Negócios

Por que utilizar soluções na nuvem para entregar serviços financeiros?

Publicado em 17 de novembro de 2020 por Redação Zoop

As soluções na nuvem para serviços financeiros se tornaram o melhor caminho tanto para empresas que já fazem parte desse mercado quanto para novos entrantes.

Uma pesquisa da IBM, mencionada na noomis, plataforma da CIAB FEBRABAN, estimou que 75% dos aplicativos bancários disponíveis atualmente serão transferidos para cloud nos próximos 3 anos.

Além disso, a McKinsey, empresa de consultoria empresarial americana, estima que entre 40% e 90% do trabalho dos bancos de todo o mundo migrará para esse tipo de solução em um período de até 10 anos.

Para empresas que querem se tornar fintechs utilizando o modelo Banking as a Service esse cenário não é muito diferente.

O uso das soluções na nuvem para serviços financeiros trazem inúmeras vantagens, por exemplo, contribuem para entrar nesse setor de uma forma muito mais rápida, segura, eficiente e com menos custos.

Quais outros benefícios essa tecnologia pode trazer para o seu negócio? Confira agora!

Por que as empresas estão usando soluções na nuvem 

As soluções na nuvem promovem a transformação digital das empresas e contribuem para aumentar a sua capacidade de gerar e de armazenar dados, reduzindo os seus gastos e otimizando as suas operações.

No evento “Tech Banking: criando os bancos do futuro”, promovido pela Zoop, Cleber Morais, Country Director da AWS, mencionou quanto a utilização de uma plataforma de computação em nuvem tornou significativamente mais barato o lançamento de diversas startups ao longo dos anos.

Por exemplo, a Amazon lançou os seus serviços de computação e de armazenamento em nuvem em 2006. 

Essas mesmas soluções, em 1999, custavam cerca de $ 5 milhões, fora toda a logística e segurança envolvida. Em 2005, essas inovações já custavam $ 500 mil; e em 2010, aproximadamente, $ 50 mil.

Com soluções na nuvem a custos menores, as startups que contrataram esses serviços tiveram a oportunidade de dedicar todos os seus esforços apenas no desenvolvimento do seu negócio. 

Isso permitiu que milhares de startups começassem a fazer o que elas fazem de melhor, que é inovar. 

Ou seja, agora é possível ter uma ideia, mas manter o foco no seu core, sem a necessidade de comprar produtos e gastar milhares de dólares. Isso permitiu um boom da tecnologia”, ressaltou Cleber.

Assista ao evento completo

Os benefícios das soluções na nuvem para serviços financeiros

No que diz respeito às soluções na nuvem para serviços financeiros, especificamente, há dois caminhos que podem ser seguidos: a migração dos serviços já existentes para cloud, ou a entrada da empresa nesse setor já utilizando essa tecnologia.

O fato é que esse meio de inovação deixou de ser opcional para ser tornar uma necessidade a todos os participantes do mercado de serviços financeiros.

Um dos motivos é que utilizar soluções na nuvem permite a entrega de produtos financeiros de forma muito mais rápida, contribuindo bastante para o time to market da empresa.

Vale lembrar que, dentro desse segmento, quanto antes os serviços forem entregues aos clientes, mais competitivo e atrativo o negócio se torna.

O modelo cloud aplicado à indústria financeira permite que as empresas fintechs se beneficiem dessa infraestrutura para entregar os produtos que criam em menos tempo, sem perder a segurança necessária para esse processo.

Além disso, as soluções na nuvem para serviços financeiros também contribuem para:

  • reduzir os custos provenientes da implementação de uma infraestrutura de data center;
  • melhorar a performance da empresa no que diz respeito à criação e entrega de inovações;
  • diminuir a latência dos processos de inovação;
  • lançar mais e melhores produtos e serviços financeiros em menos tempo;
  • tornar o seu negócio escalável.

 

Não deixe de ler: “Negócio escalável: o que é? Qual a importância da escalabilidade? Como tornar sua empresa escalável?” 

Oportunidades geradas pelas soluções na nuvem para serviços financeiros  

Pesquisas apontam que o número de bancos digitais cresceu 147% entre os anos de 2017 e 2018. 

Mesmo parecendo muito, saiba que ainda existem diversos modelos de negócios não explorados dentro desse segmento, o que leva a oportunidades enormes.

A fim de atender todas as brechas deixadas pelo sistema bancário tradicional e suprir essas lacunas, o uso das plataformas Banking as a Service, ou BaaS, permite que qualquer empresa, independentemente do ramo de atuação, passem a oferecer aos seus clientes produtos e serviços financeiros próprios.

Tratam-se de soluções na nuvem para serviços financeiros pelas quais a sua empresa pode entregar a experiência completa de um banco digital aos seus parceiros de negócios, sem deixar de lado o seu core business.

Com a sua marca em todas as soluções, e totalmente livre de questões regulatórias ou gastos de desenvolvimento, você expande o seu portfólio de serviços com produtos como:

 

Leia também “Tudo sobre o PIX: confira as 13 respostas que a sua empresa precisa saber e a opinião de grandes especialistas!

Vantagens do Banking as a Service

Entre as vantagens de transformar a sua empresa em um banco digital utilizando uma banking as a platform estão:

  • menos custos operacionais para você e para os seus clientes: visto que o seu negócio se torna independente dos grandes bancos;
  • nova fonte de receita para o seu negócio: atuando por conta própria, a sua empresa passa a transacionar o fluxo financeiro dos seus clientes, gerando rentabilidade com taxas e tarifas antes deixadas em outras instituições financeiras;
  • maior retenção de clientes na sua base: como as soluções BaaS são customizadas, você tem a chance de criar produtos financeiros mais aderentes e que realmente resolvam as dores do seu público;
  • fortalecimento da sua marca: como consequência, a sua marca se torna mais forte no seu ramo de atuação, por entregar soluções mais completas;
  • poder de atração maior: isso torna a sua empresa mais atrativa para novos clientes, e até mesmo para investidores. 

Transformando a sua empresa em um banco digital

A Zoop é uma instituição financeira que usa as soluções na nuvem mais modernas para atender seus clientes com agilidade e total segurança.

Com o Zoop Banking, em pouco tempo, você transforma a sua empresa em um banco digital, sem precisar desviar o foco do seu negócio principal, tão pouco se preocupar com regulamentações e processo de desenvolvimento.

Proporcione aos seus clientes uma experiência realmente completa! Converse agora com um dos nossos consultores e confira como!

Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo