Negócios

Pix Parcelado: confira como funcionará o parcelamento de compras desse sistema e suas vantagens

Publicado em 29 de setembro de 2021 por Redação Zoop
Avalie este post

Previsto para ser lançado no 2º trimestre de 2022, o Pix Parcelado permitirá o parcelamento de compras presenciais e virtuais, assim como acontece com o cartão de crédito.

Oficialmente denominado pelo Banco Central como Pix Garantido, essa é mais uma das funções do Pix, sistema de pagamento instantâneo, que visa expandir o uso dessa ferramenta e, com isso, otimizar o processo de pagar e receber entre empresas e clientes.

Dados do órgão regulamentador e criador da solução apontam importante crescimento quanto ao uso desse sistema.

Em agosto de 2021, por exemplo, foram realizadas mais de 111 milhões de transações P2B, ou seja, de pessoa para empresa — no início das operações, em novembro de 2020, esse número era um pouco mais de 1,4 milhão.

Isso mostra que o Pix está, cada dia mais, sendo visto pelo público como um meio de pagamento, e não apenas como uma solução para transferência de valores entre pessoas físicas.

É certo que a utilização com esse propósito (P2P, person to person) ainda é bastante expressiva — mais de 567 milhões de transferências em agosto de 2021 —, porém, a expectativa é que as novas funções, como o Pix Parcelado, modifiquem esse cenário.

Mas quanto isso beneficiará as empresas que oferecem esse método de pagamento? Para os clientes, quais serão as vantagens de utilizar o Pix Garantido?

Confira diversas informações sobre essa ferramenta agora, neste artigo!

Quais as vantagens e desvantagens de oferecer o Pix Parcelado no varejo?

Como dissemos, o Pix Parcelado, ou Pix Garantido, é uma função do sistema de pagamento instantâneo do Banco Central que permitirá o parcelamento de compras.

Isso quer dizer que, basicamente, essa solução funcionará similar a um cartão de crédito. Ou seja, o cliente escolhe o produto que deseja comprar, ou serviço que pretende adquirir, e poderá dividir o total da sua aquisição até o limite de parcelas que o vendedor permitir.

A grande diferença é que, uma vez que a parcela for paga, o valor é creditado instantaneamente na conta do recebedor. Isso nos leva às duas primeiras vantagens dessa solução: a otimização da gestão financeira e a melhora no fluxo de caixa do negócio.

Mas além dessas, o Pix Parcelado também traz para os lojistas benefícios como:

  • potencial redução das tarifas cobradas pelas operadoras de cartão;
  • garantia de recebimento dos valores parcelados;
  • grandes chances de aumentar o ticket médio das vendas;
  • expansão dos grupos de clientes atendidos.

As 4 principais vantagens de parcelar com o Pix

Potencial redução das tarifas cobradas pelas operadoras de cartão

Considerando a principal característica dessa função, é bem provável que ela entre em concorrência direta com os cartões de crédito

Assim, para não perder campo de atuação, a expectativa é que as operadoras reduzam taxas e juros, tanto para consumidores quanto para lojistas, a fim de fomentar a utilização das suas soluções.

Garantia de recebimento dos valores parcelados

O Pix Garantido não tem esse nome à toa. Um possível motivo é que ele garante ao varejista o recebimento dos valores parcelados.

Isso acontece porque ele funciona com um intermediário, que pode ser um banco ou uma fintech na qual o cliente tem relacionamento. Assim, se no dia de debitar a parcela não houver saldo em conta, a instituição financeira paga o recebedor e, posteriormente, cobra o pagador.

Grandes chances de aumentar o ticket médio das vendas

Até o momento, não há indicações que apontam que o Pix Parcelado terá limites de valores, assim como acontece com os cartões de crédito.

Se isso se mantiver, os comerciantes têm grandes chances de aumentar os seus tickets médios, pois os clientes poderão usar essa ferramenta para realizar compras mais caras.

Expansão dos grupos de clientes atendidos

Para fazer um parcelamento no Pix o cliente não precisa ter cartão de crédito, apenas uma conta bancária vinculada a essa solução.

Assim, as empresas varejistas que oferecerem esse meio de pagamento, terão a chance de atender novos grupos de consumidores, a exemplo daqueles que não têm esse tipo de cartão, ou mesmo os que têm, mas não querem comprometer o limite.

Não deixe de ler: “Pix Cobrança: como funciona e quais as vantagens desse meio de pagamento?

As desvantagens desse meio de pagamento

É um tanto complicado citar alguma desvantagem do Pix Parcelado. Como você pôde ver, essa nova função do sistema de pagamento instantâneo beneficia tanto as empresas quanto os seus clientes.

Talvez o maior desafio dessa ferramenta seja a adesão do público. No entanto, assim como foi no começo das operações do Pix, a tendência é que, com o tempo, os clientes enxerguem de forma mais clara as suas vantagens e passem a ter mais segurança na utilização desse recurso.

Aproveite e ouça este episódio do Papo na Nuvem:


  

Por que o Pix Garantido pode resultar no fim dos cartões de crédito?

Há quem acredite que o Pix Garantido possa resultar no “início do fim” dos cartões de crédito. Porém, ainda é cedo para afirmar isso.

Um dos motivos é que, para parcelar no Pix, o cliente precisa ter saldo em conta, o que nem sempre pode acontecer. Já o cartão de crédito não tem essa exigência.

Consumidores mais tradicionais também podem apresentar alguma resistência no uso da nova função e preferir se manter usando o método de pagamento que já conhecem.

Ainda do ponto de vista do público, o Pix Parcelado não traz benefícios como programas de fidelidade e acúmulo de pontos que podem ser trocados de diferentes formas.

Sobre tudo isso, vale destacar que a proposta dessa ferramenta não é comprometer o uso de outras, mas, sim, facilitar a vida de quem paga e de quem recebe.

Além disso, os próprios varejistas podem ter dúvidas quanto a oferta desse método de pagamento e não disponibilizá-lo no seu negócio.

Se esse é o seu caso, a nossa dica é a leitura do artigo “Tudo sobre o Pix: confira as 13 respostas que a sua empresa precisa saber e a opinião de grandes especialistas!

Nele você vai conferir opiniões e dicas de grandes nomes que atuam no mercado de serviços financeiros, e tudo o que precisa saber sobre o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central.

Avalie este post
Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo