Pagamento

Veja como investir na plataforma de pagamento online certa com 5 dicas certeiras

Publicado em 10 de maio de 2022 por Redação Zoop
Avalie este post

Contar com uma plataforma de pagamento online é um investimento crucial para todo empresário que deseja expandir suas vendas e fortalecer sua marca na internet.

Afinal, a transição dos negócios e do comércio para o ambiente virtual tem como um de seus pilares o aprimoramento da experiência de compra do cliente por meio de práticas e processos mais flexíveis e agradáveis.

Nesse contexto, oferecer soluções simples, inovadoras e diversificadas, que respondam às necessidades do consumidor e facilitem seu acesso a produtos e serviços é fundamental para o sucesso junto ao seu público.

Sem sombra de dúvidas, mais do que simplesmente aumentar suas vendas, investir em uma plataforma de pagamento online tornou-se um diferencial competitivo que pode determinar a continuidade ou não das operações de um negócio em tempos de concorrência tão acirrada.

Portanto, separamos 5 características fundamentais que compõem os fundamentos das melhores plataformas de pagamento online disponíveis do mercado. Dessa forma, além de saber escolher a mais completa, você entenderá de forma mais objetiva porque é preciso contar com uma na sua empresa.

Continue a leitura até o fim para entender melhor!

5 características fundamentais de uma plataforma de pagamento online

Uma plataforma de pagamento online é a estrutura digital necessária que uma empresa precisa ter para dar segurança e flexibilidade às transações comerciais e às três partes envolvidas no processo: o cliente, a bandeira do cartão e o vendedor.

Mais do que dar sustentação a todo esse processo, essa plataforma deve inovar e atender às demandas específicas do mercado consumidor que mudam a todo instante em tempos de transformação digital.

Cada vez mais, os clientes demandam métodos de pagamento diversificados, rápidos e dinâmicos para tornar sua experiência de compra mais agradável e objetiva. Afinal, ninguém gosta de seguir passos cansativos e burocráticos para inserir dados de cartão, entre outras coisas, até finalizar a compra. É preciso agilidade!

Além do mais, para lidar com o gerenciamento financeiro de toda a receita que a empresa recebe de diferentes fontes de transação, a plataforma de pagamento online também deve contar com soluções que facilitem a organização e recebimento do dinheiro.

Diante disso, confira cinco características importantes que constam nas melhores plataformas de pagamento online.

1. Opções de pagamento diversas e dinâmicas

Para não frustrar as expectativas do cliente e nem permitir que a empresa perca uma venda, é preciso oferecer opções de pagamentos diversas. Quanto maior forem as possibilidades, maiores serão as chances do consumidor encontrar uma que contemple suas necessidades.

O Ifood, famoso aplicativo de delivery, é um bom exemplo disso. A plataforma oferece como opções:

  • cartão de crédito e débito;
  • Google Pay;
  • e Pix;

 

A mesma companhia também é famosa por oferecer uma estrutura dinâmica e ágil de pagamento com uma solução conhecida como Invisible Payment (ou pagamento invisível). Por esse método, o trabalho do cliente ao processar a transação é quase nulo, pois as informações de seu cartão já foram armazenadas pela plataforma.

>> Saiba mais sobre o case de sucesso do Ifood:

2. Pagamento recorrente

Se você está interessado em oferecer planos de assinatura mensais ou anuais com cobranças periódicas de seus clientes, uma solução chamada pagamento recorrente pode ajudar a otimizar seus esforços.

Se antigamente era necessário desenvolver uma complexa estrutura de cobranças para solucionar pendências de adimplentes, esse modelo veio para solucionar este problema.

Hoje em dia, se você investir na plataforma certa, o sistema de pagamento da sua empresa poderá debitar automaticamente da conta do cliente a quantia de sua assinatura. Essa cobrança é feita de forma programada para a data de vencimento e não exige nenhum trabalho humano no processo. 

Além de facilitar para a empresa com a redução de custos operacionais, o pagamento recorrente também é ótimo para o cliente, que não precisa se preocupar em ter que resolver essa pendência manualmente. 

3. Conta digital

Já pensou em oferecer aos seus clientes um ambiente online onde ele pode monitorar e gerir todas as receitas do seu cartão por meio de extratos, fazer transferências, autorizar e realizar compras na internet? 

Com uma conta digital atrelada à plataforma de pagamento, sua empresa consegue gerir as transações financeiras com seus clientes de forma autônoma e sem interferência de terceiros.

Essa solução possui os serviços muito semelhantes ao de uma conta corrente normal, exceto pelo fato de que ela é operada de forma exclusivamente online. 

4. Split de pagamento

Imagine que você tenha receita adquirida com as vendas precisam ser redistribuída percentualmente entre sua marca, os funcionários envolvidos no processo e os fornecedores? Parece complicado fazer a gestão financeira nesse caso, não é verdade?

Entretanto, com a plataforma de pagamento online certa, é possível programar essa redistribuição de forma simples e automática. 

Essa técnica é conhecida como split de pagamento e ela resolve uma grande dor de cabeça na vida do vendedor. Afinal, por meio dessa solução automatizada, o comerciante já sabe de antemão, com toda a agilidade e transparência, qual percentual do valor pago na venda será redirecionado para ele.

>> Saiba mais sobre a função de split de pagamento:

5. Conciliação bancária

Encerrando nossa lista, vamos falar sobre a conciliação bancária. Essa função é uma ótima inclusão na sua plataforma de pagamento por fazer um monitoramento da sua conta bancária e assegurar que eles estão batendo com o controle interno.

Esse processo funciona basicamente como uma comparação entre os lançamentos e datas de operações da conta bancária com os registros internos realizados pela empresa. Sendo assim, ele é fundamental para evitar furos no caixas, fraudes e retrabalho.

Portanto, o gestor tem a confiança de estar lidando com dados realmente consistentes que podem embasar seu processo de tomada de decisão. E mais, fazendo isso de forma automatizada por meio de um software da sua plataforma, o processo tende a ser ainda mais ágil e confiável.

Gostou do conteúdo? O que achou das dicas para escolher a melhor plataforma de pagamento online? Se você precisar de mais uma ajudinha, podemos te mostrar uma que cumpre todos esses requisitos.

A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros para que sua companhia tenha um diferencial competitivo na disponibilidade de recursos de pagamentos. 

E mais: ela cuida de todo o cumprimento de regras regulatórias e da implementação e manutenção tecnológica do serviço.

Se você quer aprender mais sobre as soluções da Zoop, entre em contato agora mesmo com um dos nossos representantes.

 

Zoop. Tecnologia para serviços financeiros do futuro.

Avalie este post
Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo