Sistema de pagamento para SaaS: como escolher o melhor? 5 dicas!
Um sistema de pagamentos é uma ferramenta que viabiliza a comunicação entre as partes envolvidas no processo de cobrança de valores, proveniente de uma transação de compra e venda. Isto é, entre o vendedor, o comprador, o banco, a instituição financeira ou empresa de pagamentos.
Para negócios no modelo SaaS (Software as a Service), que realizam cobranças periódicas dos clientes, contar com esse tipo de ferramenta traz uma série de vantagens, que vão desde a melhora da gestão financeira até a redução da inadimplência.
Porém, por se tratar de uma empresa de tecnologia, alguns gestores de SaaS podem imaginar que criar um sistema de pagamentos internamente pode ser a opção mais viável.
No entanto, ainda que a companhia SaaS tenha expertise em soluções tecnológicas, quando o assunto são formas e meios de pagamento, é necessário lidar com diversas outras questões — por exemplo, adequar a ferramenta às regulamentações do Banco Central, que são bastante complexas.
Por isso, o mais prático e menos oneroso a se fazer é contar com um sistema já pronto, que oferece todas as funcionalidades de cobrança que o negócio SaaS precisa. Mas como fazer isso? Como escolher o melhor software para pagamento SaaS?
Neste artigo, apresentaremos cinco dicas para ajudar você nessa escolha. Siga agora mesmo a leitura e confira quais são!
O que é um sistema de pagamentos?
O sistema de pagamentos é uma solução que automatiza, otimiza e facilita todo o processo de pagar e receber realizado entre quem vende e quem compra, incluindo também a comunicação necessária com bancos, instituições financeiras ou empresas de cobrança para efetivar essa operação com sucesso
Essa solução tecnológica permite que uma empresa receba valores dos mais variados meios de pagamento, tais como Pix, boleto bancário, cartão de crédito, débito automático em conta corrente e afins.
Dependendo dos recursos que são oferecidos por essa ferramenta, também é possível realizar outras atividades, a exemplo da conciliação bancária, do split de pagamento e muitas outras que facilitam a gestão financeira do negócio.
É certo que todos os modelos empresariais se beneficiam com o uso do sistema de pagamentos instantâneos. Porém, as empresas SaaS têm vantagens ainda mais expressivas por trabalhar com cobranças recorrentes.
Um dos principais motivos é que o pagamento SaaS acontece periodicamente, no intervalo definido no momento da negociação entre consumidor e empresa, sendo cobrado de modo automático no meio de pagamento escolhido pelo cliente.
Todavia, para que esses pagamentos recorrentes funcionem da maneira esperada, é fundamental que a empresa SaaS utilize uma plataforma de cobrança robusta e completa, que contemple várias formas e meios de pagamento e, principalmente, que seja segura.
Quais as vantagens de contar com um sistema de pagamento para SaaS?
Por falar em vantagens, as que se destacam decorrentes do uso de sistemas próprios de pagamento por empresas SaaS são:
- facilidade para receber pagamentos recorrentes;
- melhor controle da inadimplência;
- aumento do poder de retenção de clientes;
- otimização da conciliação financeira;
- aprimoramento da gestão financeira;
- aumento da segurança do processo de cobrança e recebimento de valores.
Aproveite e leia também: “Plataforma de pagamento recorrente: por que ajuda a aumentar a receita e como escolher a melhor?“
Cobrança SaaS B2B e SaaS B2C: qual a diferença?
A principal diferença entre cobrança SaaS B2B e SaaS B2C costuma envolver os meios de pagamento utilizados pelos clientes.
No mercado B2B (negociação entre empresas), é mais comum que os pagamentos sejam feitos via débito automático e boleto bancário. Já no B2C (transação entre empresa e pessoa física), a predileção tende a ser o cartão de crédito.
Outra diferença que vale a pena ser citada diz respeito à inadimplência, que costuma ser mais expressiva na cobrança SaaS B2C do que na SaaS B2B. Os valores das vendas, por sua vez, seguem o caminho oposto, sendo maiores no B2B e menores no B2C.
