisão seja feita de maneira rápida, automática e sem falhas.
2. Segurança
Lidar com questões financeiras exige atenção extra à segurança das operações. Contar com um sistema antifraude ou recursos que detectem ações suspeitas, aumenta o nível de confiança no seu negócio.
Não só para os sellers, a segurança da plataforma de pagamento marketplace deve ser sentida também pelo público e melhorar sua experiência de compra. Checkout transparente, compras em poucos cliques e preenchimento de dados uma única vez, são algumas soluções indicadas.
3. Integração
As diferentes formas de pagamento para marketplace oferecidas exigem uma plataforma integrada que consiga entender e processar de maneira correta cada uma delas.
Compras efetuadas por boleto bancário, por exemplo, precisam receber uma tratativa diferente das realizadas via cartão de débito. O mesmo vale para os pagamentos com cartão de crédito à vista, parcelados e outros.
Cada um influencia de maneira diferente, tanto na liberação do produto para o cliente quanto no repasse da comissão ao vendedor.
Uma plataforma de pagamentos integrada otimiza a comunicação entre todos que participam da venda, ou seja, consumidor, sellers, marketplace, operadoras de cartão e bancos.
4. Controle de taxa de aprovação
Os meios de pagamento oferecidos e o comportamento do consumidor impactam diretamente no percentual de taxa de aprovação de um marketplace.
Para identificar o crescimento, ou não, do seu volume de vendas, é preciso considerar as taxas de chargeback, o número de boletos gerados e não liquidados, as recusas das operadoras de cartão por variados motivos etc.
Uma plataforma de pagamento para marketplace eficiente e completa permite uma oferta maior de formas de pagamento, bem como um controle mais fácil e otimizado do percentual de vendas efetivadas.
5. Suporte
Ainda que a plataforma de pagamentos escolhida para o seu marketplace atenda a todos os quesitos citados, as chances de problemas com o sistema, ou mesmo de dúvidas na sua operação não estão descartadas.
Assim, é fundamental contar com um serviço que ofereça todo o suporte necessário. Isso garante que o seu negócio não perca vendas e, consequentemente, não afete seus parceiros.
O mercado de marketplace no Brasil
A pesquisa feita pela empresa Olist, em 2018, denominada “Vender em marketplaces: diagnóstico e tendências no Brasil”, entrevistou 623 lojistas de diversos portes e diferentes regiões do Brasil, levantando dados interessantes sobre a visão deles com relação à utilização do marketplace.
Dos que utilizam essa estratégia, 81,5% têm como principal objetivo aumentar os lucros e, como meta secundária, conquistar mais clientes, 67,9% conforme mostra o gráfico abaixo:
Fonte: Olist
Quanto ao faturamento:
- 36,8% faturam até R$ 10 mil mensais;
- 26,4% entre R$ 10 mil e R$ 50 mil;
- 12,1% entre R$ 50 mil e R$ 100 mil;
- 9,7% entre R$ 100 mil e R$ 500 mil;
- 3,8% mais de R$ 500 mil.
Por outro lado, há uma boa parcela de lojistas que ainda não utilizam o marketplace como canal de venda, sendo que 17,5% destaca a falta de estrutura operacional como motivo para isso.
Fonte: Olist
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