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Oferecer diferentes soluções financeiras, facilitar o recebimento e a movimentação do dinheiro. Esse é um dos segredos para ajudar seus clientes a crescerem cada dia mais.

Exatamente neste ponto entram os produtos e serviços financeiros que, ao contrário do que muitos ainda pensam, não se limitam ao fornecimento de conta corrente, conta poupança ou empréstimo — ainda mais quando estamos falando com empresas, o leque é bem amplo.

Mas então, o que são exatamente os serviços financeiros? Quais os mais utilizados? Quais você pode oferecer para o seu público? Como fazer isso? Todas essas respostas você terá neste post!

O que são serviços financeiros?

Serviços financeiros é um conjunto de atividades e processos focados em facilitar a movimentação financeira de um negócio. O principal objetivo é melhorar sua gestão e torná-lo mais competitivo no mercado.

Os produtos e serviços financeiros podem ser disponibilizados tanto para pessoas físicas quanto para empresas pelos bancos, instituições financeiras e, atualmente, por fintechs do setor financeiro, como as direcionadas para os meios de pagamento.

Qual a importância dos produtos e serviços financeiros?

Quem tem um negócio visa, entre outras coisas, lucro. Uma maneira de aumentar as vendas e conquistar um público maior é oferecendo diferentes formas de pagamento, ou seja, quanto mais meios de pagamento forem disponibilizados, maiores as chances de o cliente efetivar a compra.

Assim, empreendedores de diversos portes, marketplaces, e-commerces e ERPs, precisam ter à disposição diferentes tipos de serviços financeiros que não apenas aumentem as taxas de conversão, mas que também facilitem o controle financeiro do negócio.

Quais os produtos e serviços financeiros mais utilizados?

Existem diferentes tipos de serviços financeiros. O vídeo do canal Sebrae Talks fala sobre alguns, citando suas principais características.

Mas quais seriam os que valem a pena oferecer aos seus clientes? Veja abaixo os principais que são, inclusive, disponibilizados pela Zoop!

Pagamentos presenciais

Mesmo com a explosão da tecnologia e dos serviços on-line, os pagamentos presenciais ainda representam boa parte das transações comerciais — segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), quase 80% de todo volume transacionado via cartões em 2018.

Incluindo maquininhas, terminais POS e pinpads, o pagamento presencial proporciona inúmeras vantagens na captura de transações para estabelecimentos comerciais. Veja algumas:

  • aumento do volume de vendas, especialmente quando são aceitas diferentes bandeiras;
  • maior sensação de segurança para o consumidor, considerando que muitos ainda preferem comprar em lojas físicas por medo de terem seus dados roubados virtualmente;
  • certeza de recebimento pelo comércio (Liability Shift), pois o risco das transações deixa de ser do vendedor sempre que o cliente utiliza cartão e senha nos pagamentos presenciais.

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Pagamentos digitais

Os pagamentos digitais, ou pagamentos on-line, são aqueles realizados via internet e incluem diversos produtos e serviços financeiros, tais como pagamento por QR Code.

A proposta é permitir que seus clientes recebam valores diretamente através de seus sites ou aplicativos.

O levantamento feito pela Abecs mostrou importante crescimento nesse setor. Em 2018, as compras on-line, especialmente nos e-commerces, somaram R$ 198,2 bilhões. Desse montante, 63% dos clientes utilizaram o celular para acessar as plataformas; 35% computadores tradicionais; 33% notebooks e 3% tablets.

Ou seja, para fazer parte desse mercado, é fundamental oferecer soluções que atendam todos esses gadgets, melhorando a experiência de compra dos consumidores e alavancando as vendas dos seus clientes.

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Pagamentos recorrentes

Pagamentos recorrentes são aqueles relacionados a serviços contínuos, tais como assinaturas, mensalidades, entre outros.

No campo dos produtos e serviços financeiros, esse tipo de recebimento facilita a vida de consumidores e, principalmente, das empresas, que não precisam se preocupar em gerar as cobranças periodicamente.

Podendo ser semanais, mensais, trimestrais, anuais, ou no período que melhor atender o negócio, uma vez lançado, o cliente final pode receber um boleto ou ter o valor debitado automaticamente em seu cartão de crédito no vencimento acordado.

Boleto bancário

Ainda que as transações com cartão de crédito e débito sejam bastante altas, o boleto bancário também entra na lista dos produtos e serviços financeiros mais utilizados.

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a previsão para 2019 foi a emissão de 6,6 bilhões de boletos, o que representa uma redução de movimentação de dinheiro em espécie de R$ 5,1 bilhões e mais de 25 bilhões de operações realizadas com esse meio de pagamento.

Para os comércios, as vantagens do uso do boleto ficam por conta da possibilidade de oferecer descontos maiores aos clientes, atender consumidores desbancarizados ou aqueles que têm receio de utilizar dados bancários em compras on-line.

Conta digital

Nascida como um produto característico das fintechs de meios de pagamento, a conta digital é uma conta de pagamento que funciona como se fosse uma conta bancária tradicional, mas com a vantagem de ser aberta e movimentada 100% pela internet.

No caso da conta digital que você pode criar através da Zoop, por exemplo, seus clientes podem realizar as mais variadas operações financeiras sem depender de um banco para isso, e tudo com a sua marca.

Conciliação

A conciliação bancária é a conferência das movimentações bancárias e a comparação com o controle financeiro (saldo de caixa) de um negócio. O objetivo é garantir que entradas e saídas de valores estejam iguais ao informado no extrato bancário.

Existem duas maneiras de fazer a conciliação: manual, com programas como Excel; automática, pela utilização de softwares especialmente desenvolvidos para isso.

A questão é que absolutamente todas as movimentações devem ser registradas, somente assim é possível chegar a valores corretos. Assim, informatizar a operação torna tudo muito mais fácil.

Sua empresa pode oferecer esse serviço, se tornar um adquirente e facilitar o controle financeiro do seu cliente.

Split de pagamentos

Na lista de produtos e serviços financeiros, o split de pagamento é uma solução que não pode ficar de fora.

Direcionado para empresas que precisam gerenciar pagamentos entre os participantes da transação, tais como  ERPs e marketplaces, o também conhecido como “split payment” funciona através de um conjunto de APIs (Application Programming Interface).

O objetivo é, em único ambiente, receber e dividir pagamentos provenientes de diferentes meios de pagamento, pagando a cada parte envolvida o valor que lhe pertence.

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E como oferecer serviços financeiros aos seus clientes?

Como pode ver, existem diversos tipos de serviços financeiros e todos eles geram inúmeras vantagens.

Mas a melhor notícia é saber que a sua empresa pode criar as próprias soluções de pagamentos integradas para ajudar seus clientes a crescerem, se tornando uma fintech de pagamentos dentro da própria operação.

A Zoop possibilita que marketplaces, ERPs, Empreendedores e outros tipos de negócios passem a gerenciar o fluxo transacional de seus clientes, gerando novas receitas através dos serviços citados e, também, a antecipação de recebíveis.

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