Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    pagamentos

    O que é Payment as a Service? TUDO sobre essa tendência de negócio!

    11 de abril de 2022
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

    Payment as a Service, ou apenas PaaS, é uma solução que contempla ferramentas pré-desenvolvidas — que podem ser personalizadas — para que uma empresa que não é nativa do mercado financeiro possa trabalhar com produtos e serviços desse setor.

    Esse termo tende a não ser tão estranho para quem já é familiarizado com o conceito de Software as a Service (SaaS). 

    Explicando resumidamente, enquanto o SaaS traz um significado mais abrangente para tecnologias em nuvem que oferecem um serviço específico ao cliente, o PaaS é direcionado ao segmento que lhe dá nome, ou seja, aos pagamentos.

    Em suma, soluções com essa definição têm como objetivo oferecer meios de pagamento de cloud computing (em outras palavras, hospedado na nuvem) para que seus clientes B2B possam utilizá-lo como método de compra.

    As mudanças de comportamento do consumidor, em todo o mundo, assinalam a importância de tecnologias como essa. 

    Mas falando especificamente do nosso país, os números mostram que 36% dos brasileiros diminuíram os pagamentos em cheque e dinheiro desde o início da pandemia, segundo o relatório Pace Pulse Brasil.

    Essa pesquisa já dá uma pequena amostra da imensa transição para o digital que estamos vivendo atualmente. E, nesse contexto, contar com soluções que ofereçam mais eficiência aos pagamentos online é fundamental.

    Diante disso, preparamos este conteúdo especial para que você entenda melhor o que é Payment as a Service e a contribuição dessa ferramenta para o comércio virtual. Leia até o fim para entender melhor!

    O que é Payment as a Service?

    Payment as a Service, ou pagamento como serviço, na tradução para o português, consiste na obtenção de uma solução pré-desenvolvida que visa facilitar os processos de pagamento de uma empresa

    A transformação digital gerou uma onda de inovação em diversos setores da sociedade, e a forma como nós pagamos por nossas compras na internet não passou imune a essas mudanças. 

    Enquanto há uma transição cada vez mais consolidada das relações sociais e comerciais para o ambiente virtual, as empresas começaram a buscar novas soluções que flexibilizassem e aprimorassem progressivamente a eficiência dos pagamentos online.

    É justamente daí que surgiu o termo de Payment as a Service. Em geral, esse modelo de negócio contempla empresas de tecnologia do modelo B2B (business to business, em tradução livre, de negócio para negócio) que oferecem plataformas de pagamentos em nuvem já desenvolvidas, para o uso e manuseio por outras companhias.

    Por sua vez, os clientes B2B dessas tecnologias têm à sua disposição uma estrutura já pronta e desburocratizada para oferecer como meio de pagamento aos seus consumidores. 

    Além disso, as próprias instituições bancárias investem em inovações desse tipo para facilitar a circulação do dinheiro e os métodos de aquisição do seu portfólio de produtos — o próprio pagamento via Pix, tecnologia viabilizada pelo Banco Central do Brasil, é uma forma de Payment as a Service.

    Em resumo, a tendência de crescimento e competitividade, somados à alta demanda de empresas em uma corrida de 100m por modernização tecnológica, é cada vez mais alta e os números podem provar. 

    Uma pesquisa da Grand View Research, por exemplo, mostra que o mercado de Payment as a Service deve movimentar U$25,7 bilhões até 2027.

    Dica de leitura: “Qual o resultado da combinação fintech e Software as a Service?

    Quais os benefícios do Payment as a Service?

    O conceito Payment as a Service é cercado de muitos benefícios que afetam diretamente as empresas que o adotam.

    Entre os que mais se destacam estão:

    • custo de desenvolvimento e de manutenção reduzidos: visto que os responsáveis por esses serviços são os provedores da solução PaaS (geralmente, fintechs as a service);
    • garantia de compliance: considerando também que a parte de atendimento de regulamentações fica por conta do provedor da ferramenta;
    • aumento do poder de atração e de fidelização da marca: decorrente da entrega de produtos e serviços realmente personalizados para o público-alvo;
    • escalabilidade na oferta de meios de pagamento: pelo fato de a tecnologia PaaS estar em constante atualização, se adaptando à criação e entrega de métodos de pagamentos atuais e modernos.

     

    Aproveite e leia este artigo: “Quais são os meios de pagamento mais utilizados no Brasil?

    Como funciona o Payment as a Service na prática?

    Na prática, o mercado de Payment as a Service vem mostrando a que veio por meio de um diversificado portfólio de serviços. Muito provavelmente, você já utilizou ferramentas desenvolvidas por esses modelos de negócio e, às vezes, nem se deu conta.

    O iFood é um case de sucesso que pode ilustrar isso na prática. A plataforma de delivery investiu em uma tecnologia que centralizou toda a gestão de pagamentos por lanche, farmácia e itens de supermercado no próprio aplicativo.

    Em um modelo omnichannel, que integra o online com o físico, a empresa oferece diversas possibilidades de pagamento ao seu cliente, tais como:

    • Pix;
    • cartão de débito e crédito;
    • Google Pay;
    • maquininha no momento da entrega;
    • vale-alimentação/refeição;
    • ou dinheiro.

    case-ifood

    Essa variedade de opções e a flexibilidade de escolha e efetivação do pagamento é, em resumo, o que está na essência da aplicação do PaaS na prática. 

    Dentre outros exemplos de aplicação dessas soluções, podemos citar a possibilidade de transferir dinheiro para o exterior de forma otimizada, pagamentos por aproximação, reembolsos, gateways para e-commerces e muitos mais.

    Como já mencionamos, o próprio Pix é um produto típico da revolução proporcionada por essas inovações. 

    Payment as a Service é um software ou uma modalidade de serviço?

    Payment as a Service é um software e uma modalidade de serviço. Isso acontece porque, comumente, esse tipo de solução é oferecida por uma Fintech as a Service, ou FaaS. 

    Uma FaaS é uma fintech que disponibiliza para outras fintechs, startups e empresas dos mais variados segmentos ferramentas prontas voltadas para o mercado de serviços financeiros.

    Dessa forma, o contratante estará adquirindo uma solução (um software) já previamente desenvolvida e com as questões regulatórias sanadas. Essa contratação, no entanto, é considerada uma modalidade de serviço por, geralmente, ter o formato de assinatura.

    Na prática, significa que quem obtém soluções no formato “as a service” pode usufruí-las enquanto a assinatura do contrato estiver vigorando. Ou seja, não há a compra efetiva do software, mas, sim, o direito de uso durante o período que houver relacionamento comercial com a fintech que o disponibiliza.

    Qual o futuro com o Payment as a Service?

    Conforme mais empresas começam a oferecer aos clientes e parceiros de negócios produtos e serviços financeiros próprios, mais promissor se torna o futuro com o soluções payment services.

    Além de contribuir para sanar as principais dores bancárias do público-alvo, de uma maneira realmente personalizada e pontual, o uso do PaaS também gera uma nova fonte de receita para a companhia, a qual pode ser obtida decorrente de cobrança de taxas e tarifas.

    Ou seja, o futuro com o Payments as a Service aponta para uma tendência promissora e benéfica tanto para quem oferece quanto para quem usa as soluções financeiras criadas dessa forma.

    Por que é vantajoso investir em ferramentas de PaaS?

    Em tempos de transformação digital, quem não busca inovação de forma contínua para se destacar perante à concorrência e melhorar a experiência de compra do cliente, tende a rapidamente se tornar obsoleto e perder sua fatia de mercado.

    Diante disso, as vantagens de investir em Payment as a Service, uma das mais importantes é colocar o consumidor em primeiro lugar. Afinal, todo cliente deseja ter um processo de compra fluido e simplificado que o oferece opções variadas de pagamento e conclusão do negócio.

    Métodos de pagamento pouco intuitivos ou lentos podem gerar uma insatisfação imediata no cliente e fazer com que ele desista da compra de pronto.

    Do outro lado da cadeia comercial, por sua vez, a empresa que oferta o serviço economiza recursos por contar uma tecnologia com toda a estrutura de pagamentos já pronta e, além disso, fortalece sua marca e o engajamento do cliente por contar com recursos que atuam pela satisfação do público-alvo.

    Incrível, não é verdade? Portanto, se você procurar uma empresa de PaaS para otimizar seu sistema de pagamento, a Zoop pode te ajudar nesse processo.

    Confira a evolução do mercado de pagamento com esse vídeo exclusivo da Zoop:

    Conheça mais sobre a Zoop!

    A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros para que sua companhia tenha um diferencial competitivo na disponibilidade de recursos de pagamentos. 

    Além do mais, ela cuida de todo o atendimento de regras regulatórias e da implementação e manutenção tecnológica.

    Se você quer aprender mais sobre as soluções da Zoop, entre em contato agora mesmo com um dos nossos representantes.

    Zoop. Tecnologia para serviços financeiros do futuro

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.