Negócios

Pix Cobrança: conheça a nova ferramenta de recebimento para o seu negócio!

Publicado em 12 de fevereiro de 2021 por Redação Zoop
5/5 - (2 votes)

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Previsto para entrar em vigor a partir de março deste ano, o Pix Cobrança é uma ferramenta anunciada pelo Banco Central que vai permitir cobranças com datas futuras semelhantes às realizadas hoje via boleto bancário.

O grande diferencial é que, via Pix Cobrança, o pagamento cai instantaneamente na conta do recebedor tão logo seja realizado, eliminando o tempo de compensação como acontece com os boletos.

Para empresas dos mais variados portes e segmentos, bem como para os usuários finais, essa solução vai facilitar a quitação de valores e otimizar o processo de compra.

Confira, agora, como funciona o Pix Cobrança e as vantagens de incluir esse novo meio de pagamento ao seu negócio.

O que é o Pix Cobrança e como funciona

O Pix Cobrança é uma solução que permite cobranças com datas futuras e recebimento imediato tão logo o pagamento seja efetivado.

Assim como acontece com os boletos bancários, o Pix Cobrança vai permitir a inclusão de informações que vão além da quantia a ser cobrada, tais como data de vencimento, valores referentes a juros e multas em caso de atraso, descontos, entre outras.

O pagamento é feito pela leitura de um QR Code, gerado pelo recebedor, no qual constará todas as informações que foram inseridas.

Essa opção de pagamento pode ser utilizada tanto em pontos de venda (pagamentos presenciais) quanto no comércio eletrônico.

Principais diferenças entre o Pix, Pix Cobrança e boleto bancário

Desde o lançamento do Pix em 16 de novembro de 2020, essa solução já permite transações financeiras (pagamentos e transferências) via QR Code.

No entanto, elas são imediatas, ou seja, compensadas tão logo seja feita a leitura do código.

Já o Pix Cobrança, apesar de também utilizar o QR Code, dá às partes envolvidas na transação a possibilidade de determinar uma data futura de pagamento.

Assim, é possível programar recebimentos e dar aos clientes os dias necessários para quitação dos valores.

Esse é o mesmo processo que acontece com os boletos bancários, porém, com duas diferenças. A primeira é o uso do QR Code e não do código de barras tradicional.

A segunda, certamente a mais importante, é que o boleto exige um tempo de compensação, fazendo com o que valor pago demore alguns dias para cair na conta do recebedor. Já com o Pix Cobrança isso acontece instantaneamente.

Aqui, vale salientar que o Pix Cobrança não tem por objetivo acabar com os boletos. Seguindo a proposta inicial do Pix, a ideia é ter mais uma opção de meio de pagamento a oferecer.

Com isso, quem recebe e quem paga tem a chance de escolher a solução de pagamento que melhor lhe atender naquele momento.

Aproveite e ouça este episódio do Papo na Nuvem:

Vantagens do Pix Cobrança

O Pix Cobrança segue o estilo do Pix que já está sendo utilizado atualmente, ou seja, permite o recebimento instantâneo dos valores que forem transacionados.

Essa característica, por si só, já é uma das grandes vantagens dessa solução de pagamento, especialmente quando se faz uma comparação com os boletos.

Isso acontece porque, ainda que tenha data de vencimento futura, tão logo o pagamento é efetuado, o valor cai instantaneamente na conta do recebedor. Com isso, o tempo de compensação, tal como exige os boletos, deixa de existir.

Por exemplo, imagine um e-commerce que realizou uma venda a um dos seus clientes, via boleto, com vencimento para daqui 5 dias.

Por esse meio de pagamento, além do prazo de vencimento, é preciso esperar, em média, mais 3 três para o valor ser compensando. Enquanto isso não acontece, o e-commerce não pode enviar o produto ao comprador.

Já se a mesma transação for feita via Pix Cobrança, o cliente tem o mesmo prazo de 5 dias para pagar. No entanto, tão logo realize o pagamento, o lojista recebe imediatamente o valor e já pode enviar a mercadoria, caso seja possível.

Com isso, podemos dizer que as vantagens do Pix Cobrança para empresas, lojistas, prestadores de serviços, fornecedores, entre outros são:

  • recebimento instantâneo do valor tão logo o pagamento seja efetivado;
  • oferta de mais uma opção de pagamento aos clientes, o que pode gerar novas oportunidades de negócios;
  • melhora no fluxo de caixa e na previsão de receita;
  • operação de baixo custo;
  • redução de custos operacionais;
  • otimização do processo de venda;
  • contribuição no processo de digitalização do dinheiro.

 

Não deixe de ler “Tudo sobre o Pix: confira as 13 respostas que a sua empresa precisa saber e a opinião de grandes especialistas!

Já para os clientes finais, entre os benefícios que mais se destacam com o uso desse meio de pagamento estão:

  • melhora na experiência de compra, com a possibilidade de receber os produtos adquiridos mais rapidamente
  • possibilidade de quitar débitos com empresa, instituições públicas e outras organizações de forma mais rápida, contribuindo para uma breve liberação dos serviços
  • realização de transações financeiras seguras, sem a necessidade de incluir informações bancárias.

 

Como receber via Pix Cobrança

O Pix teve uma adesão que surpreendeu até mesmo o Banco Central — já são mais de 133 milhões de chaves cadastradas, segundo dados do órgão regulador. 

Para se ter uma ideia do uso dessa solução, apenas no último dia de 2020, foram realizadas mais de 4 milhões de operações.

Esses números são fortes indícios que o Pix é uma das tendências do mercado de meios de pagamento para 2021.

Não deixe de ler “Soluções para varejo: como o Pix e outros meios de pagamento ajudam a aumentar as vendas?

Considerando isso, é mais que indicado oferecer essa opção ao seu público, bem como se preparar para disponibilizar o Pix Cobrança.

Existem duas maneiras de inserir essa solução ao seu negócio. A primeira é incluindo o Pix na sua plataforma de adquirência.

A segunda é transformando a sua empresa em um verdadeiro banco digital, sem desviar do seu core business.

Por meio de uma plataforma Banking as a Service, BaaS, você entrega ao seu público conta digital, cartão (de débito, crédito e/ou pré-pago), serviços de transferência entre contas e outros serviços financeiros incríveis.

A Zoop permite que a sua empresa ofereça diversas soluções financeiras, totalmente livre barreiras regulatórias. 

Quer saber em detalhes como funciona? Então entre em contato agora com um dos nossos consultores!

5/5 - (2 votes)
Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo