Tudo sobre pagamento por aproximação para o seu negócio!
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O pagamento por aproximação, ou contactless, foi fortemente impulsionado pela pandemia do novo coronavírus.
O principal motivo é que se trata de uma forma de pagamento que elimina qualquer contato, sendo realizado apenas pela aproximação de dispositivos que contam com a tecnologia NFC.
Uma pesquisa realizada pela Mastercard constatou que 69% dos brasileiros se sentiram encorajados em utilizar esse meio de pagamento por conta da Covid-19.
Além disso, essa é uma solução indicada pela própria OMS (Organização Mundial de Saúde) a fim de evitar a proliferação do vírus que pode, facilmente, ser transmitido pelas cédulas de dinheiro.
Somada a todas essas questões, a aceleração digital tem levado os consumidores a, cada vez mais, procurarem soluções de pagamentos rápidas, práticas e seguras.
No caso dos pagamentos contactless, por exemplo, a mesma pesquisa da Mastercard mostrou que os brasileiros consideram essa solução mais conveniente do que o dinheiro (88%), mais rápida (82%) e mais segura (78%).
É de conhecimento de todos que o comércio eletrônico teve forte crescimento por conta do isolamento social, refletindo tanto na abertura de novas lojas quanto no volume de vendas.
No entanto, com a retomada da economia, é preciso considerar diferentes formas de pagamento presencial para atender ao chamado “novo normal”.
Mas oferecendo a possibilidade de pagar por aproximação, quais seriam as vantagens para clientes e empresas? Como funciona a tecnologia por trás dessa solução? Ela é segura tanto para quem paga quanto para quem recebe?
Descubra essas e outras respostas agora!
O que é pagamento por aproximação? Como funciona a tecnologia e o que está por trás?
Como o próprio nome sugere, o pagamento por aproximação consiste na realização de um pagamento apenas aproximando um dispositivo do outro — que pode ser um smartphone (por meio de carteiras digitais), pulseira, relógio ou o próprio cartão de débito ou crédito à máquina de cartão.
A tecnologia por trás do pagamento por aproximação se chama NFC, Near Field Communication, em português algo como “Comunicação por campo de proximidade”.
Essa solução permite a transmissão de dados entre dispositivos sem que haja a necessidade de conectá-los por meio de fios ou cabos.
Assim, ao invés de inserir o cartão na máquina de pagamento, o cliente apenas aproxima um de seus dispositivos habilitados com a NFC e realiza a transação.
Como a conexão é feita por radiofrequência, para que seja efetivada é preciso que os aparelhos estejam a uma distância entre 2 e 10 cm um do outro.
Quais as vantagens e desvantagens do pagamento por aproximação?
De modo geral, trabalhar com pagamento por aproximação gera muito mais vantagens do que desvantagens, isso tanto para os clientes quanto para as empresas.
Uma delas é que a maioria dos celulares vendidos atualmente já conta com a tecnologia NFC, facilitando e induzindo o uso pelos consumidores.
Além disso, grande parte das instituições financeiras já oferecem aos seus correntistas algum produto com a tecnologia contactless, seja ele cartão de débito, crédito ou pulseira.
Veja agora outras vantagens e desvantagens que se destacam nesse tipo de solução de pagamento.
Vantagens do pagamento por aproximação
Segurança
O pagamento por aproximação está entre as soluções mais seguras e com menos riscos de fraudes. Isso acontece porque cada transação gera um código criptográfico, válido para uma única vez.
E quando o assunto é prevenção a fraudes de pagamento feitos com cartões, ainda que um possível fraudador se aproxime o suficiente para ver os dados, não terá acesso a outras informações necessárias para realizar uma transação, como o código de segurança de três dígitos.
Somado a isso, o pagamento por aproximação realizado por smartphones, pulseiras ou relógios evita que o cliente saia com dinheiro físico, gerando mais segurança à sua rotina.
Além de todos esses pontos, os pagamentos contactless eliminam a possibilidade de clonagem e de pagamentos duplicados, isso mesmo se o cliente aproximar acidentalmente o dispositivo do terminal de pagamento.
Rapidez
Essa forma de pagamento é muito mais rápida do que a realizada tradicionalmente com a inserção do cartão ou com dinheiro.
Um dos motivos é que transações de baixo valor (geralmente até R$ 50) dispensam a digitação de senha. Somado a isso, elimina a necessidade de contagem de cédulas ou de conferência de troco.
A junção de todas essas características ajuda a reduzir as filas nos estabelecimentos comerciais, otimizando o tempo do consumidor e contribuindo para melhorar sua experiência de compra.
Praticidade
A oferta de pagamento por aproximação pelos varejistas resulta em mais praticidade para a vida dos clientes.
Além das questões apontadas anteriormente que geram mais segurança e rapidez, o consumidor sequer precisa se preocupar em sair de casa com seus cartões para realizar uma compra.
Sabendo que o estabelecimento comercial que pretende ir aceita essa forma de pagamento, basta portar seu smartphone, relógio ou pulseira com a tecnologia NFC e realizar todas as suas compras.
Desvantagens do pagamento por aproximação
Não contar com máquinas com tecnologia NFC
Um dos pontos contra essa forma de pagamento é quando o comércio não conta com maquininhas com tecnologia contactless.
De acordo com a Visa, 80% dos terminais de pagamentos utilizados atualmente já são NFC. No entanto, ainda há muitos setores que precisam se adequar a essa nova realidade para não perder vendas.
Vale destacar que, segundo pesquisa da Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, os pagamentos por aproximação movimentaram R$ 14,4 bilhões no 3º trimestre de 2020, representando um aumento de 622,5% na sua utilização.
Ou seja, essa solução se tornou uma realidade entre os consumidores, com boas chances de se transformar em um dos meios de pagamentos mais utilizados pelos brasileiros.
Não deixe de ler “Mercado de meios de pagamentos: tendências e mudanças esperadas para 2021”
Falta de confiança da população
Por outro lado, muitos consumidores ainda desconfiam dessa forma de pagamento e, por esse motivo, deixam de utilizá-la.
Um dos motivos é não haver a necessidade de digitar senha em transações com valores baixos. Essa ação, para muitos, ainda é o que atribui segurança ao uso do cartão.
Porém, é importante ressaltar que mesmo os pagamentos de até R$ 50 (limite normalmente considerado pelas instituições financeiras) contam com toda a segurança dos pagamentos contactless.
Além disso, qualquer valor acima desse, seja por qualquer dispositivo, vai gerar a necessidade de digitação de senha.
Por que você deve implementar pagamento por aproximação ao seu negócio?
Imagine um cliente chegando ao seu estabelecimento, se encantando com um produto, mas deixando de adquirir porque estava apenas com o smartphone e você não aceita essa forma de pagamento.
Imaginou? Pois então, oferecer diferentes meios de pagamento, como o contactless, contribui para não perder vendas, aumentando sua lucratividade.
Também ajuda a abranger um número maior de consumidores, elevando seu poder de atração, suas taxas de fidelização e a competitividade do seu negócio.
Como já mencionado, o pagamento por aproximação também é uma forma de agilizar a transferência de capital, facilitando o processo de compra e melhorando a experiência do seu cliente.
Não podemos deixar de citar que o contactless ajuda a promover a digitalização do dinheiro, levando cada vez mais as pessoas a utilizarem soluções digitais de pagamento.
Isso contribui para a redução do volume de dinheiro impresso também na sua empresa, resultando em mais segurança para colaboradores e clientes.
Entenda mais sobre o impacto da digitalização do dinheiro ouvindo a este podcast do Papo na Nuvem, canal de conversas sobre o mercado de serviços financeiros da Zoop.
Por fim, é preciso destacar que a utilização do pagamento por aproximação foi impulsionado pela pandemia, mas, ao que tudo indica, tende a continuar após esse período.
A mesma pesquisa da Mastercard citada anteriormente mostrou que 75% dos entrevistados pretendem continuar usando o contactless como meio de pagamento quando a pandemia acabar.
Vale destacar que, segundo outro levantamento da empresa, apenas no mês de junho de 2020 foram realizadas mais de 19 milhões de transações financeiras por aproximação no Brasil.
Como implementar o pagamento por aproximação no seu negócio?
A melhor maneira de implementar o pagamento por aproximação ao seu negócio é contando com parceiros que ofereçam soluções com tecnologia NFC.
Aqui na Zoop, por exemplo, passamos a disponibilizar essa forma de pagamento aos nossos parceiros.
Considerando a atual situação causada pelo novo coronavírus, a necessidade de atender cada dia melhor as dores dos nossos clientes e de promover inovação em produtos e serviços financeiros, alguns de nossos modelos de maquininhas de cartão passaram a aceitar também pagamentos por aproximação.
Suportando as mesmas bandeiras que já trabalhamos atualmente — Visa, Mastercard, Elo, Hiper, Hipercard, JCB, Banescard, American Express, Aura para crédito; Visa, Mastercard, Elo, Banescard para débito; e Alelo para voucher — essa é mais uma maneira de aumentar o seu volume de vendas.
A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros. Conheça todas as nossas soluções:
Para saber mais sobre como oferecer pagamento por aproximação, e outros produtos, converse agora mesmo com um dos nossos especialistas!
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