Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    pagamentos

    Pix: por que ele trouxe mais facilidade aos meios de pagamento?

    29 de setembro de 2023
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    Quando o Pix, sistema de pagamento instantâneo, completou dois anos de lançamento, ele já havia se consolidado como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros.

    Segundo o levantamento da FEBRABAN, Federação Brasileira de Bancos, baseado em números gerados pelo Banco Central, de 16 de novembro de 2020, dia em que foi lançado, até setembro de 2022, 26 bilhões de transações haviam sido feitas via Pix, quantidade que representou R$ 12,9 trilhões transacionados nesse período.

    A análise também constatou que, em janeiro de 2022, o sistema de pagamento instantâneo ultrapassou as operações realizadas com cartão de débito. Já em fevereiro do mesmo ano, ele passou à frente das transações feitas com cartão de crédito.

    O fato é que esse sistema se mantém em uma linha de crescimento contínua e bastante significativa. Uma prova disso vem de outros dados da FEBRABAN, citados em uma reportagem do site CNN Brasil, os quais comprovaram que o Pix foi o meio de pagamento mais usado em 2022.

    No total anual, foram 24 bilhões de operações, número superior à soma de todas as transações feitas via cartão de débito, cheque, boleto, TED e DOC.

    Mas por quais motivos o sistema tem uma adesão tão expressiva do público? O que leva esse meio de pagamento a crescer mais a cada dia? Por que vale a pena trabalhar com Pix na sua empresa?

    Siga a leitura deste artigo e confira essas e outras respostas sobre o tema!

    Por que o Pix mudou o cenário dos meios de pagamento no Brasil?

    Quando se fala sobre o que é o sistema de pagamento instantâneo e como fazer um Pix, a primeira característica que surge à mente é a praticidade. Por sinal, a forma de pagar e receber dos brasileiros mudou, tornando-se um processo mais rápido, preciso, dinâmico, seguro e barato.

    Tudo acontece a partir do cadastramento da chave Pix, que representa a conta da qual o valor será retirado no momento da transação financeira. 

    Se você acessar a página oficial do Pix do Banco Central, verá que os objetivos traçados pelo órgão regulador ao criar e disponibilizar esse sistema de pagamentos instantâneo contemplavam pontos como:

    • redução dos custos operacionais;
    • aumento da segurança nas transações financeiras;
    • melhora da experiência de pagamento dos clientes;
    • fomento à competitividade entre as empresas;
    • promoção da inclusão financeira e digitalização dos pagamentos;
    • resolução das lacunas deixadas por outros meios de pagamento.

    Além desses quesitos, é fundamental destacarmos que o Pix “caiu na graça dos brasileiros” por conta das diversas funcionalidades que estão sendo liberadas gradativamente pelo Banco Central.

    Entre as diversas novas funções do Pix, já previstas em sua agenda evolutiva, um ótimo exemplo é o Pix Cobrança, funcionalidade que permite a cobrança de valores com datas futuras por esse sistema.

    Na prática, é possível dizer que o Pix Cobrança é semelhante ao boleto bancário, com a diferença que o valor pago é compensando em bem menos tempo na conta do recebedor.

    Adicionalmente, várias outras funções já foram liberadas, como o Pix Saque, que permite o saque de dinheiro em espécie diretamente em estabelecimentos comerciais; e o Pix Troco, que possibilita o recebimento de troco em dinheiro nas compras feitas via Pix.

    Para o futuro do sistema de pagamentos instantâneo, estão previstos o Pix Garantido, também chamado de Pix Parcelado, que funcionará semelhante ao cartão de crédito; o Pix Internacional, entre outras funcionalidades.

    Sobre essa última, entenda todos os detalhes lendo o artigo: “Pix Internacional: o que é e como funcionará essa forma de pagamento?

    Quais são as vantagens do Pix?

    Apenas por ter várias funções, o Pix já se torna um meio de pagamento extremamente vantajoso para ser oferecido por sua empresa aos consumidores e parceiros de negócio. Um dos motivos é que, quanto mais opções de pagamento os clientes têm, maiores as chances de concluírem a compra.

    No e-commerce, por exemplo, o sistema de pagamentos instantâneo ajuda a diminuir o número de carrinhos abandonados por ser muito mais prático e rápido que os outros meios de pagamento, e até mais seguro. 

    Isso acontece porque ele dispensa a necessidade de o cliente informar os dados do cartão, contribuindo para que os que têm receio desse tipo de operação não deixem de comprar.

    E, por falar em cartões, o Pix permite que sua empresa atenda aos consumidores que não têm esse meio de pagamento, ou os que têm, mas preferem não usar por variados motivos.

    Por poder ser vinculado a uma carteira digital, o Pix também ajuda a atender clientes que não têm relacionamento bancário, tornando seu negócio muito mais interessante na hora de comprar.

    E as vantagens do Pix para os empreendedores?

    Como você deve ter percebido com os pontos que acabamos de citar, o Pix é vantajoso porque:

    • ajuda a melhorar a experiência do cliente;
    • torna seu negócio mais atrativo;
    • contribui para elevar as taxas de atração e fidelização;
    • colabora para aumentar o volume de vendas e, consequentemente, o faturamento.

    Além disso, vale muito a pena trabalhar com o sistema de pagamentos instantâneo na sua empresa, visto que ele:

    • libera o valor pago em menos tempo na conta da sua empresa, comparado a outros meios de pagamento — no Pix da Zoop, por exemplo, esse fluxo acontece em D+1, ou seja, um dia após a confirmação do pagamento;
    • melhora o fluxo de caixa, decorrente do motivo anterior;
    • redução do número de fraudes e prevenção da inadimplência;
    • não gera custos para os clientes, fomentando a utilização;
    • tem tarifas consideravelmente menores para sua empresa, em comparação às praticadas por outros meios de pagamento, ajudando a elevar sua margem de lucro.

    Sobre isso, entenda detalhes no nosso artigo: “Tarifa do Pix para pessoa jurídica: como funciona essa cobrança?

    Como levar o Pix para sua empresa?

    Para levar o Pix para sua empresa e obter todas essas vantagens, você pode contar com a Zoop!

    O Pix da Zoop é uma solução completa, presencial e online, que facilita o recebimento de valores por meio desse sistema de pagamentos. Confira mais neste vídeo!

    Nossa solução de pagamentos via Pix não tem custos de integração, nem mensalidade. Ao usar, você paga apenas um pequeno percentual sobre o valor de cada operação realizada.

    Quer detalhes de como o Pix da Zoop funciona e todas as vantagens que pode trazer para seu negócio? Então, entre em contato agora com um dos nossos especialistas!

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.