Taxa de conversão: como aumentar com meios de pagamento? Case InfraPay
A taxa de conversão é uma métrica usada para mensurar o percentual de pessoas interessadas nas soluções de uma empresa que realmente se tornaram clientes dela.
Parte do funil de vendas de um negócio, ao verificar essa taxa, é possível identificar quais estratégias estão dando certo para trazer mais consumidores para a base da companhia, e quais precisam ser ajustadas para chegar a esse resultado.
Entre as diversas abordagens que podem ser usadas para aumentar a conversão de simples interessados para clientes, está a diversificação dos meios de pagamento.
Para você ter uma noção de quanto os métodos e as formas de pagamento influenciam na decisão de compra, esses critérios estão entre os 10 principais motivos que geram abandono de carrinho no e-commerce.
Segundo o infográfico da Moosend, plataforma de marketing por e-mail, as principais razões que levam à desistência por conta desses fatores são:
- falta de confiança de inserir os dados do cartão de crédito no site/aplicativo de venda (19%);
- oferta insuficiente de métodos e formas de pagamento (8%).
Considerando que, presencialmente, os clientes também têm suas preferências quanto aos meios de pagamento, como atender essa expectativa e, ao mesmo tempo, aumentar a taxa de conversão tomando com base essas predileções?
Siga a leitura deste artigo e confira agora mesmo a resposta para essa pergunta!
O que é taxa de conversão?
Taxa de conversão é uma métrica que permite identificar quantos interessados pelos produtos e/ou serviços oferecidos por uma empresa se tornaram, efetivamente, clientes da marca.
Basicamente, ela funciona como um termômetro para mensurar quanto as ações e estratégias adotadas por uma empresa estão contribuindo para aumentar sua base de consumidores.
Desse modo, o percentual mostra se os esforços e investimentos feitos para captação de clientes estão resultando em conversão. Caso não estejam, os gestores têm a chance de ajustar as estratégias e, com isso, elevar o poder de atração da marca e, por reflexo, a lucratividade.
Quanto a isso, é fundamental que você tenha em mente que não existe uma taxa de conversão ideal a ser seguida por todas as empresas.
Para chegar a um número próximo disso, é preciso considerar alguns fatores, por exemplo:
- objetivos da estratégia adotada;
- taxa de conversão considerada adequada para o segmento no qual o negócio está inserido;
- comparativo com os resultados obtidos por outras companhias do mesmo nicho.
Dica! Aproveite e leia também: “Ticket médio: como aumentar? 5 estratégias para melhor esse indicador“
Meios e formas de pagamento contribuem para a taxa de conversão?
Sim! Meios e formas de pagamento ajudam a elevar a taxa de conversão quando estão alinhados às necessidades, expectativas e preferências do público-alvo.
Além da pesquisa que citamos logo na abertura deste artigo que confirma esse ponto de vista, o infográfico “Meios de pagamento – oportunidades e ameaças para o segmento”, da Gente/Globo, revelou que 80% dos consumidores entrevistados afirmam que já desistiram de comprar de uma loja por não conseguirem pagar da maneira que gostariam.
Outros dados interessantes desse levantamento que comprovam quanto as formas e os meios de pagamento refletem diretamente no volume de conversões de uma empresa são:
- 78% das pessoas preferem comprar de varejistas que usam a tecnologia para evitar o contato entre pessoas na hora de pagar, a exemplo dos pagamentos invisíveis em sites e aplicativos;
- 69% seguem se preocupando com a higiene das maquininhas de cartão, por isso, dão preferência para pagamentos por aproximação ou carteiras digitais.
No que se refere pontualmente ao e-commerce, o NRF 2023, Big Show do varejo nos Estados Unidos, destacou o fato que, em 2022, o principal motivo que impulsionou o comércio eletrônico mundial não envolveu as grandes inovações, mas a oferta de pagamentos facilitados no momento do checkout.
Ou seja, sem trabalhar adequadamente os meios de pagamento oferecidos ao público-alvo da sua marca, dificilmente conseguirá elevar seu percentual de conversão de vendas.
Extra! Este artigo também ajudará você: “Invisible payment: por que essa solução favorece a conversão de vendas?“
Como a InfraPay ganhou mais eficiência nas conversões de pagamento?
Um importante case de sucesso de aumento no volume de conversão com uso adequado de meios de pagamentos é o da InfraPay, braço de serviços financeiros da Infracommerce, companhia de tecnologia voltada para comércio eletrônico.
Durante o primeiro Zoop Summit — evento promovido pela Zoop que contou com várias empresas parceiras da fintech —, Fernando Marsigliese, VP da InfraPay, destacou que o maior desafio no momento é ganhar eficiência nas conversões de pagamento, ao mesmo tempo em que se entrega a melhor experiência possível aos clientes.
Um dos melhores caminhos para chegar a esse resultado, segundo ele, é entender melhor o atual comportamento dos consumidores e reduzir a fricção na hora de pagar.
Para tal, a InfraPay conta com a tecnologia da Zoop para criar e entregar soluções de pagamento personalizadas, com marca própria, que fomentam as compras e melhoram a experiência oferecida aos clientes da companhia.
Confira, na íntegra, a participação da InfraPay no painel “Serviços financeiros ajudam o varejo a entregar experiências inovadoras de consumo” do Zoop Summit.
Como o Zoop Payment pode ajudar sua empresa a converter mais?
O Zoop Payments é a solução da Zoop, fintech brasileira líder em tecnologia para serviços financeiros embarcados, que viabiliza a integração de diferentes meios de pagamento, todos com a marca da sua empresa.
Com o Zoop Payments, você constrói jornadas de compras unificadas, sem fricção, consolidando dados de vendas online e offline em um único lugar.
Seus clientes vivenciam uma experiência unified commerce, e você tem uma visão completa do seu negócio, aprimorando a gestão financeira, automatizando conciliação, e muito mais!
Entenda mais neste vídeo:
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