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Terminal de vendas PDV: como essa solução tem ajudado o varejo, especialmente as franquias?

Publicado em 03 de abril de 2020 por Victor Duek

Os hábitos de consumo mudaram, isso é inegável. Em muitos países do mundo, inclusive no Brasil, boa parte dos consumidores utiliza outros meios de pagamento além do dinheiro.

Uma pesquisa realizada pelo Banco Central apontou que a preferência pelo uso do cartão de débito aumentou de 9% para 22%, e a do cartão de crédito de 12% para 15% nos últimos anos.

Isso também levou a uma mudança nos negócios: em vez de velhas caixas registradoras, agora as empresas contam com um terminal de vendas PDV (ponto de venda) tecnológicos, inclusive com soluções mobile e operações em nuvem.

Somado a isso, as soluções multicanalidade estão contribuindo para o crescimento de diversos setores do varejo, especialmente as franquias, ao permitirem que os franqueadores master tenham uma visão melhor da vida financeira de seus parceiros e, dessa forma, tomem decisões mais eficientes para o futuro da rede.

Mas para tudo isso é preciso saber um pouco mais sobre esse tema, bem como quais pontos precisam ser considerados na hora de escolher o terminal de vendas PDV mais adequado para a sua empresa.

PDV são as novas caixas registradoras

Mais do que apenas registrar as vendas do dia, os terminais de vendas atuais são capazes de executar uma série de tarefas que podem auxiliar empreendedores e lojistas a melhorarem suas vendas e alcançar o sucesso.

Nesse sentido, o conceito de multicanalidade e outras inovações tecnológicas vêm impactando diferentes modelos de negócio do varejo, entre eles o de franquias.

Os franqueadores, inclusive, conseguem se beneficiar em mais um ponto e resolver uma questão bastante comum do segmento, que é a de não ter visibilidade do volume financeiro de seus franqueados.

Isso os acaba impedindo de realizar várias ações, inclusive aquelas que colaboram para o crescimento de sua marca e de seus parceiros, como fornecimento de uma linha de crédito para expansão, verificação de estoque etc.

Além disso, foi-se o tempo em que os franqueados atendiam apenas nas lojas físicas.

As mudanças nos hábitos de compra dos consumidores impulsionou as empresas para um modelo multicanal, em que redes sociais, atendimento por WhatsApp, e-commerce e lojas físicas fazem parte de uma só estratégia, com o objetivo de proporcionar uma experiência de compra única ao cliente.

Para isso, se faz cada vez mais necessário o uso de tecnologias específicas para fazer todo o controle da jornada de compra do cliente.

Nesse caso, uma solução integrada de meios de pagamentos pode cumprir esse papel e gerar uma vantagem competitiva importante ao franqueador.

A multicanalidade e seus benefícios

Também é importante que você saiba quais os principais benefícios de um atendimento multicanal integrado antes de falarmos sobre o que considerar na hora de escolher o melhor terminal de vendas PDV do mercado.

Por isso, veja abaixo as principais vantagens:

  • acesso a dados que antes não estavam disponíveis, uma vez que os métodos de pagamentos eram terceirizados por meio de uma adquirente;
  • gera mais valor para as franquias, pois, com o controle da movimentação financeira, o franqueado tem mais insights sobre o seu negócio, permitindo uma tomada de decisões mais inteligente;
  • gera uma nova fonte de receita com o próprio meio de pagamento;
  • é facilmente integrável com outros tipos de produtos financeiros, como split de pagamentos.

Para se ter uma ideia de como tudo isso acontece na prática, a Avec, empresa de tecnologias e serviços financeiros para o mercado de beleza e bem-estar e cliente da Zoop, utiliza o Zoop PC em suas operações.

Com essa solução, a Avec consegue integrar pagamentos ao seu ERP para salões de beleza e oferecer uma solução de gestão e pagamentos totalmente integrada, permitindo que seus clientes façam captura de transações com conciliação nativa no sistema.

Ouça o depoimento da própria Avec e entenda melhor como essa mudança estratégica do negócio alavancou o crescimento da empresa.

Como a multicanalidade funciona nas franquias

Como mencionado, um dos maiores desafios do franqueador master é conseguir acompanhar de perto a evolução financeira de cada franquia que possui e, consequentemente, ter uma visão clara de outros problemas que isso possa acarretar.

Mas quando oferece aos seus franqueados um meio de pagamento conectado, esses parceiros ganham agilidade ao contar com uma visão mais próxima dos tomadores de decisão.

Isso facilita para:

  • identificar possíveis franquias que necessitam de linha de crédito para expandir, com o aumento de estoque, contratação de colaboradores, investimento em infraestrutura etc e, dessa forma, conseguir apoiar esse crescimento;
  • ter mais controle sobre as conciliações financeiras entre as holdings e as franquias;
  • ter controle do estoque dos franqueados em tempo real, prevendo aumento ou diminuição de contratos com fornecedores;
  • ter o timing certo para oferecer condições agressivas na rede beneficiando o franqueado.

Atualmente, já existem alternativas no mercado que permitem aos franqueadores master criarem seus próprios meios de pagamento e oferecer para toda a sua rede, facilitando todas essas ações.

Essa solução lhe permite ter 100% de controle sobre a movimentação financeira das franquias.

Diante de tudo isso, como escolher o melhor terminal de vendas PDV para seu negócio?

Como escolher um terminal de vendas PDV

Na hora de escolher um terminal de vendas PDV adequado para a sua empresa, é importante considerar diversos fatores, entre eles as vantagens que essa ferramenta podem proporcionar para o seu negócio. Veja outros pontos.

Relatórios

Um das principais vantagens de contar com o melhor terminal de vendas PDV no seu negócio é a economia de tempo que, entre outras ações, pode ser sentido por meio da geração de relatórios.

No varejo, essa funcionalidade é muito útil, uma vez que você tem a certeza de contar com dados confiáveis para tomar as melhores decisões para o seu negócio.

Um bom terminal de vendas PDV permite acompanhar todas as transações do dia e de qual tipo (cartão de crédito, débito etc), além de outras informações, como o desempenho de cada colaborador, estoque e até mesmo hábitos do consumidor.

Gestão de estoque

A gestão de estoque é outra importante funcionalidade que um terminal de vendas PDV pode oferecer, especialmente para negócios que trabalham com mais de um produto.

Se você deseja escalar a sua empresa, por exemplo, é fundamental contar com uma ferramenta que agiliza e automatiza os processos relativos ao seu controle de mercadorias, permitindo uma gestão muito mais precisa dos itens que você vende, ajudando a mantê-los sempre à disposição dos clientes.

Oportunidades de vendas

Um bom terminal de vendas PDV é capaz de guardar e agrupar informações sobre seus clientes, gerando dados importantes e insights estratégicos sobre o seus hábitos de compra e comportamentais.

Com isso, você pode, inclusive, separar seu público por categorias e segmentar suas estratégias de marketing para potencializar suas vendas.

Usabilidade

A facilidade de uso é outro aspecto que deve ser considerado na hora da escolha desse equipamento.

Afinal, essa solução permite economizar tempo e recursos com treinamentos e erros cometidos pelos funcionários, garantindo que as vendas ocorram sem problemas.

A ferramenta ideal também deve permitir todo o tipo de transação, ou seja, não apenas venda, mas também cancelamento, estorno, chargeback e outros, sem que isso gere perdas para a empresa.

Nuvem vs físico

A tecnologia tem facilitado —  e muito — as soluções de meios de pagamento. Uma que tem gerado facilidades para empresas de todos os portes são os serviços em nuvem.

Por isso, ao escolher um terminal de vendas PDV para o seu negócio, considere soluções que ofereçam operações dessa maneira.

Sistemas on-line permitem redução nos custos, uma vez que você pode utilizar um simples tablet para realizar suas transações. Outra vantagem é que não necessitam de integração com o TEF e dispensam a necessidade de um software embarcado para cada máquina de cartão.

Além disso, soluções na nuvem geralmente oferecem períodos de teste gratuito, permitindo que você analise diferentes opções antes da contratação.

Integração

Ao escolher o terminal de ponto de venda para o seu negócio é preciso garantir que a tecnologia que está adquirindo seja capaz de facilitar e tornar mais eficientes seus processos.

Essa questão passa pela compatibilidade do terminal em integrar-se a outras soluções que você utiliza no dia a dia do seu negócio, como sistemas ERP, permitindo a automatização de tarefas e eliminando a necessidade de importação de dados entre diferentes plataformas.

Valor vs funcionalidades

Nem sempre a solução mais cara é a melhor. Assim como nem sempre a solução mais barata deve ser totalmente descartada. Sendo assim, não tome a decisão com base apenas no preço das opções encontradas.

Para escolher terminal de vendas portátil para o seu negócio, comece criando uma lista de funcionalidades que você precisa, ou que pode vir a precisar, e veja quais soluções melhor atendem sua empresa.

Seja qual for a opção que se encaixe nas suas necessidades, lembre-se de que se trata de um investimento, e não de um gasto.

Em longo prazo, esse terminal de venda portátil vai ajudar o sua empresa a crescer e a se tornar mais competitiva.

Fornecedor

Mas não são apenas as funcionalidades e vantagens da ferramenta devem ser avaliadas na hora de escolher um terminal de vendas portátil. É preciso atentar-se também ao fornecedor da solução.

Nesse sentido, existem alguns pontos que merecem sua atenção:

  • credibilidade: certifique-se de que a empresa escolhida tenha expertise na sua área de atuação e que ofereça uma solução robusta. Para isso, vale pesquisar e até buscar opiniões e avaliações de outros negócios que utilizam, ou já utilizaram, a ferramenta;
  • suporte: seu negócio não pode parar. Por isso, na sua pesquisa, atente-se às informações relativas ao suporte oferecidos pela empresa e quão rápido os problemas são resolvidos.
  • segurança: verifique se a empresa é confiável e se oferece uma solução segura. Lembre-se de zelar pelos seus dados e, principalmente, pelos dos seus clientes, cumprindo assim a determinação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). É importante também certificar-se de que a ferramenta permita níveis de acesso diferentes (proprietário e funcionários), bem como cumpra as determinações do Banco Central no que diz respeito a transações financeiras.

Como a Zoop pode ajudar a sua empresa

Com o Zoop PC, a sua empresa pode construir suas próprias soluções de pagamentos totalmente integradas.

Nosso SDK se comunica a um pinpad que permite a captura de transações em cartão presente, eliminando a necessidade de um TEF. Assim, é possível criar uma oferta única de pagamento, serviços financeiros e software, reduzindo custos para clientes.

O Zoop PC permite que sistemas de ERP, PDV e Automação Comercial possam gerenciar o fluxo transacional de seus clientes.

Com poucas linhas de código, um sistema pode ser totalmente integrado e estar pronto para acessar a camada de serviços financeiros da Zoop. Isso gera novas possibilidades de receita para empresas, possibilitando a criação de serviços de contas digitais, splits de pagamento e antecipação de recebíveis.

Garanta os benefícios do terminal de vendas portátil na sua empresa

Sua empresa precisa aumentar o faturamento e escalar a rentabilidade, mas você não ainda sabe qual estratégia adotar? Muitas delas envolvem barreiras que só aumentam riscos e incertezas no projeto.

Mas, aqui vai uma boa notícia: agora, sua empresa pode construir suas próprias soluções de pagamentos integradas para ajudar seus clientes a crescerem, criando uma fintech de pagamentos dentro da própria operação.

A Zoop possibilita que Marketplaces, ERPs, Empreendedores e outros tipos de negócios passem a gerenciar o fluxo transacional de seus clientes, gerando novas receitas por meio de serviços de conta digital, splits de pagamento e antecipação de recebíveis.

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