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Pagamento omnichannel: o que é, quais as vantagens e como oferecer?

Publicado em 20 de agosto de 2020 por Redação Zoop

Um dos propósitos do pagamento omnichannel é melhorar a experiência de compra do cliente oferecendo, para isso, a integração de soluções físicas e virtuais.

Trata-se também de permitir que o consumidor escolha a forma de pagamento mais adequada para ele naquele momento, atendendo assim suas necessidades e expectativas.

Com isso, o cliente se torna o foco da operação. Essa ação, por sua vez, estreita a relação dele com a marca e contribui para sua fidelização.

Para reforçar esse ponto, vale citar uma pesquisa da Walker, empresa voltada para Customer Experience (CX), que constatou que, a partir de 2020, a experiência proporcionada pela empresa será mais importante para o cliente do que o preço do produto ou serviço que está sendo adquirido.

Mas além de atender a essa nova realidade, quais outros benefícios o pagamento omnichannel traz para estabelecimentos comerciais e seus consumidores? Como tornar essa solução parte da sua empresa? Entenda tudo agora!

 

O que é pagamento omnichannel e como funciona?

Pagamento omnichannel consiste na integração e na oferta de meios de pagamento físicos e virtuais a fim de melhorar a experiência do cliente.

Para deixar o conceito mais claro, vamos usar como exemplo uma loja física. O consumidor chega para adquirir um produto que gostou e, na hora de efetuar o pagamento, prefere utilizar sua carteira digital ao invés da maquininha de cartão.

De modo geral, no pagamento presencial o dinheiro ou cartão seriam os mais comuns a serem utilizados, concorda?

Porém, se o estabelecimento comercial oferece opções digitais — por exemplo, links de pagamento, QR Code e mobile payments — está entregando aos seus clientes uma solução de pagamento omnichannel e, com isso, tornando sua experiência de compra mais fluída e completa.

 

Quais as vantagens do pagamento omnichannel?

Uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), mostrou que 41% dos consumidores esperam que a tecnologia traga mais autonomia em suas compras.

Entre os entrevistados, 26% também desejam que as soluções tecnológicas gere mais prazer ao realizarem suas aquisições.

Um dos motivos que leva a essa expectativa é, segundo o levantamento, o fato de que o uso da tecnologia gera economia de tempo (67%) e simplifica o processo de compra (61%).

Em complemento a essa percepção dos consumidores, não podemos deixar de mencionar a pesquisa realizada pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

O estudo apontou que os pagamentos digitais representaram 43% do consumo das famílias brasileiras no 4º trimestre de 2019. Comportamento que vem em constante crescimento, considerando que no mesmo período do ano anterior era de 38,3%.

Analisando todas essas informações é possível dizer que a primeira vantagem de trabalhar com pagamento omnichannel é a possibilidade de atender ao novo comportamento do consumidor que, por estar mais conectado, busca soluções mais ágeis e completas.

Permitir que o cliente escolha a forma de pagamento mais adequada para o seu atual momento é outro fator que melhora (e muito) sua experiência de compra e, consequentemente, a relação que tem com a empresa.

Para o varejo, o pagamento omnichannel — assim como todo o conceito de integração do online e do offline — traz vantagens como:

  • novas oportunidades de negócios e aumento no volume de vendas;
  • possibilidade de atender outras camadas de consumidores;
  • melhora da imagem da empresa;
  • aumento nas taxas de fidelização.

 

Já para os clientes, o pagamento omnichannel beneficia por:

  • permitir escolher a melhor forma de pagamento;
  • oferecer uma experiência de compra ininterrupta;
  • receber um atendimento mais personalizado, ao encontro de suas necessidades;
  • proporcionar mais comodidade e agilidade para finalizar o processo de compra.

Quais os principais desafios para implementação desse conceito?

Mas ainda que atuar com um varejo omnichannel traga diversos benefícios tanto para os estabelecimentos comerciais quanto para os consumidores, o setor ainda enfrenta alguns desafios para a implementação definitiva do conceito.

Um deles diz respeito ao aspecto cultural. Alguns varejistas, principalmente os que trabalham de forma presencial, ainda apresentam certa resistência à integração do mundo físico ao virtual, especialmente por acreditarem que podem perder espaço.

Outro ponto desafiante diz respeito ao tempo para essa adaptação. A pandemia do novo coronavírus, por exemplo, fez com que esse o processo de digitalização do varejo se tornasse ainda mais urgente.

Leia também: Cases de varejo: 4 empresas que se adaptaram (com sucesso) durante a quarentena do coronavírus

 

Nesse trajeto, muitos comerciantes não estavam prontos para os ajustes. No entanto, ainda assim, é essencial salientar que a não adequação pode levar à perda de vendas, considerando que o consumidor atual busca cada dia mais agilidade em seus processos.

Entenda mais sobre esses, e outros pontos, ouvindo ao episódio do Papo na NuvemEstratégias omnichannel: a sua importância aos negócios

 

Por que usar APIs e plataformas de pagamento omnichannel?

Mas se o tempo de adequação é um dos desafios da implementação da estratégia omnichannel, como resolver essa questão?

Uma das formas mais indicadas de conseguir isso é escolhendo uma plataforma de pagamentos omnichannel que, por meio de APIs, permite a integração de diferentes soluções.

Para que você entenda melhor, API de pagamento é uma ferramenta que possibilita que duas aplicações diferentes “conversem” entre si.

Em outras palavras, trata-se de um conjunto de instruções de programação que fazem a conexão entre plataformas distintas.

Uma das vantagens das APIs está em poder escolher a solução que melhor atender ao seu negócio. Por exemplo, se o pagamento omnichannel que quer oferecer é o QR Code, pode adquirir somente a API voltada para ele.

 

Além disso, o uso de APIs de pagamentos também contribuem para:

  • oferecer diferentes formas de pagamento aos clientes, gerando mais valor ao seu negócio;
  • reduzir gastos, visto que são adquiridas prontas, não levando a custos com desenvolvimento;
  • otimizar a gestão financeira, por exemplo, permitindo uma conciliação bancária mais rápida, eficiente e livre de erros.

Como começar a trabalhar com soluções omnichannel de pagamento?

Na hora de escolher uma plataforma de pagamento omnichannel é preciso considerar questões como:

  • Quais opções de pagamento são disponibilizadas?
  • O processo de integração é fácil?
  • A solução realmente vai melhorar a experiência de compra do cliente?
  • O sistema é seguro e fácil de operar?

 

A Zoop oferece soluções que atendem a esses e a outros quesitos. Isso é possível porque somos uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.

Nossos produtos contribuem não apenas trabalhar com pagamento omnichannel, mas também que qualquer negócio, de qualquer segmento, passe a atuar com uma instituição de pagamento.

 

 

A plataforma de serviços financeiros White Label da Zoop permite a criação de serviços financeiros com a marca da sua empresa, e tudo livre de barreiras regulatórias e de custos de desenvolvimento e com baixo tempo de implementação.

Assim, qualquer empresa que tenha como base de clientes outros estabelecimentos comerciais e vendedores podem resolver as dores do seu público mais pontualmente e, ao mesmo tempo, gerar uma nova receita.

Empresas como iFood, Sympla, Avec, wiipo (spin off da Senior Sistemas, 5ª maior ERP do Brasil) e muitas outras já atuam dessa forma.

Quer saber como tornar o seu negócio uma instituição de pagamento sem sair do seu core business? Então converse agora com um de nossos especialistas.

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