Negócios

Pagamentos para Smart Stores: a solução que tornou possível esse modelo de negócio

Publicado em 13 de outubro de 2021 por Redação Zoop
Avalie este post

As soluções de pagamentos para Smart Stores fazem parte da nova onda de digitalização pela qual o varejo está passando. No caso, estamos nos referindo aos pagamentos invisíveis.

Pagamentos invisíveis são aqueles que não requerem nenhuma ação do cliente para acontecer. Os mais conhecidos e utilizados no dia a dia estão presentes nos aplicativos de transporte, e nos de delivery, como o iFood

Porém, essa ideia se estendeu para as lojas físicas do varejo e viabilizou a criação das Smart Stores, também chamadas de lojas inteligentes ou lojas autônomas.

Uma Smart Store é uma loja de autoatendimento na qual o cliente entra, escolhe os produtos que deseja comprar e realiza o pagamento via smartphone, tudo sem precisar do auxílio de atendentes, nem de ter que esperar na fila do caixa.

Esse modelo de negócio, que já está bastante difundido em outros países, chegou ao Brasil e tem se popularizado cada dia mais. 

Um bom exemplo de loja inteligente que temos aqui é a Zaitt, primeira da América Latina nesse formato e parceira da Zoop.

Com a nossa tecnologia, a Zaitt integrou soluções de pagamentos para Smart Stores ao seu negócio e, por meio de um aplicativo próprio, permite que os clientes façam compras sem atritos, de maneira rápida, otimizada e totalmente segura.

Confira, neste artigo, todos os detalhes que você precisa saber sobre a oferta de soluções de pagamento para Smart Stores e sobre pagamentos invisíveis.

O que são as Smarts Stores e qual o seu papel na pandemia?

A pandemia do novo coronavírus acelerou o processo de transformação digital de diversos setores. As empresas do varejo, um dos setores mais atingidos neste período, estão na lista das que precisaram encontrar boas maneiras de inovar para continuarem atuando.

Além disso, a necessidade de manter o distanciamento social potencializou o uso dos pagamentos sem contato, a exemplo dos pagamentos por aproximação (contactless).

Seguindo essa linha que engloba necessidade, inovação e novo comportamento do consumidor, surgem as Smart Stores, lojas autônomas nas quais os clientes realizam todo o processo de compra sozinhos, sem suporte de vendedores, atendentes ou caixas.

Mas é bem importante destacar que esse modelo de negócio só se tornou possível e viável graças às soluções de pagamentos para Smart Stores, ou seja, dos pagamentos invisíveis.

São os pagamentos invisíveis, alinhados às tecnologias de controle de entrada, saída e estoque das lojas inteligentes, que permitem essa autonomia aos clientes e trazem segurança aos lojistas quanto ao fluxo das vendas que estão sendo realizadas em seus estabelecimentos comerciais. 

Não deixe de ler: “Futuro do varejo: 4 soluções que farão toda a diferença para esse setor

Quais mudanças as Smarts Stores trazem para o varejo? E desafios?

De acordo com o relatório The Global Payments Report, da Worldpay from FIS, empresa americana de tecnologia de pagamentos, a nova onda de inovação do varejo envolve a oferta de finalização de compras com pagamentos invisíveis.

A ideia é melhorar a experiência de compra do cliente, entregando a ele processos fluidos, otimizados, precisos e seguros do início ao fim da sua jornada de aquisição. 

Nesse cenário, diversos varejistas ao redor do mundo já estão disponibilizando para o público versões Smart Stones dos seus negócios.

O Walmart dos Estados Unidos, por exemplo, está testando a substituição dos seus caixas por áreas de checkout. Para isso, estão tornando os seus terminais de PDV mais flexíveis, a fim de possibilitar e incentivar o autoatendimento.

Processos similares estão sendo utilizados por empresas como a Tesco, cadeia de mantimentos do Reino Unido e pela Amazon, que está expandindo a sua tecnologia de checkout sem caixa.  

Os possíveis desafios das Smart Stores

Ainda que o comportamento do consumidor esteja mudando consideravelmente nos últimos tempos e que os clientes estejam buscando, cada dia mais, soluções práticas para o seu dia a dia, é preciso ter em mente que algumas mudanças ainda causam receio na sua adesão.

As Smart Stones são um formato novo de negócio, especialmente aqui no Brasil, e esse modelo mais moderno de compra pode gerar certa insegurança no público. Além disso, no que se refere à etapa de pagamento, o cliente precisa sentir total segurança no processo. 

O ponto positivo de tudo isso é que a maioria das pessoas já conhece e se sente confortável em realizar pagamentos invisíveis em aplicativos de delivery e outras soluções similares.

Assim, para conseguir esse mesmo resultado, as lojas inteligentes precisam de bons parceiros que garantam soluções seguras e sem qualquer atrito.

É justamente neste ponto que entra a parceria com empresas que fornecem soluções de pagamentos para Smart Stores, a exemplo da Zoop.

solucoes-de-pagamento

 

Como funcionam os pagamentos para Smart Stores?

No caso da Zaitt, Smart Store que citamos no início deste artigo, todo o processo de acesso à loja, escolha dos produtos e pagamento é realizado através do aplicativo próprio da marca instalado no smartphone do cliente.

Por meio de QR Codes, o consumidor consegue entrar na Zaitt, adicionar os itens que deseja comprar no seu carrinho, verificar o valor total da sua compra e, com um único toque, efetuar o pagamento.

Assista este vídeo com Rodrigo Miranda, CEO da Zaitt, e entenda como tudo isso funciona:

Achou interessante? Quer soluções de pagamento tão boas quanto essa também para a sua empresa? Então entre em contato agora mesmo com um dos nossos consultores

Zoop, tecnologia para serviços financeiros do futuro.

Avalie este post
Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo