É totalmente possível criar soluções financeiras personalizadas para as agrotechs, indo desde a entrega de contas digitais para clientes e parceiros de negócio, até a oferta de crédito empresarial, dependendo do modelo do negócio.

As agrotechs, startups voltadas para o agronegócio, já têm a tecnologia em seus DNAs, e podem (e devem) usufruir desse recurso para expandir o portfólio de produtos e serviços oferecidos ao público-alvo.

No entanto, por não serem especializadas em meios de pagamento digitais, soluções de crédito, entre outras ferramentas financeiras, nem tão pouco nativas desse setor, o ideal é firmar parceria com uma Fintech as a Service.

Uma Fintech as a Service, ou FaaS, como também pode ser chamada, é uma startup de serviços financeiros que contribui para que outras startups, fintechs, bancos e empresas dos mais variados segmentos criem soluções financeiras personalizadas.

No caso das agrotechs, pontualmente falando, isso resulta em um atendimento mais pontual dos clientes e parceiros, viabilizando a resolução de suas dores e necessidades financeiras, além das relacionadas a agronegócio.

Só por essa explicação já dá para ter uma ideia que quanto explorar essa vertente pode ser benéfico tanto para a agrotech quanto para seus usuários, concorda?

Mas se você quer conhecer, em detalhes, todas as vantagens e como tudo isso funciona, basta seguir agora a leitura deste artigo!

O que são soluções financeiras personalizadas?

As soluções financeiras personalizadas são aquelas criadas especificamente para atender um determinado nicho. Ou seja, tudo é pensado e desenvolvido para suprir as necessidade de um público-alvo em especial.

Para você entender melhor esse conceito, usaremos o “Banco dos Restaurantes”, criado pelo iFood, com a tecnologia da Zoop, para atender aos donos de estabelecimentos comerciais que usam a plataforma da marca.

O iFood é líder no setor de delivery de alimentos e mercado, e nem por isso deixou de criar um banco digital completo para os seus parceiros de negócio.

Por meio da nossa tecnologia, a empresa de delivery passou a disponibilizar para os restaurantes, produtos e serviços como conta digital, cartão pré-pago, soluções de transferência de valores como TED e Pix, e muito mais, tudo com a própria marca!

Essa é uma das comprovações de que companhias dos meus variados segmentos — incluindo as agrotechs — podem ser inseridas facilmente no mercado financeiro, alcançando uma série de vantagens como:

  • redução dos custos de desenvolvimento;
  • questão regulatórias resolvidas pelo fornecedor da tecnologia;
  • aumento do poder de atração e de fidelização;
  • conquista de um importante diferencial competitivo;
  • obtenção de uma nova fonte de receita, a qual pode ser gerada por meio de cobrança de taxas e/ou tarifas.

 

Confira este vídeo e veja como a Zoop ajudou o iFood a criar o seu próprio banco digital!

Quais soluções financeiras podem ser criadas para as agrotechs?

Pensando pontualmente em quais soluções financeiras podem ser criadas para as agrotechs é preciso, primeiro, destacarmos que as empresas desse setor podem atuar em diferentes frentes.

Quanto a isso, o relatório “Agtech Report 2022”, da plataforma de inovação Distrito, mostrou que nosso país já conta com 366 startups no agronegócio. Essas, por sua vez, são divididas entre estas categorias:

  • agricultura de precisão: 129 (35,2%);
  • miscelânea: 61 (16,7%);
  • automação e robotização: 52 (14,2%);
  • biotecnologia: 52 (14,2%);
  • marketplace agtech: 49 (13,4%);
  • midstream technologies: 13 (3,6%);
  • novel farming: 10 (2,7%).

 

Isso significa que essas companhias podem operar tanto no mercado B2B quanto no B2C. Por exemplo, uma agrotech que oferece sistemas no formato Software as a Service, precisa realizar cobranças recorrentes dos seus usuários, certo?

Nesse caso, ela precisa de uma boa solução de pagamento recorrente, que aceite as regras do negócio e que realize a cobrança e o recebimento de valores automaticamente.

Opções de produtos e serviços financeiros em agrotechs

O que queremos dizer aqui é que, a escolha de quais soluções financeiras podem ser criadas e entregues pelas startups de agronegócio depende de qual categoria, dentro desse segmento, a empresa explora.

Com isso em mente, saiba que entre as diversas possibilidades de produtos e serviços financeiros que podem ser entregues estão:  

  • conta digital;
  • transferência de valores, como TED e Pix;
  • pagamento de contas diversas;
  • cartão de débito;
  • cartão de crédito;
  • cartão pré-pago;
  • máquinas de cartão próprias;
  • soluções de crédito empresarial.

 

Dica de leitura! “Crédito empresarial: o que é, quais tipos existem e como oferecer aos seus clientes?

Como a Zoop pode ajudar a sua agrotech?

A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros. Oferecemos tudo o que é preciso para a sua agrotech ter as próprias soluções de pagamento, de crédito, e diversas outras para entrar no mercado financeiro de maneira fácil e rápida.

Por meio do Zoop Payments, por exemplo, você constrói soluções de cobrança em cartões de crédito, Pix e boleto, diretamente do seu site ou aplicativo móvel, e tem as transações liquidadas diretamente na sua conta, e sem custo adicional.

Já o Zoop Banking, que é a plataforma Banking as a Service da Zoop, você entrega para seus clientes a experiência de um banco digital completo, livre das regras dos modelos bancários tradicionais, e com a sua marca.

Oferta de crédito para agrotechs com a Zoop — Em breve!

Se o seu modelo de negócio suportar, você também poderá oferecer soluções de crédito financeiro empresarial.

Com a tecnologia da Zoop a sua agrotech poderá trabalhar com as seguintes ferramentas:

  • Zoop Crédito Empresarial: linha de crédito parcelado para empresas, com foco em melhorar o capital de giro da companhia. Esse recurso ajuda seus parceiros de negócio a resolverem diferentes questões financeiras, como, aumentar o fluxo de caixa, entre outras;
  • Zoop Crédito Fácil: linha de crédito fumaça que tem como garantia os recebíveis futuros de pagamentos realizados nas maquininhas de cartão da companhia;
  • Zoop Crédito BNPL: crédito no formato Buy Now, Pay Later, que é uma linha de crédito que viabiliza o parcelamento de valores de compras diretamente entre vendedor e comprador.

 

Ou seja, a Zoop ajuda não apenas a criar meios de pagamentos personalizados para o seu público-alvo, mas também a oferecer crédito para seus parceiros de negócio, tornando suas soluções mais aderentes e interessantes.

Entre em contato agora com um dos nossos especialistas e se torne uma das mais de 1 mil empresas que se beneficiam e expandem suas atuações com a nossa tecnologia!

Zoop. Tecnologia para os serviços financeiros do futuro!

 

Conheça nossas soluções!

Crie, ofereça e opere serviços financeiros próprios com a Zoop.

Enviar

Avalie este post

Se informe com a Zoop!

Se inscreva na nossa newsletter e receba os nossos conteúdos.