O pagamento recorrente é uma forma de cobrança que acontece periódica e automaticamente, a partir do momento que o cliente fecha a contratação da entrega de um produto ou o fornecimento de um serviço contínuo.

Usando meios de pagamento como cartão de crédito, débito em conta corrente, boleto bancário e, em breve, o Pix, o consumidor autoriza que as cobranças por sua aquisição sejam feitas, sem necessidade de outras ações, durante o período que durar o seu relacionamento com a empresa.

Serviços de streaming de filmes e música, clubes de assinatura, academias, companhias que atuam no formato SaaS (Software as a Service), são ótimos exemplos de modelos de negócio que recebem valores regulares dos seus clientes.

Aqui, é fundamental destacarmos que as soluções de pagamento recorrente são um dos pilares mais importantes desse mercado

Sem as ferramentas certas para gerar as cobranças de forma automática e constante, é praticamente impossível adentrar esse setor e ter o fluxo financeiro funcionando adequadamente.

Mas será que o mercado de recorrência é interessante para o seu negócio? O que é necessário para trabalhar dessa forma? Como oferecer os meios de pagamento certos para esse modelo de atuação?

Neste artigo, falaremos sobre as tendências, insights e principais desafios desse setor e dos pagamentos de recorrência. Por isso, siga a leitura e confira agora!

O que é o mercado de recorrência?

O mercado de recorrência é aquele que abrange diversos nichos econômicos que oferecem para os consumidores produtos e serviços com entrega e fornecimento contínuos

Esse segmento ganhou força nos últimos anos e segue em franca expansão por conta de um motivo em especial: a mudança de comportamento das pessoas que, cada dia mais, estão valorizando a praticidade em detrimento ao obter algo.

Por exemplo, o segmento de carros por assinatura traz economia e redução de gastos para os usuários.

Informações da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), citadas em reportagem do site Exame, revelaram que em outubro de 2022 foram locados, no formato de assinatura, aproximadamente 110 mil veículos — em janeiro do mesmo ano esse número era de 91 mil automóveis.

A parcela da frota das locadoras de carro destinada para o formato assinatura cresceu quase 21% entre os meses citados. 

Entre os motivos dessa expansão está o fato que o cliente não tem gasto algum com o veículo, visto que questões como seguro, reparo e imposto são de responsabilidade de empresa de aluguel veicular.

Na prática, portanto, cabe ao assinante apenas abastecer o carro, se livrando dos demais custos que se tem quando o veículo é próprio. 

Aproveite e leia também: “O que é e como fazer a gestão financeira pessoal?

Tendências, insights e o futuro do mercado de recorrência 

Segundo uma pesquisa da Lineup, multinacional especializada em soluções financeiras para negócios recorrentes, o mercado de assinaturas digitais é responsável pelo movimento de US$ 650 bilhões em todo o mundo. 

Esse é um dado de maio de 2022. Entretanto, o mesmo levantamento estimou que, até 2025, essa quantia deve chegar ao expressivo valor de US$ 1,5 trilhão, representando mais de 100% de aumento.

Por aqui, o cenário não é diferente. Uma reportagem da Forbes trouxe dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) e da fornecedora de plataforma para e-commerce Betalabs, os quais confirmam o crescimento do mercado de recorrência no Brasil.

Conforme apontado na matéria, os clubes de assinatura movimentam mais de R$ 1 bilhão anuais no nosso país.

O número de empresas que adentraram esse setor também cresceu consideravelmente, passando de somente 300 em 2014, para mais de 6 mil em 2021.

Seguindo essa linha de expansão, a tendência apontada no mesmo artigo é que o mercado de recorrência brasileiro cresça mais que o americano, que já movimenta mais de US$ 10 bilhões anuais apenas com clubes de assinatura.

Qual o papel do pagamento recorrente nesse cenário?

Como dissemos logo na abertura deste post, o pagamento recorrente é essencial para as empresas que pretendem oferecer aos seus clientes soluções com entrega e/ou fornecimento periódicos, tanto de produtos quanto de serviços.

Sem essa ferramenta se torna um tanto complicado — para não dizer impossível —, receber valores regulares dos clientes. Isso, por sua vez, compromete a gestão financeira do negócio, tornando-a um verdadeiro desafio para os gestores.

É preciso ter em mente também que os pagamentos recorrentes são fundamentais para melhorar a jornada de compra do cliente, trazendo muito mais praticidade, comodidade e segurança.

Por conta disso, essa forma de cobrança ajuda a atrair e a fidelizar consumidores, além de melhorar a previsibilidade de receita do negócio.

Como o pagamento recorrente funciona?

O pagamento recorrente é aquele que acontece de maneira automática e periódica, conforme as regras definidas pela empresa e acordadas entre vendedor e comprador.

Ou seja, essa forma de cobrança pode ser mensal, trimestral, semestral, anual, ou em outro intervalo, de acordo com o modelo do negócio e com o fluxo de entrega do produto e/ou serviço ao cliente.

Como dissemos, os meios de pagamento usados para esse fim podem ser:

  • débito em conta corrente;
  • cartão de crédito;
  • boleto bancário;
  • Pix recorrente, que poderá ser usado tão logo o Banco Central disponibilizar a função Débito Automático nesse sistema.

 

Sobre essas opções, vale a pena mencionarmos que o cartão de crédito para pagamento recorrente tem a vantagem de não comprometer o limite do cliente, diferentemente do que acontece nas vendas parceladas nesse meio de pagamento.

O Pix para cobrança recorrente, quando liberado, se destacará para os clientes por ser um agendamento de cobrança bastante simples. Para quem vende, o benefício fica por conta do recebimento dos valores em menos tempo, comparado com outros métodos de pagamento.

Dica! Aproveite e confira este vídeo exclusivo sobre o Pix da Zoop, solução de pagamentos online e presenciais para a sua empresa!

Como trazer a sua empresa para o mercado de recorrência ainda em 2023?

Como você pôde perceber, o Pix está sendo visto como motor de inclusão no cenário de assinaturas. Porém, é fundamental trabalhar com outros meios de pagamento que também permitam a cobrança periódicas dos clientes.

Isso é possível de ser feito utilizando uma plataforma de pagamento recorrente, como a oferecida pela Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.

Por meio do Zoop Payments você impulsiona o seu negócio com a oferta de meios de pagamentos personalizados e alinhados com o perfil da sua empresa e do seu público-alvo.

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