Pagamentos para Smart Stores: como viabilizam esse modelo de negócio?
Pagamentos para Smart Stores são soluções de recebimento de valores que se mostraram essenciais para viabilizar a construção e entrega desse modelo de negócio.
Para esse conceito ficar mais claro, é importante você saber que a Smart Store é uma loja de autoatendimento na qual o cliente entra, escolhe os produtos que deseja comprar e realiza o pagamento, sem precisar do auxílio de atendentes ou vendedores em nenhuma dessas etapas.
Como você deve estar imaginando, para o cliente, entrar em um estabelecimento comercial e decidir o que comprar é fácil. Entretanto, a hora de pagar pode ser um pouco mais complicada e gerar atritos nessa sequência, o que pode fazê-lo desistir da aquisição.
Justamente por esse motivo, a escolha dos meios de pagamento para Smart Stores é tão importante. Negligenciar esse cuidado ou tomar decisões erradas relacionadas à cobrança podem impactar diretamente o sucesso do negócio e até mesmo inviabilizar o projeto.
Quer saber mais sobre essas empresas e por que os meios de pagamento influenciam tanto esse modelo comercial? Então, siga a leitura deste artigo e confira!
O que são Smarts Stores e qual o papel delas na pandemia de covid-19?
Também conhecidas como lojas inteligentes, as Smart Stores são lojas autônomas, nas quais os clientes realizam todo o processo de compra sozinhos, sem suporte de vendedores, atendentes ou caixas.
Muito mais práticas e dinâmicas que os estabelecimentos comerciais tradicionais, elas facilitam o dia a dia dos consumidores, que têm a chance de adquirir itens rapidamente, com um importante diferencial de não precisar enfrentar longas filas para fazer compras.
Por essa característica, as Smarts Stores também tiveram um papel fundamental durante a pandemia da Covid-19 ao contribuir, por exemplo, com o distanciamento social, comportamento primordial para evitar a proliferação do vírus.
Como é sabido por todos, durante essa época, houve a aceleração do processo de transformação digital de diversos setores.
As empresas do varejo — um dos segmentos mais atingidos naquele período —, destacaram-se na lista dos negócios que precisaram encontrar maneiras de inovar para continuar atuando e atendendo o público sem comprometer a saúde de ninguém.
Tais lojas inteligentes seguem bem essa linha de inovação e bom uso da tecnologia, estratégia que se tornou essencial para a continuidade e o crescimento dos negócios no período mais intenso da pandemia, e que permanecem fundamentais até hoje.
Conheça a Zaitt, case de sucesso da Smart Store brasileira!
Esse modelo de negócio, que já está bastante difundido em outros países, chegou ao Brasil e tem se popularizado cada dia mais.
Um bom exemplo de loja inteligente que temos por aqui é a Zaitt, primeira da América Latina nesse formato e uma das parceiras da Zoop.
Fundada em 2017, em Vitória, Espírito Santo, as unidades da Zaitt são mercados autônomos, nos quais todo o processo de compra é feito de maneira simples, prática, fácil e descomplicada por meio do aplicativo próprio da empresa.
Atualmente, além do Espírito Santo, a Zaitt conta com lojas em São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, Alagoas, Paraná, Pernambuco e Santa Catarina.
Como funcionam os pagamentos para Smart Store da Zaitt?
Na Zaitt, todo o processo de acesso à loja, escolha dos produtos e pagamento é realizado via aplicativo próprio da marca instalado no smartphone do cliente.
Por meio de QR Code, o consumidor entra na loja inteligente, adiciona os itens que deseja comprar no carrinho, verifica o valor total da compra e, com um único toque, efetua o pagamento.
A etapa de cobrança foi viabilizada graças à inclusão da tecnologia da Zoop, que permitiu à Zaitt integrar soluções de pagamentos para Smart Stores ao negócio, em seu próprio app, possibilitando que os consumidores finalizem as compras sem atritos, de maneira otimizada e totalmente segura.
Assista este vídeo com Rodrigo Miranda, CEO da Zaitt, e entenda melhor como tudo isso funciona!
Quais mudanças as Smarts Stores trazem para o varejo?
De acordo com o relatório The Global Payments Report, da empresa americana de tecnologia de pagamentos Worldpay from FIS, a nova onda de inovação do varejo envolve a oferta de finalização de compras com pagamentos invisíveis.
Aqui, vale destacar que são os pagamentos invisíveis, alinhados às tecnologias de controle de entrada, saída e estoque das lojas inteligentes, que propiciam a autonomia dos clientes e trazem segurança aos lojistas quanto ao fluxo das vendas que estão sendo realizadas em seus estabelecimentos comerciais.
A ideia por trás desse conceito é melhorar a experiência de compra do cliente, entregando-lhe processos fluidos, otimizados, precisos e seguros, do início ao fim da sua jornada de aquisição.
Por conta desse cenário e dos potenciais resultados, diversos varejistas ao redor do mundo já estão disponibilizando para o público as versões Smart Stores dos seus negócios.
O Walmart dos Estados Unidos, por exemplo, está testando a substituição dos seus caixas por áreas de checkout. Para isso, estão tornando seus terminais de PDV mais flexíveis, a fim de possibilitar e incentivar o autoatendimento.
Processos similares estão sendo utilizados por empresas como a Tesco, cadeia de mantimentos do Reino Unido e pela Amazon, que está expandindo sua tecnologia de checkout sem caixa.
Outro impacto positivo das Smart Stores no varejo
Mais um importante ponto positivo das lojas inteligentes e da adoção de bons fluxos de pagamento para Smart Stores é que essa dinâmica evita que os clientes tenham que esperar na fila do caixa para concluir a aquisição.
Inclusive, essa é uma condição que incomoda bastante os consumidores. Prova disso é que 39% dos entrevistados para uma pesquisa da PwC disseram que ter que ficar em filas longas afeta seriamente suas experiências de compra.
Ou seja, evitar que tenham que passar por esse momento ajuda a elevar o nível de satisfação dos consumidores, o que tende a ser um potencial para atrair, fidelizar, elevar o volume de vendas e, consequentemente, de faturamento do negócio.
Não deixe de ler: “Futuro do varejo: 4 soluções que farão toda a diferença para esse setor”
Qual a importância dos pagamentos para Smart Stores?
Não há como deixarmos de mencionar que as lojas inteligentes só se tornaram possíveis graças às atuais soluções de pagamentos para Smart Stores.
Em outras palavras, a verdade é que, sem os meios de pagamento certos, a dinâmica desse modelo de negócio se tornaria, praticamente, impossível de ser realizada.
Quanto a isso, é preciso lembrar que, nas lojas autônomas, outra maneira de chamar esses estabelecimentos comerciais, é fundamental que o cliente consiga realizar o pagamento sozinho.
Também é importante o comprador ter a opção de usar o método de pagamento preferido, visto que isso evita que ele abandone a aquisição na última etapa do processo e deixe de ver a Smart Store como uma alternativa para seu dia a dia.
Por isso é que os meios de pagamento são tão importantes nesse modelo de negócio.
Partindo desse princípio, é essencial diversificar a oferta de formas e meios de pagamento, inserindo nos terminais de recebimento alternativas como:
- cartão de crédito;
- cartão de débito;
- vouchers;
- carteira digital;
- vale alimentação;
- vale refeição
- Pix na maquininha.
Dica! Leia também este artigo: “Como passar o Pix na maquininha? Como fazer o cadastro? O que é preciso?“
Como aprimorar a oferta de meios de pagamento nas lojas inteligentes?
Paralelo a essa diversificação, é preciso pensar em como esses recursos serão utilizados. Por exemplo, para deixar o processo de compra ainda mais dinâmico, é interessante disponibilizar os pagamentos por aproximação nas lojas inteligentes.
Também chamados de contactless, consistem em um tipo de pagamento para Smart Stores nos quais o cliente precisa apenas encostar na maquininha o cartão, smartphone atrelado a uma carteira digital ou outro dispositivo móvel para fazer o pagamento.
Todo o processo é feito sem contato, de forma rápida e segura, tornando a etapa de pagamento muito mais fluida não apenas nas lojas autônomas, mas também nos demais estabelecimentos comerciais que fazem vendas presenciais ou no varejo omnichannel.
Outra alternativa faz parte da onda de digitalização pela qual o varejo está passando, que são os pagamentos invisíveis, como os usados pela Zaitt.
Pagamentos invisíveis são aqueles que não requerem nenhuma ação do cliente para acontecer após serem inseridos no aplicativo ou site de compra.
Entre os mais conhecidos e utilizados no dia a dia estão aqueles presentes em apps de transporte e de delivery de alimentos e mercado, como é o caso do iFood.
Sobre esse assunto, este artigo ajudará bastante você: “Invisible payment: por que essa solução ajuda a conversão de vendas?“
Quais são os principais desafios das Smart Stores?
Ainda que o comportamento do consumidor esteja mudando consideravelmente nos últimos tempos e que os clientes estejam buscando, cada dia mais, soluções práticas para o dia a dia, é preciso ter em mente que algumas mudanças seguem causando receio no momento da adesão.
Por exemplo, as Smart Stores são um formato novo de negócio, especialmente aqui no Brasil, e esse modelo mais moderno de compra pode gerar certa insegurança no público. Além disso, no que se refere à etapa de pagamento, o cliente pode não sentir total segurança no processo.
O ponto positivo de tudo isso é que a maioria das pessoas já conhece e se sente confortável em realizar pagamentos invisíveis em aplicativos de delivery e outras soluções similares, o que facilita a aceitação desses negócios.
Entretanto, para conseguir os resultados esperados, as lojas inteligentes precisam de bons parceiros que garantam soluções de pagamento seguras e livres de fricções.
É justamente neste ponto que entra a parceria com empresas que fornecem tecnologia de pagamentos para Smart Stores, a exemplo da Zoop.
De que maneira a Zoop pode ajudar Smart Stores e outras empresas do varejo?
Assim como viabilizou a construção da estrutura de pagamento da Zaitt e os pagamentos invisíveis do iFood, a Zoop pode ajudar sua empresa a melhorar a oferta de meios de pagamentos presenciais.
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