Negócios

Veja como receber pagamento por aproximação na sua empresa

Publicado em 09 de março de 2022 por Redação Zoop
Avalie este post

Ano após ano, a transformação digital vem acelerando o processo de inovação de inúmeras atividades que fazem parte do cotidiano. Mais recentemente, um procedimento que vem ganhando cada vez mais adeptos é o pagamento por aproximação.

Essa técnica pode ser feita por cartão, celular ou qualquer outro dispositivo que possua a tecnologia Near Field Communication (NFC) ou Magnetic Secure Transmission (MST)

Esse novo conceito de pagamento vem ganhando cada vez mais simpatia do mercado consumidor em função de sua praticidade e, também, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Afinal, as recomendações sanitárias e o medo do vírus fizeram com que muitas pessoas tivessem receio de tocar em objetos de terceiros, como as maquininhas de cartões no momento de digitar a senha, o que acelerou ainda mais a consolidação desse método.

E os números mostram que o pagamento por aproximação veio realmente para ficar: o segundo trimestre de 2021 registrou um crescimento de 694% na utilização dessa técnica em comparação ao mesmo período de 2020. 

Os valores movimentados, por sua vez, chegaram na casa de R$ 34,4 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Diante disso, nada mais natural que mais empresários busquem inserir essa inovação em seu negócio para não ficar para trás da concorrência, não é verdade? Portanto, preparamos esse conteúdo para que você entenda direitinho como ter uma máquina de cartão por aproximação e como funciona a tecnologia NFC e MST. Confira!

Como funciona o pagamento por aproximação?

Também conhecido como contactless payment, o pagamento por aproximação é um método de transação que não necessita de um contato físico entre os dispositivos que o cliente utiliza para fazer a compra e a maquininha do comerciante.

Para que a operação seja feita, é necessário que tanto o consumidor possua um dispositivo  com as tecnologias necessárias e devidamente habilitadas e que a maquininha também possua os mesmos recursos.

Dentre os dispositivos mais utilizados nesse tipo de operação, estão:

  • cartão de débito e crédito físicos;
  • telefones celulares;
  • smartwatches;
  • e modelos diversos de pulseiras inteligentes.

 

Vale salientar que, por mais que o comprador e o vendedor possuam gadgets com esse recurso, pode ser necessário que o cliente tenha que inserir sua senha para confirmação da transação. Essa é uma medida que visa dar segurança aos consumidores vítimas de roubos e fraudes. 

E para o empresário, o pagamento por aproximação é seguro?

Como o valor da transação é inserido pelo próprio vendedor e a execução da operação é confirmada pelas mesmas empresas tradicionais empresas de cartão independente de ser contactless ou com senha, dá para dizer que não faz muita diferença nesse sentido.

No final das contas, os riscos de fraude são os mesmos que ele teria por meio de qualquer transação via cartão de crédito e débito.

Por fim, as tecnologias que propiciam a execução do pagamento por aproximação são duas: o NFC e o MST. Vamos falar um pouquinho sobre cada uma delas? Confira!

O que é NFC?

O Near Field Communication é uma uma inovação cujo desenvolvimento veio a partir das transmissões por Identificação de Radiofrequência (RFID). 

A comunicação entre os dois dispositivos se dá por um protocolo de dados que é transmitido entre dois chips de aparelhos que se aproximam. Assim, a comunicação por frequência de rádio é feita e a transação financeira é concluída.

As operações feitas com o uso dessa tecnologia são mais comuns do que você imagina. Por exemplo, já há empresas de transporte público que comunicam o bilhete do usuário com a catraca por meio do NFC para fazer a liberação.

O que é MST?

A tecnologia concorrente do NFC para pagamento por aproximação é a Magnetic Secure Transmission, ou MST. Nos cartões de crédito e débito, essa operação é feita por meio de uma tarja preta localizada na parte de trás.

Em resumo, ao entrar em proximidade com um terminal de pagamento, o cartão emite um sinal que vai ser lido pelo dispositivo do vendedor.

A plataforma com atuação no Brasil mais famosa por utilizar tanto tecnologia NFC como MST é a SamsungPay. Entretanto, apesar desse investimento inicial da empresa coreana, a última linha dos modelos Galaxy lançada em 2021 veio sem suporte para o MST.

Como receber  pagamento por aproximação?

Ainda não é adepto dos recursos de pagamento por aproximação e quer resolver esse problema para ter um diferencial competitivo? Primeiramente, cheque se você já não dispõe de máquinas com NFC ou MST e nem se deu conta disso.

Para resolver essa primeira dúvida, basta dar uma olhadinha se há o símbolo universal do contactless em algum lugar da superfície do dispositivo. Ele é representado por quatro ondinhas paralelas entre si.

Caso não tenha, chegou a hora de você adquirir uma maquininha com essa funcionalidade. A boa notícia é que, atualmente, as principais fabricantes de terminais de pagamento portáteis já os comercializam com esse recurso instalado.

Comprou agora sua maquininha? Ótimo! Para realizar sua primeira transação contactless, siga o seguinte passo a passo:

  • ligue a máquina e selecione a opção de pagamento informada pelo cliente (crédito, débito ou parcelado);
  • informe o valor a ser cobrado;
  • após o sinal da maquininha, basta seu cliente aproximar o dispositivo. Se ele decidir por QR Code, é preciso apontar a câmera para o código; 
  • caso seja necessário digitar a senha em função de valor muito alto ou o gadget utilizado seja uma pulseira inteligente, aguarde o sinal do bip;
  • após o bip, o cliente precisará inserir a senha;
  • compra finalizada!

Viu como é simples? Portanto, se você busca implementar o pagamento por aproximação no seu negócio agora mesmo, conheça o Zoop Payments Presencial

Com ele, você terá acesso a uma maquininha exclusiva da sua empresa, com tecnologia NFC, e outras soluções de pagamento para modernizar suas vendas.

>>> Saiba mais sobre as soluções da Zoop:

A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros. Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas para você saber mais sobre os melhores produtos para uma experiência de pagamento mais prática, completa e flexível!

Avalie este post
Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo