Pagamento recorrente: 5 dicas de como montar um plano de assinatura com essa solução
Uma solução de pagamento recorrente é aquela que permite uma empresa realizar cobranças periódicas dos seus clientes automaticamente.
Essa forma de recebimento de valores é bastante útil e eficiente para modelos de negócios que trabalham com mensalidades, a exemplo de escolas, universidades e academias, e também para clubes de assinatura, como os de bebidas e livros.
Também é a solução ideal para companhias do formato “as a service”, a exemplo das que oferecem serviços de softwares, como ERPs e CRMs, e as fintechs as a service.
Entre as vantagens de trabalhar com pagamento recorrente estão a possibilidade de reduzir a taxa de inadimplência, visto que a cobrança acontece de maneira automática diretamente no meio de pagamento escolhido pelo cliente.
E por falar em meio de pagamento, essa solução é mais uma forma de disponibilizar aos consumidores da empresa seus métodos preferidos, já que essa recorrência de cobrança pode acontecer no cartão de crédito, no débito automático em conta, ou mesmo via Pix ou boleto bancário.
Além de melhorar a experiência de compra do cliente, essa também é uma ótima maneira de personalizar o atendimento, o que tende a elevar seu nível de satisfação, ajudando a fidelizá-lo à marca.
Mas como montar um plano de assinatura realmente eficiente utilizando o pagamento recorrente? É a resposta para essa pergunta que você terá neste artigo. Por isso, siga a leitura e confira cinco dicas sobre esse tema agora mesmo!
Como usar o pagamento recorrente em planos de assinatura?
As nossas dicas sobre como usar o pagamento recorrente em planos de assinatura são:
- identifique quais são os melhores meios de pagamento para o seu público-alvo;
- crie diferentes planos de assinatura;
- garanta que a assinatura do plano de pagamento seja fácil de ser contratada;
- atualize os meios de pagamentos oferecidos na renovação dos contratos;
- conte com uma boa plataforma de pagamento recorrente.
Identifique quais são os melhores meios de pagamento para o seu público-alvo
A identificação de quais são os meios de pagamento preferidos do público-alvo da sua empresa deve ser o primeiro passo da montagem de um plano de assinatura com cobrança recorrente.
O motivo é que, quando o cliente encontra o método de pagamento que prefere, as chances de desistir da compra de um produto ou da contração de um serviço são bem menores.
Uma prova desse comportamento pode ser vista no Relatório de Tendências 2022 da Zoop, o qual destacou que 80% das pessoas que não encontraram o meio de pagamento que queriam deixaram de concluir um pedido.
É certo que, quanto mais soluções de pagamentos são disponibilizadas, menor a probabilidade de o comprador não encontrar aquela que prefere utilizar no momento.
Por isso, o mais indicado para evitar que bons negócios deixem de ser concluídos por esse motivo, é contar com um amplo leque de métodos de pagamentos, que atenda com precisão o perfil dos clientes da sua marca.
Crie diferentes planos de assinatura
Um plano de pagamento por assinatura pode ter frequências distintas. Por exemplo, a cobrança pode ser mensal, trimestral, semestral, anual, ou mesmo em outro período que seja compatível com o modelo de negócio e com o serviço/produto que está sendo oferecido.
A ideia por trás da oferta de diferentes periodicidades é personalizar o atendimento, permitindo que o cliente escolha o plano que melhor o atenda naquele momento.
Quando há essa flexibilidade, a solução que está sendo oferecida se torna mais atrativa, o que ajuda a conquistar novos clientes, bem como manter aqueles que já estão na base da empresa na hora da renovação do contrato.
Dica de leitura! Não deixe de conferir este artigo: “Como melhorar a experiência do cliente? Soluções de pagamento personalizadas podem ser a resposta!“
Garanta que a assinatura do plano de pagamento seja fácil de ser contratada
Mas de nada adianta pensar nos pontos que acabamos de citar se a assinatura do plano de pagamento for um processo trabalhoso e pouco intuitivo. Na prática, é fundamental que essa etapa seja fluida, rápida e realizada em poucos cliques.
Se exigir o preenchimento de dados e informações além do necessário, pode fazer com que o potencial cliente desista da assinatura. Além disso, pode também elevar a dúvida quanto a segurança da plataforma de venda, levando-o também a deixar a contratação de lado.
Confira! Pagamento sem fricção para a sua empresa continuar crescendo!
Atualize os meios de pagamentos oferecidos na renovação dos contratos
Os meios de pagamento estão em constante atualização, e considerar isso é bem importante tanto para reter clientes na renovação quanto para atrair novos.
Um bom exemplo é o Pix Recorrente, nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneo que poderá ser utilizada após a implementação do Débito Automático no Pix.
Resumidamente, trata-se de um modelo de pagamento recorrente via Pix, com cobrança automática a ser realizada em data futura na conta corrente ou carteira digital do cliente.
Entenda todos os detalhes sobre essa funcionalidade neste artigo: “Pix para cobrança recorrente: como usar esse sistema em assinaturas?“
Conte com uma boa plataforma de pagamento recorrente
Por fim, é fundamental contar com uma boa plataforma de pagamento recorrente, ferramenta que pode ser integrada ao site da empresa ou à parte.
Quando integrada, todo o processo acontece na própria plataforma de venda da empresa, evitando que o cliente seja direcionado para outras telas. Já a versão não integrada é ideal para negócios que ainda não têm sites próprios, mas cujo modelo de atuação requer a realização de cobranças periódicas.
Para quem vende, as vantagens de uma solução de pagamento recorrente como essa são:
- automatização do processo de cobrança, reduzindo falhas;
- melhora da gestão financeira;
- diminuição do número de inadimplentes;
- potencial para aumentar a taxa de retenção.
Como trazer essa plataforma para a sua empresa?
Com a ajuda da Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, é fácil ter um serviço de recorrência de pagamento para planos e assinaturas.
A solução da Zoop para pagamentos recorrentes permite personalizar o período da sua cobrança, a qual pode ser mensal, bimestral, ou em outra frequência que julgar mais adequada para a sua empresa e para os seus clientes.
Quer saber como essa solução funciona? Então entre em contato agora mesmo com um dos nossos especialistas.
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