Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Até o momento, sem data oficial de lançamento, o Pix Parcelado permitirá o parcelamento de compras presenciais e virtuais, assim como acontece com o cartão de crédito.

Oficialmente denominado pelo Banco Central como Pix Garantido, essa é mais uma das funções do Pix, sistema de pagamento instantâneo, que visa expandir o uso dessa ferramenta e, com isso, otimizar o processo de pagar e receber entre empresas e clientes.

Dados do órgão regulamentador e criador da solução apontam importante crescimento quanto ao uso desse sistema.

No mês de lançamento, novembro de 2020, foram realizadas 1.442.347 transações no modelo P2B, ou seja, de pessoa para empresa. Já em junho de 2022 foram 336.188.191 operações dessa natureza.

Isso mostra que o Pix está, cada dia mais, sendo visto pelo público como um meio de pagamento, e não apenas como uma solução para transferência de valores entre pessoas físicas.

É certo que a utilização com esse propósito (P2P, person to person) ainda é bastante expressiva — 1.138.451.074 em junho de 2022 —, porém, a expectativa é que as novas funções, como o Pix Parcelado, modifiquem esse cenário.

Mas quanto isso beneficiará as empresas que oferecem esse método de pagamento? Para os clientes, quais serão as vantagens de utilizar o Pix Garantido?

Confira diversas informações sobre essa ferramenta agora, neste artigo!

Quais as vantagens e desvantagens de oferecer o Pix Parcelado no varejo?

Como dissemos, o Pix Parcelado, ou Pix Garantido, é uma função do sistema de pagamento instantâneo do Banco Central que permitirá o parcelamento de compras.

Isso quer dizer que, basicamente, essa solução funcionará similar a um cartão de crédito. Ou seja, o cliente escolhe o produto que deseja comprar, ou serviço que pretende adquirir, e poderá dividir o total da sua aquisição até o limite de parcelas que o vendedor permitir.

A grande diferença é que, uma vez que a parcela for paga, o valor é creditado em menos tempo na conta do recebedor — em comparação ao cartão de crédito, por exemplo. Isso nos leva às duas primeiras vantagens dessa solução: a otimização da gestão financeira e a melhora no fluxo de caixa do negócio.

Mas além dessas, o Pix Parcelado também traz para os lojistas benefícios como:

  • potencial redução das tarifas cobradas pelas operadoras de cartão;
  • garantia de recebimento dos valores parcelados;
  • grandes chances de aumentar o ticket médio das vendas;
  • expansão dos grupos de clientes atendidos.

As 4 principais vantagens de parcelar com o Pix

Potencial redução das tarifas cobradas pelas operadoras de cartão

Considerando a principal característica dessa função, é bem provável que ela entre em concorrência direta com os cartões de crédito

Assim, para não perder campo de atuação, a expectativa é que as operadoras reduzam taxas e juros, tanto para consumidores quanto para lojistas, a fim de fomentar a utilização das suas soluções.

Garantia de recebimento dos valores parcelados

O Pix Garantido não tem esse nome à toa. Um possível motivo é que ele garante ao varejista o recebimento dos valores parcelados.

Isso acontece porque ele funciona com um intermediário, que pode ser um banco ou uma fintech na qual o cliente tem relacionamento. Assim, se no dia de debitar a parcela não houver saldo em conta, a instituição financeira paga o recebedor e, posteriormente, cobra o pagador.

Grandes chances de aumentar o ticket médio das vendas

Até o momento, não há indicações que apontam que o Pix Parcelado terá limites de valores, assim como acontece com os cartões de crédito.

Se isso se mantiver, os comerciantes têm grandes chances de aumentar os seus tickets médios, pois os clientes poderão usar essa ferramenta para realizar compras mais caras.

Expansão dos grupos de clientes atendidos

Para fazer um parcelamento no Pix o cliente não precisa ter cartão de crédito, apenas uma conta bancária vinculada a essa solução.

Assim, as empresas varejistas que oferecerem esse meio de pagamento terão a chance de atender novos grupos de consumidores, a exemplo daqueles que não têm esse tipo de cartão, ou mesmo os que têm, mas não querem comprometer o limite.

Não deixe de ler: “Pix Cobrança: como funciona e quais as vantagens desse meio de pagamento?

As desvantagens desse meio de pagamento

É um tanto complicado citar alguma desvantagem do Pix Parcelado. Como você pôde ver, essa nova função do sistema de pagamento instantâneo beneficia tanto as empresas quanto os seus clientes.

Talvez o maior desafio dessa ferramenta seja a adesão do público. No entanto, assim como foi no começo das operações do Pix, a tendência é que, com o tempo, os clientes enxerguem de forma mais clara as suas vantagens e passem a ter mais segurança na utilização desse recurso.

Aproveite e ouça este episódio do Papo na Nuvem:


  

Quem pode usar o Pix Parcelado?

O Pix para pagamento parcelado poderá ser utilizado por qualquer pessoa que tenha chave Pix cadastrada, seja na conta corrente, seja na carteira digital. Por conta dessa característica, ele se torna mais uma boa opção de meio de pagamento a ser oferecido para os consumidores finais.

Ainda que, até este momento, esse produto não tenha sido lançado oficialmente pelo Banco Central, já é possível encontrar bancos e empresas que atuam no mercado de serviços financeiros oferecendo essa solução, no estilo Buy Now, Pay Later, ou seja, “pague agora, pague depois”. 

Essa prática é permitida pelo órgão regulador. Entretanto, os clientes precisam se atentar às possíveis taxas e juros que podem ser cobrados nessa operação.

Para os negócios que pretendem aderir ao Pix Parcelado e disponibilizar antecipadamente essa nova função para seu público-alvo, é sugerido praticar cobranças menores que as praticadas pelos concorrentes, a fim de tornar a adesão à solução mais atrativa.

Como o Pix Parcelado pode aumentar as vendas no comércio digital?

De acordo com o apresentado no Relatório de Tendências 2022 da Zoop, 80% dos consumidores que não encontraram o meio de pagamento que queriam deixaram de concluir um pedido. Esse dado, por si só, já mostra por quais motivos o Pix para pagamento parcelado pode aumentar as vendas no comércio eletrônico.

Além de ser mais uma opção para o cliente, essa nova função do sistema de pagamentos eletrônicos também ajuda a atender diferentes grupos de consumidores, como já destacamos.

No e-commerce, especificamente, ele pode motivar as compras de pessoas que têm cartão de crédito, mas não se sentem seguras em inserir os dados bancários nas plataformas de venda.

Como o Pix Parcelado dispensa informações desse tipo, há um grande potencial de a solução gerar um aumento de vendas no comércio digital.

Não deixe de ler este artigo: “Tendências de meios de pagamento para 2022: 7 soluções para ficar de olho!

conheca-nossas-solucoes

Conheça nossas soluções!

Crie, ofereça e opere serviços financeiros próprios com a Zoop.

Enviar

3.3/5 - (9 votes)

Se informe com a Zoop!

Se inscreva na nossa newsletter e receba os nossos conteúdos.