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    3 vantagens dos totens de autoatendimento: por que investir?

    21 de outubro de 2024
    Por Redação
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    Será que vale a pena investir em experiências de self-checkout para sua empresa? Quais são as vantagens dos totens de autoatendimento para aumentar as vendas e melhorar a experiência do cliente em estabelecimentos comerciais presenciais?

    O nome ainda é estranho para muitos, mas com certeza você já presenciou um totem de pagamento em uma loja, supermercado ou restaurante.

    São terminais com tecnologia touchscreen nos quais os clientes realizam pedidos e efetuam pagamentos de forma 100% autônoma em restaurantes, especificamente em redes de fast-food.

    Também é comum encontrá-los em supermercados e lojas de conveniência, o que reduz drasticamente a necessidade de funcionários para realizar o atendimento.

    Neste conteúdo, mostramos como funcionam e quais são as principais vantagens dos totens de autoatendimento para seu negócio. 

    Boa leitura!

    O que são totens de autoatendimento?

    Totens de autoatendimento são uma tendência do mercado varejista por meio dos quais os consumidores selecionam os produtos e pagam em um único terminal.

    A solução dispensa a participação de um atendente ou caixa para a confirmação da compra. Nesse sistema, o consumidor tem completa autonomia para:

    1. selecionar os produtos;
    2. conferir o carrinho de compras;
    3. escolher o meio de pagamento;
    4. confirmar a transação.

     

    As vantagens dos totens de autoatendimento são tantas que assistimos a um verdadeiro boom desse sistema de pagamento nos últimos anos. 

    De acordo com este relatório da Datos Insights, houve uma entrega de 217 mil terminais mundo afora em 2023, o que representa um aumento de 12% em relação ao ano anterior.

    A expectativa é de que o número de totens de atendimento no mercado global seja de dois milhões até 2029.

    Impressionante, não é mesmo?

    Como funciona a compra em totens de autoatendimento?

    O totem de autoatendimento é um terminal fixo em um estabelecimento comercial. Essa máquina tem tela sensível ao toque (touchscreen) e armazena todas as informações pertinentes para cadastrar os produtos no carrinho e processar o pagamento.

    O consumidor navega por um menu intuitivo em que insere ou exclui produtos no checkout. Após revisar e confirmar o pedido, ele escolhe o meio de pagamento de sua preferência.

    Vejo como funciona a compra em totens de autoatendimento em lojas de conveniência e redes de supermercados:

    1. o consumidor leva a cesta ou o carrinho de produtos até o terminal de self-checkout;
    2. registra cada produto ao passar o código de barras das embalagens no sensor;
    3. revisa se a listagem de produtos e os preços estão corretos;
    4. avança para o pagamento e escolhe a opção mais conveniente;
    5. aguarda o processamento da compra e a impressão da nota fiscal;
    6. finaliza o checkout.

     

    No caso de lanchonetes ou restaurantes, o cliente navega pelo menu para ver quais pratos estão disponíveis. Ele faz a seleção para o carrinho de compras e, finalmente, confirma o pagamento.

    Quais são as vantagens dos totens de autoatendimento?

    Primeiramente, avalie se a solução tem potencial para agradar ao seu público alvo ou se funciona conforme a dinâmica do negócio.

    Por exemplo, esse terminal não faz sentido para varejistas que lidam com um catálogo de produtos com o ticket médio mais alto e compras mais complexas. 

    Imagine uma loja de eletrodomésticos, como televisão, geladeira e máquina de lavar. Nesse caso, naturalmente, o cliente precisa de um vendedor para debater condições de parcelamento, descontos e, claro, combinar formalmente a entrega do produto.

    Portanto, as vantagens dos totens de autoatendimento são mais visíveis em varejos com processos de seleção mais simples, como em restaurantes, supermercados ou lojas de conveniência.

    Em alguns casos, empresas investem no self-checkout como complemento ao atendimento com o vendedor. Dessa forma, o cliente tem as duas opções de acordo com suas preferências.

    Resumidamente, as vantagens dos totens de autoatendimento são as seguintes:

    • redução de custos, pois há menos ou nenhuma necessidade de investir na contratação de atendentes presenciais;
    • conveniência e controle ao cliente que só registra e paga as compras no seu próprio ritmo;
    • diminuição de filas com atendimentos mais ágeis e autônomos;
    • ganho em credibilidade ao mostrar a empresa conectada com soluções modernas, convenientes e tecnológicas;
    • otimização do espaço físico da loja, uma vez que os terminais são compactos.

    A importância da experiência de pagamento nos totens de autoatendimento

    As principais vantagens dos totens de pagamentos são a conveniência e a agilidade. Nesse sentido, a solução é eficiente em cada etapa do checkout — desde a seleção dos produtos até o processamento da transação.

    Uma vez que o cliente termina a escolha, a hora de pagar é simples, segura, objetiva e ágil para propiciar a melhor experiência nos totens de autoatendimento.

    O primeiro ponto é a diversidade de opções, que idealmente contemplam cartões de crédito ou débito, vale-refeição (ou alimentação) e Pix. Quanto mais meios de pagamento disponíveis, menores são as chances do consumidor se frustrar durante o self-checkout.

    Em geral, os totens de autoatendimento contam com uma maquininha de cartão integrada à sua estrutura. Quando o consumidor seleciona a opção de cartão de crédito ou débito, basta inseri-lo ou aproximá-lo para concluir a transação com o recebimento da nota fiscal.

    Já se ele opta por Pix, um QR Code dinâmico surge na tela do equipamento ou no leitor da maquininha para a leitura no smartphone. 

    O segundo ponto é a segurança das transações, que devem contar com proteção antifraudes, como criptografia de dados, por parte do sistema de pagamentos e da empresa adquirente

    Entendeu o que são totens de autoatendimento e as vantagens desse terminal para seu negócio? Ficamos felizes por tirar todas as suas dúvidas! 

    A Zoop é uma fintech que proporciona diversas soluções para modernizar a estrutura de pagamentos e de serviços financeiros de empresas de diversos segmentos.

    Conte como nossa infraestrutura tecnológica para implementar totens com diversos tipos de operação, como cartão de crédito, débito, Pix e carteiras digitais. Dessa forma, seus clientes não ficam na mão na hora do checkout no terminal de autoatendimento. 

    Saiba mais como as soluções de pagamentos da Zoop ajudam a alavancar os meios de pagamentos do seu negócio. Em seguida, converse com um de nossos especialistas para mais detalhes!

    Leia como os meios de pagamento da Zoop melhoram a experiência do cliente!

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