O split de pagamento é uma solução que visa otimizar o relacionamento entre compradores, vendedores (sellers), fornecedores e a própria plataforma, através da divisão automática dos valores das vendas.

Normalmente, o split de pagamento é usado em marketplaces, mas não se restringe somente a esse modelo de negócio. Franquias, grandes redes varejistas, distribuidores, fintechs e outros negócios vêm usando essa funcionalidade para facilitar a gestão financeira, otimizando custos operacionais do seu negócio e dos seus parceiros.

Antes de escolher o split de pagamento para o seu negócio, conheça alguns critérios essenciais para uma boa gestão financeira.

O que não pode faltar em um split de pagamento

O split de pagamento, ou split payment, é uma solução financeira que divide o valor de uma compra entre os sellers (vendedores) envolvidos na venda dos produtos através da empresa parceira.

Ainda que um comprador adquira diversos produtos de variados vendedores, para ele, é gerada apenas uma cobrança.

Após a confirmação do pagamento pelo banco ou operadora de cartão, o valor é então dividido entre as partes envolvidas, já considerando as taxas que devem ser pagas à plataforma, como no exemplo abaixo:

Essa é uma importante solução a ser oferecida para empresas que possuem diversos participantes em sua cadeia de venda.

Em negócios, como franquias e aplicativos, o uso da solução contribui não apenas para otimizar o processo de divisão de vendas, mas também para um gerenciamento mais aprofundado da rentabilidade dos clientes.

No entanto, para conseguir todos esses benefícios e ajudar a sua empresa a crescer, mas também os seus parceiros, é necessário que o split de pagamento escolhido conte com algumas funcionalidades.

Veja abaixo os critérios que você deve considerar que vale tanto na hora de escolher o melhor split de pagamento independentemente do seu segmento.

1. Segurança nas transações

Sempre que pensamos em formas de pagamento para marketplace temos como foco o consumidor final. No entanto, é preciso também transmitir segurança para os sellers envolvidos no processo.

Assim, o split de pagamento ideal deve garantir que as regras criadas referentes à divisão de valores sejam realizadas corretamente.

Oferecer um ambiente seguro e que garanta a distribuição de comissões sem erros também contribui para o crescimento da sua base de vendedores, passando credibilidade e atraindo mais lojistas para a sua empresa.

2. Atendimento das regulamentações

Ainda que a Regulamentação do Banco Central não tivesse como alvo os marketplaces, a interpretação da circular 3682/13 fez com que esse segmento fosse visto como um facilitador de pagamento.

Dessa forma, essas plataformas precisaram se adequar para realizarem a liquidação financeira via CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos).

Por todos esses motivos, o split de pagamento a ser utilizado em seu negócio precisa estar em conformidade com o exigido pelo Banco Central, bem como com os requisitos do PCI DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard), padrão de segurança de dados de cartão de crédito e similares, da EMV e das demais entidades certificadoras e reguladoras da indústria de meios de pagamento.

3. Parametrização de regras

O split de pagamento ideal também deve permitir a criação de regras que atendam as necessidades do seu negócio.

Assim, a solução precisa incorporar de maneira fácil qualquer regra de recebimento, ou seja, split de pagamentos para boletos, pagamento presencial ou digital devem funcionar da mesma maneira.

O mesmo é válido para a possibilidade de alteração das regras até o momento da liquidação das transações e da definição de políticas de cobrança de comissionamento.

Como resultado, você automatiza e melhora a conciliação e passa a controlar totalmente a sua gestão financeira e dos agentes participantes da sua cadeia de vendas.

4. Dashboard de fácil operação

Um split de pagamentos visa facilitar a gestão financeira do seu negócio. Também por esse motivo, a ferramenta deve contar com um dashboard intuitivo e fácil de operar. Para isso, o sistema deve permitir que você:

  • visualize e gerencie de maneira prática e segura todos os processos de venda de seus parceiros;
  • identifique com clareza os valores pertencentes a cada parte envolvida nas transações;
  • tenha acesso a informações que ajudem na tomada de decisões para crescimento da sua empresa, tais como de onde vem a maior parte do faturamento da plataforma, quanto de comissão está arrecadando por período e outras.

As mesmas facilidades e funcionalidades devem estar liberadas também para os seus parceiros, em dashboard similar. Esse cuidado ressalta sua preocupação com a transparência dos processos e facilita o controle financeiro dos seus clientes.

5. Registro das transações em tempo real

O registro de todas as transações em tempo real é outra funcionalidade que um bom split de pagamento precisa ter.

Além de aumentar a confiança que os sellers têm na sua empresa, colabora para que tenham um melhor controle de suas movimentações e uma percepção mais clara dos valores que irão receber, facilitando ações futuras .

6. Facilidade na integração com outras soluções

Um split de pagamento completo deve permitir a integração, de maneira fácil, com outras soluções — por exemplo, CRM (Customer Relationship Management), ferramenta utilizada para gestão de clientes; e ERP (Enterprise Resource Planning), sistema que automatiza diversos processos.

Dessa forma, é possível extrair todas as suas funcionalidades e integrá-lo a softwares e aplicativos que otimizam a administração da sua empresa.

Quem pode usar o split de pagamento? Marketplaces, franquias, ERPs e mais!

Engana-se quem acredita que a funcionalidade de split de pagamento é exclusiva para uso de marketplaces.

Com a evolução dos modelos de negócios atuais e as relações entre empresas e colaboradores, abriu-se diferentes possibilidades de uso para essa funcionalidade. Veja algumas a seguir.

ERPs

Nesse modelo de negócio, o split de pagamento pode ser visto como uma solução a mais a ser oferecida aos clientes.

Como permite a parametrização de regras próprias, o serviço consegue atender pontualmente a proposta e necessidades do seu público, além de ser uma nova fonte de receita para a empresa.

Marketplaces

Aqui, o foco fica na divisão rápida, fácil e desburocratizada dos pagamentos recebidos entre os sellers envolvidos na operação, encurtando processos e oferecendo mais segurança aos lojistas e consumidores.

Aplicativos

O gerenciamento de pagamentos dos aplicativos passa a ser realizado de maneira automatizada com a utilização de um split de pagamentos.

Isso é possível porque a solução já disponibiliza os valores de cada participante do processo considerando valores de taxas, tarifas e comissões acordadas. Como resultado, contribui para melhorar a experiência dos usuários, aumentando a credibilidade do app.

Franquias

De modo geral, os franqueadores não possuem controle total da movimentação financeira de seus franqueados. Porém, com o uso de split de pagamento, essa situação é facilmente modificada.

Além de gerar e garantir uma nova receita para a holding e contribuir para minimizar problemas com inadimplência, o split de pagamento pode ser integrado tanto em vendas presenciais quanto on-line.

Permitindo a criação de regras próprias pelo franqueador master, a solução abre a possibilidade de um controle maior sobre o faturamento e o lucro das franquias, ampliando a visão sobre a performance de cada cliente.

Onde encontrar um split de pagamento que atenda a todos esses critérios

Agora que você sabe todos os critérios que um split de pagamento precisa ter, bem como suas diferentes aplicações, saiba que a Zoop tem a solução perfeita! Veja porquê.

Com o nosso split de pagamento você simplifica sua operação no mundo físico e no on-line. A divisão de pagamentos entre os envolvidos na sua rede é feita de maneira automatizada e sem burocracia. Somado a isso, a ferramenta se torna mais uma fonte de receita para o seu negócio.

Nossa solução também garante que a sua empresa esteja em conformidade regulatória, tirando essa preocupação dos seus ombros e lhe dando tempo para focar apenas no crescimento do seu negócio.

Quer aumentar a escalabilidade da sua empresa? Então converse agora mesmo com um de nossos especialistas.

A Zoop também oferece diversas outras soluções. Conheça!

Nossos produtos possibilitam que Marketplaces, ERPs, Empreendedores e outros tipos de negócios passem a gerenciar o fluxo transacional de seus clientes, gerando novas receitas através de serviços como conta digital e antecipação de recebíveis.

Dessa forma, sua empresa pode construir as suas próprias soluções de pagamentos integradas para ajudar seus clientes a crescerem, criando uma fintech de pagamentos dentro da própria operação.

Com nossa plataforma de serviços financeiros White Label, que conta com tecnologias de captura para maquininhas, boletos e outros meios de pagamentos com sua própria marca, você elimina barreiras regulatórias, custos de desenvolvimento e tempo de implementação para sua empresa crescer focada no que faz melhor.

Junte-se ao iFood, Sympla, Avec e outras grandes empresas que também geram valor com serviços financeiros e crie sua fintech agora!

Growth Hacker na Zoop