Pagamento recorrente: como ajuda a reduzir a inadimplência escolar?
O pagamento recorrente é uma forma de cobrança automática e periódica que acontece diretamente no meio de pagamento escolhido pelo cliente, com base naqueles que são oferecidos pela empresa.
Essa estratégia de cobrança é extremamente útil para negócios que trabalham com mensalidades ou cobranças regulares em outros intervalos, a exemplo das trimestrais, semestrais e anuais.
Prática tanto para quem paga quanto para quem recebe, essa forma de pagamento é uma forte aliada no combate à inadimplência e pode ser aplicada nos mais variados modelos empresariais, especialmente nos voltados para a educação.
Apenas para você ter uma ideia, segundo dados de uma pesquisa do Instituto Semesp, divulgados em uma matéria do site Agência Brasil, a taxa de inadimplência no ensino superior ficou em 8,67% no primeiro trimestre de 2022.
Mesmo que tenha tido uma redução de 1,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior, ainda é um número bastante significativo, que tende a causar sérios impactos na gestão financeira de faculdades e universidades.
No que se refere ao formato EAD (ensino a distância), o cenário é mais preocupante, visto que a taxa de inadimplência dessa modalidade subiu 8% no mesmo período.
Existem diferentes abordagens que podem ajudar a reverter esse quadro, tais como oferecer descontos nas mensalidades, manter um relacionamento próximo dos alunos para avaliar cada situação pontualmente e diversificar as formas de pagamento.
Nessa última opção, os pagamentos recorrentes se tornam uma excelente alternativa. Por isso, confira, agora, todos os detalhes dessa solução!
O que é pagamento recorrente?
Pagamento recorrente é um modelo de cobrança automática, que acontece periodicamente de acordo com o contrato firmado entre quem vende e quem adquire o serviço ou a solução.
Essa forma de cobrança é ideal para empresas que trabalham com recorrência em suas vendas, a exemplo de mensalidades escolares, softwares as a service (SaaS), ERPs, plataformas de streaming de música e filmes, academias, clubes de assinatura e afins.
Entre as principais vantagens do pagamento recorrente está o fato que, uma vez que o cliente escolhe o meio de pagamento, a frequência de cobrança e autoriza esse processo, ele não precisa tomar mais nenhuma atitude para pagar a contratação feita.
Justamente por esse motivo, os pagamentos recorrentes ajudam a reduzir a inadimplência, pois evitam que o consumidor esqueça de realizar o pagamento ou que o faça com atraso.
Para quem recebe, um dos maiores benefícios é não precisar se preocupar com o fluxo de cobranças.
Isso acontece porque essa parte é feita automaticamente pela plataforma de pagamento recorrente utilizada, que envia o boleto para o cliente (caso esse seja o meio de pagamento escolhido) e a cobrança diretamente para o banco (para débito em conta) ou para a fatura do cartão de crédito do comprador.
Não deixe de ler este artigo: “Pagamento recorrente: como pode ajudar sua edutech? 5 vantagens“
Pagamento recorrente: como funciona?
O pagamento recorrente funciona a partir da cobrança automática de valores em meios de pagamento, como boleto bancário, débito em conta corrente e cartão de crédito.
Tão logo o Banco Central libere a função “Débito Automático no Pix”, será possível utilizar também o Pix Recorrente.
Na prática, a cobrança recorrente funciona da seguinte maneira:
- a empresa disponibiliza para o cliente diferentes meios de pagamentos no formato de recorrência;
- esse, por sua vez, escolhe o mais adequado para o momento e autoriza a cobrança automática — dependendo da solução escolhida, pode ser necessário efetivar a liberação junto ao app bancário;
- dentro do intervalo estipulado — que pode ser por mês, trimestre, semestre, ano ou outro período — a cobrança do valor da compra, mensalidade ou contratação do serviço é realizada automaticamente, sem que o cliente precise realizar nenhuma nova ação, até que o contrato seja encerrado.
Aproveite e leia também este artigo: “Pix para cobrança recorrente: como usar esse sistema em assinaturas?“
Como levar os pagamentos recorrentes para a área da educação?
A melhor maneira de implementar essa forma de cobrança em empresas da área da educação e, com isso, reduzir a inadimplência, é utilizando uma plataforma de pagamento recorrente.
Trata-se de uma ferramenta que viabiliza esse modelo de recebimento de valores de modo automatizado, podendo ser integrada ao site do negócio ou utilizada à parte.
Quando inserida em uma plataforma de EAD, por exemplo, durante o processo da matrícula, o aluno escolhe o curso, o horário das aulas, o meio de pagamento mais conveniente para fazer a cobrança recorrente e conclui o checkout de contratação, tudo no mesmo ambiente.
Em instituições que dão aulas presenciais, basta o interessado informar na secretaria da escola, durante a matrícula, qual meio de pagamento utilizará para a recorrência da cobrança e solicitar o cadastramento, que pode ser feito pelo número do cartão de crédito ou da conta corrente.
Como a Zoop ajuda a aprimorar os meios de pagamento da sua empresa?
A Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, ajuda sua empresa com soluções para cobranças recorrentes, por meio de APIs que permitem o gerenciamento completo de clientes, produtos e formas de pagamento na frequência que seu negócio precisa!
Além disso, nossa ferramenta de pagamentos online conta com recursos para recebimento de valores via cartão de crédito, Pix, boleto bancário e outros, que podem ser integrados facilmente no seu site ou aplicativo.
Emita boletos personalizados com sua marca, inclusive os registrados. Aceite as principais bandeiras de cartão do mercado. Leve todas as facilidades do Pix para seus clientes e muito mais!
Quer saber, em detalhes, como tudo isso é possível? Então, entre em contato agora com um dos nossos especialistas!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.