Negócios

Pagamentos e segurança: como deixar a sua empresa e clientes mais seguros?

Publicado em 24 de junho de 2021 por Redação Zoop

Artigo escrito por Alessandra Simões, especialista em Segurança da Informação da Zoop.

Para quem trabalha com comércio eletrônico, a preocupação devido à relação entre pagamentos e segurança é uma constante. Considerando o aumento na quantidade de tentativas de golpes, isso é totalmente compreensível e bastante necessário.

Uma pesquisa apontou que, apenas no primeiro trimestre de 2021, o e-commerce brasileiro sofreu quase 700 mil tentativas de fraudes. Esse número representa 83,7% a mais que no mesmo período do ano passado.

Caso tivessem sido concretizadas, essas fraudes representariam, aproximadamente, mais de R$ 670 milhões, valor 105,7% superior ao ano de 2020.

Considerando que a relação entre pagamentos e segurança não pode (e nem deve) ser rompida, como as empresas podem garantir processos mais seguros para si e para os seus clientes?

Confira, neste artigo, 5 dicas de como aumentar a segurança em pagamentos digitais no seu negócio.

A relação entre pagamentos e segurança no mundo digital

O comércio eletrônico vem seguindo uma linha constante de crescimento nos últimos tempos. Com as vendas por esse canal impulsionadas pela pandemia, a cada nova pesquisa realizada é possível ver índices ainda maiores.

Levantamentos recentes apontam que, em todo o Brasil, o e-commerce teve significativo aumento no volume de transações.

No nordeste, por exemplo, houve um aumento de 672% no primeiro trimestre de 2021. No mesmo período, o nordeste teve 671% mais vendas, o centro-oeste 611%, o sudeste 513% e o sul 372%.

Porém, para manter, ou mesmo aumentar, esses números, as empresas atuantes no setor precisam se atentar ao vínculo que há entre pagamentos e segurança.

A adoção de soluções que tragam aos clientes mais confiabilidade no processo de pagamento é essencial para proteger os seus dados, mas também para garantir o bom relacionamento entre marca e consumidores.

Além do atendimento à LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, proporcionar mais  segurança em pagamento digital é essencial para evitar prejuízos financeiros para a sua empresa e para os seus clientes.

Infelizmente, os tipos de fraudes na internet que costumam ser aplicados são muitos. Entre os mais comuns estão:

pagamentos e segurança 1

Como aumentar a segurança dos meios de pagamentos oferecidos pela sua empresa

Com tantas possíveis fraudes que comprometem os pagamentos e segurança do seu negócio, o que pode ser feito para entregar aos seus clientes meios de pagamento digitais mais seguros?

Nossas dicas são:

  • utilize uma plataforma de e-commerce segura;
  • tenha certificação digital;
  • não abra mão de sistemas antifraude;
  • atenda aos padrões de segurança;
  • trabalhe com gateways confiáveis;
  • faça campanhas de conscientização com os clientes.

Utilize uma plataforma de e-commerce segura

Nos últimos tempos, tornou-se bastante acessível, e relativamente simples, montar um e-commerce. Em uma pesquisa rápida na internet, é possível encontrar diversas ofertas de plataformas para montar uma loja virtual. 

No entanto, é fundamental que o cuidado com pagamentos e segurança comece logo nessa fase. Ou seja, é preciso se atentar às camadas de segurança oferecidas pela ferramenta, bem como considerar possíveis pontos de vulnerabilidade. 

Porém, sabemos que poucos conhecem sobre testes de vulnerabilidades ou pentest (teste de intrusão) em aplicações. 

No entanto, esses testes são fundamentais para saber se a sua plataforma está segura ou vulnerável a ataques. Por isso, contar com o apoio de especialistas em segurança é essencial nessa fase.

Dica extra! Confira este episódio do Papo na Nuvem:

Tenha certificação digital

O certificado digital SSL, sigla para Secure Sockets Layer, é uma tecnologia que faz a criptografia dos dados que transitam entre um navegador e um servidor web. Ele funciona como um cadeado digital para sites com domínio “https://”.

Isso quer dizer que ele protege os dados que os clientes inserem no site, e garante essa proteção durante todo o processo de envio.

Não abra mão de sistemas antifraude

Sistemas antifraudes são softwares próprios para essa finalidade que, entre outras funções, fazem uma análise do comportamento do cliente

Essa solução pode, por exemplo, identificar e evitar golpes em pagamentos se considerar que determinada atitude é incompatível com a rotina do dono do cartão.

Atenda aos padrões de segurança

A certificação PCI DSS é um padrão internacional de segurança especialmente criado para a indústria de cartões de pagamento.

Ainda que não seja uma nova camada de segurança, é uma certificação que exige que outras camadas sejam implementadas, garantindo, assim, a proteção no que se refere ao processamento, armazenamento e à transmissão de informações de cartões de crédito e cartões de débito em ambiente virtual.

Trabalhe com gateways confiáveis

Gateway de pagamento são soluções que têm por objetivo garantir que os dados referentes a um pagamento online sejam transmitidos com total segurança.

Essa ferramenta faz a criptografia das informações, a fim de evitar que esses dados possam ser acessados e usados em ações fraudulentas.

Faça campanhas de conscientização com os clientes

Criar campanhas de conscientização sobre pagamentos e segurança direcionadas para os clientes é outra maneira de deixá-los mais seguros.

A ideia é orientar e alertar sobre as ações fraudulentas mais comuns que podem comprometer o seu dia a dia e levar a sérios problemas financeiros.

Um bom exemplo é deixar claro que a sua empresa não envia e-mails ou SMS solicitando atualização de cadastro, ou mesmo links que sugerem descontos, bônus etc.

Uma vez cientes sobre essas questões, as chances do cliente clicar e adentrar em um ambiente digital que não faz parte do seu negócio são bem menores, evitando transtornos para ele e para sua marca.

Quer saber mais sobre prevenção a fraudes nos pagamentos? Então aproveite e ouça também este podcast:

A importância de contar com bons parceiros

O cuidado com os pagamentos e segurança do seu negócio e dos seus clientes também passa pela escolha de bons parceiros de operação.

Serão eles que lhe darão as ferramentas necessárias para que a sua empresa funcione adequadamente e livre de falhas. 

Por isso, é preciso que você tenha confiança nas soluções oferecidas, a fim de mitigar riscos para você e para os seus clientes, e ter mais tempo para se dedicar a outras áreas do seu negócio.

A Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, por exemplo, adota uma série de ações para garantir a segurança de todas as suas soluções. 

Além de contar com um time especializado na prevenção e no combate a fraudes de pagamentos, a nossa empresa possui certificação PCI, ou seja, atendemos todas as exigências e padrões de segurança internacionais.

Quer conhecer mais detalhes sobre o que podemos fazer pelo seu negócio? Então acesse agora mesmo o site da Zoop e confira todas as nossas soluções!

Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo