Entenda o que é taxa de aprovação de compras online e como aumentá-la!
Ano após ano, os meios de pagamento digital tomam o protagonismo das transações comerciais em virtude da crescente inovação tecnológica do setor financeiro. Nessa jornada, algumas etapas dos processos de pagamento online vêm sendo constantemente aprimoradas, e uma delas é a taxa de aprovação das compras.
Até o final da década passada, o tempo de aprovação de uma compra feita na internet ainda era bem inferior quando comparado com as transações em lojas físicas.
De lá para cá, tecnologias como o EMV 3DS e o protocolo de aprovação 3DS 2.0 deram passos importantes para agilizar a autenticação dos pagamentos sem perder em segurança.
Essa inovação ajuda e-commerces a terem mais lucratividade com negociações que são aprovadas rapidamente e que diminuem as chances de serem recusadas horas ou dias depois, como acontece com meios de pagamento mais antigos.
E processos mais eficientes são uma necessidade para o setor de vendas online brasileiro. Nosso e-commerce ano após ano bate recordes de crescimento. No primeiro trimestre de 2022, o setor teve um novo crescimento de 12,6% e faturou R$39,6 trilhões, segundo dados da Neotrust.
E nada como contar com a ajuda da tecnologia para dar conta dessa demanda, não é mesmo? Por isso, preparamos esse conteúdo para te explicarmos o que é taxa de aprovação no e-commerce e como fazer para aumentar essa métrica. Vem com a gente!
O que é taxa de aprovação?
De forma clara, a taxa de aprovação é a razão entre a taxa de produtos efetivamente pagos pelo cliente em determinado período (numerador) sobre o total de pedidos feitos na sua loja (denominador).
Por exemplo, se você tem uma loja virtual de roupas femininas e em um período você vendeu 100 peças, mas desse total apenas 80 já tiveram o pagamento confirmado, então sua taxa de conversão é 80/100, o que gera a porcentagem de 80%.
Repare que quanto maior for a taxa de aprovação, maior é o lucro e a eficiência comercial da empresa, pois isso significa que os pagamentos foram realmente confirmados pelas instituições financeiras e chegaram na conta da loja.
Mas como é possível comprar no e-commerce e o pagamento não ser processado? Isso acontece principalmente com:
- compras de cartão de crédito com suspeita de fraude ou cujo cartão não tem limites;
- pagamentos em débito sem saldo na conta;
- ou pagamentos de boletos, que naturalmente tem um tempo de aprovação maior e pode levar alguns dias úteis, que não foram devidamente realizados.
Como a internet garante transações de maneira remota, alguns protocolos de segurança são mais criteriosos, o que pode levar um tempo maior à aprovação do pagamento e a diminuição da taxa de aprovação.
Entretanto, como já mencionamos na introdução, essa etapa de autenticação hoje em dia pode ser muito mais rápida, segura e lucrativa para o lojista. Tudo depende da solução de gateway de pagamento que ele escolhe para a loja.
Qual a diferença entre taxa de aprovação e de conversão?
Em função da similaridade, algumas pessoas podem confundir o conceito de taxas de aprovação com o de taxa de conversão, mas eles significam coisas diferentes.
A taxa de conversão tem relação mais direta com as vendas em si. Quando um consumidor acessa seu e-commerce, coloca produtos no carrinho e faz o checkout de compra, ele entra para a estatística de conversão.
Já a taxa de aprovação de pagamentos diz respeito à quantidade de pagamentos efetivamente confirmados sobre o total de vendas.
No final das contas, o que vai impactar de forma mais precisa na receita da sua empresa vai ser a taxa de aprovação.
Ações para aumento das taxas de aprovação
Mas, afinal, quais são as melhores para o aumento das taxas de aprovação de uma loja virtual? Isso exige medidas de planejamento, monitoramento e investimento em tecnologia de qualidade. Como assim? Vamos explicar!
Primeiramente, não existe uma boa taxa de aprovação em um bom índice de conversão por trás, não é verdade? Isso exige um profundo planejamento de marketing e vendas para promover a melhor experiência do cliente desde o início da jornada de compra até o checkout no carrinho.
Dito isso, é preciso monitorar as métricas de aprovação no decorrer do tempo. Elas são muito frequentes? Elas são mais recorrentes em que tipo de pagamento? Na última semana, a taxa subiu ou despencou de vez?
Com esse diagnóstico, você terá um quadro mais claro para identificar o problema e corrigi-lo assertivamente! Mas o fato é que muito provavelmente esse problema só será resolvido com a tecnologia eficiente de uma boa solução de pagamentos.
O Zoop Payments, por exemplo, é um gateway de pagamentos white label facilmente implementável a qualquer realidade de negócio.
Com ela, o e-commerce recebe toda uma solução de pagamentos já pronta para utilização, que garante uma diversidade de meios de pagamento (PIX, cartão de crédito e débito, boleto bancários e carteiras digitais), recursos modernos de gestão financeira e, claro, uma tecnologia de autenticação de ponta que aprova a transação em alguns segundos!
Saiba mais sobre a solução da Zoop:
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