Fora essas particularidades, o sistema utilizado para pagamentos SaaS segue o mesmo funcionamento e gera as mesmas vantagens, seja nas vendas para outras empresas ou consumidores finais.
Dica de leitura: “O que é Software as a Service e como cobrar SaaS da melhor maneira?“
Como escolher o melhor sistema de pagamento para SaaS?
Independentemente da qual seja a solução oferecida pela empresa SaaS – ou se ela é voltada para o mercado B2B ou B2C -, é fundamental saber escolher o sistema de pagamento certo para que as partes se beneficiem das vantagens que mencionamos.
Quanto a isso, alguns critérios que não podem ficar de fora são:
- identificação da necessidade do negócio;
- análise da experiência do cliente;
- facilidade de integração com outras plataformas;
- garantia de segurança;
- diversidade de formas e meios de pagamento.
Siga conosco para conferir mais detalhes!
1. Identificação da necessidade do negócio
Neste primeiro passo, deve-se considerar o que a companhia precisa para realizar as cobranças de acordo com o modelo de negócio. No caso, alguns exemplos dos pontos a ser avaliados são:
- período de assinatura: mensal, trimestral, semestral, anual ou outro;
- meios de pagamento: Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente e outras opções.
O objetivo aqui é alinhar as necessidades de pagamento do negócio ao que o sistema oferece, de modo que tudo seja devidamente abrangido.
2. Análise da experiência do cliente
A experiência do cliente deve ser o foco dessa operação. Afinal, de nada adianta um sistema de cobrança robusto que facilite a gestão financeira da companhia se ele não melhorar o fluxo de compra e pagamento dos consumidores.
Por esse motivo, na hora de escolher o sistema para pagamentos, é essencial verificar quais pontos de melhoria ele traz para quem paga e quanto realmente deixa a jornada do cliente mais fluida, precisa, otimizada e, principalmente, segura.
3. Facilidade de integração com outras plataformas
Sistemas voltados para pagamento precisam garantir integração com outros softwares. Por exemplo, a solução ideal se integra a plataformas de vendas, como sites e aplicativos, de maneira simples e facilitada.
Quanto a isso, tenha em mente que a integração de sistemas é fundamental para melhorar a gestão financeira do negócio, mas, também, para aprimorar a jornada de compra do cliente.
4. Garantia de segurança
Quando o assunto são pagamentos, a segurança é algo indiscutível. Por esse motivo, o sistema utilizado para recebimento de valores precisa contar com diferentes camadas de proteção, tais como:
- criptografia;
- tokenização;
- certificação PCI DSS (Padrão de Segurança de Dados para a Indústria de Cartões de Pagamento).
Além dessas, é essencial cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a fim de manter a empresa em compliance com essa legislação.
5. Diversidade de formas e meios de pagamento
O mercado de formas e meios de pagamento inova a cada dia e, como tal, o sistema usado para cobranças SaaS deve ser flexível para acompanhar essa movimentação.
O foco, portanto, é que a solução contemple diferentes métodos de pagamento e que tenha capacidade para absorver os novos que surgirem com o passar do tempo.
Esse cuidado é vital para evitar a perda de consumidores justamente na etapa de pagamento, que costuma ser a mais sensível da jornada, levando muitos a desistir da aquisição quando não encontram a forma ou o meio de pagamento preferidos.
Como a Zoop ajuda empresas SaaS com soluções de pagamento?
A Zoop ajuda empresas SaaS por meio do Zoop Payments, ferramenta que torna o fluxo de recebimento de valores muito mais simples, dinâmico, otimizado e seguro.
Com o Zoop Payment online, é possível, por exemplo, trabalhar com pagamentos recorrentes com integração facilitada, por meio de APIs, que viabilizam a criação de soluções que melhoram o gerenciamento de clientes, produtos, formas e meios de pagamento na frequência que o negócio SaaS precisa.
Assista ao vídeo abaixo e entenda mais sobre o Zoop Payments!
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