Você sabe o que é uma plataforma White Label de pagamentos? Essa solução permite que empresas ofereçam diversos produtos financeiros aos seus clientes com marca própria, sem precisar se preocupar com desenvolvimento de softwares ou barreiras regulatórias. 

Mas como esses serviços são customizados? Como garantir a experiência do cliente final sem deixar a estratégia de branding do parceiro de lado? Quanto essa plataforma é importante para quem pretende entrar no mercado financeiro? Essas e outras respostas você terá neste post!

O que é uma plataforma White Label de Pagamentos?

White Label é um modelo de negócio que usa uma plataforma que permite outras empresas comercializarem sua tecnologia e serviços utilizando a própria marca. Em outras palavras, é a oferta de um software pronto para uso que pode ser customizado. 

Dessa forma, não há a necessidade de investir recursos no seu desenvolvimento, o que já é uma de suas vantagens. A empresa que adquire uma plataforma White Label pode explorar comercialmente todo o sistema para oferecer aos seus clientes serviços exclusivos e diferenciados.

Outras vantagens dessa ferramenta que merecem destaque s√£o:

  • oferece agilidade: geralmente as solu√ß√Ķes White Label de pagamentos possuem integra√ß√£o completa com o neg√≥cio e j√° vem pronta para uso. Isso permite que as empresas economizem dinheiro que seriam investidos em recursos humanos e tecnologia e tamb√©m poupe tempo, que pode ser investido em arquitetura, design e testes da solu√ß√£o;
  • coloca o cliente em primeiro lugar: a plataforma aumenta a satisfa√ß√£o e reten√ß√£o de clientes. Com o melhor aproveitamento do tempo, os meses restantes do projeto podem ser utilizados para desenvolver a personaliza√ß√£o da sua solu√ß√£o, de forma que ela tenha sua pr√≥pria identidade visual. Isso ajuda a empresa na sua interatividade com o cliente.

Aqui, vale ressaltar que o caminho para inserção de uma empresa em uma nova oferta de serviços gera trabalho suficiente para tirá-la do seu foco (core business). A aquisição de um sistema pronto torna todo o processo muito mais fácil e rápido, resultando em economia em diversos aspectos.

Como a Zoop trabalha a UX com a plataforma White Label?

Os parceiros da Zoop atuam nos mais variados segmentos e têm diferentes modelos de negócio. Muitas vezes, seus clientes utilizam indiretamente nossos produtos, fazendo com que o usuário final fique distante de nós.

Assim, nosso time de UX (User Experience) tem um enorme desafio, que é medir e acompanhar o uso dos produtos pelo cliente final, que é quem está de fato com a solução nas mãos e, em muitos casos, esse usuário é o cliente da empresa que nos contratou. 

O feedback direto que recebemos vem sempre dos nossos parceiros, mas pesquisas e testes de usabilidade precisam ser feitos com o usu√°rio final do produto, com os quais nem sempre temos contato direto.

No processo de projetar um produto novo, ou de desenvolver novas funcionalidades e melhorias aos j√° existentes, nosso time de UX pensa sempre em abrir bastante o leque de possibilidades para que os parceiros consigam customizar tudo da maneira que desejarem.

E a estratégia de branding?

Quando se trabalha uma estratégia de branding é fundamental considerar que marca, negócio e comunicação estejam alinhados, unificados e com o objetivo de gerar resultados. Isso engloba todas as áreas da empresa e, principalmente, a comunicação interna e a externa. 

Existem dois cen√°rios que devem ser considerados por uma empresa White Label:

    • padr√£o: posicionamento e identidade devem ser respeitados na comunica√ß√£o visual ou verbal, ou seja, tudo o que engloba o manual de marca da empresa, que s√£o tom de voz, fotografia, grafismo, iconografia, cores, tipografia, composi√ß√Ķes e ilustra√ß√Ķes precisam ser respeitados;
    • conflito: este, exclusivo de um modelo de neg√≥cio White Label, refere-se √† aten√ß√£o entre n√£o poder usar a sua marca de maneira expl√≠cita e precisar divulgar o pr√≥prio trabalho de alguma forma.¬†

A melhor solu√ß√£o para essas quest√Ķes √© criar uma identidade e visibilidade que transcendam a marca. Isso √© poss√≠vel desenvolvendo uma rela√ß√£o pr√≥xima com o usu√°rio, buscando desenvolver tecnologias inovadoras e construindo cases de sucesso.¬†¬†

Assim, conseguimos atrair o cliente através de mídias, landing pages, site, blog e outros, mantendo toda a experiência oferecida pela marca. Em seguida, esse é conduzido até um contato comercial ou até nossa documentação e, em poucos passos, pode criar sua própria solução de pagamentos ou entender os benefícios de utilizar as nossas APIs (Application Programming Interface).

Como a plataforma White Label de pagamentos é customizada?

A nossa principal diretriz de design na plataforma White Label de pagamentos √© criar interfaces e sistemas adapt√°veis √†s diferentes identidades visuais de nossos clientes. Um produto que consiga ser √ļnico e igual ao mesmo tempo.¬†

Para isso, precisamos considerar o estudo da tipografia, iconografia e estilo visual de forma que ele tenha consistência na medida certa para identificar a Zoop, mas que seja invisível o suficiente para não interferir na identidade visual do parceiro, seja ela qual for. 

O time de UX tamb√©m precisa ter o cuidado com a aplica√ß√£o dessas marcas nos produtos, garantindo que, al√©m da consist√™ncia, a experi√™ncia n√£o seja prejudicada quando receber essas personaliza√ß√Ķes.

Al√©m do visual, precisamos projetar as plataformas para atender √†s solu√ß√Ķes de pagamento que os parceiros constroem, pois cada um deles tem as suas particularidades e necessidades ao fazer a gest√£o do seu neg√≥cio ‚ÄĒ por exemplo, os dados que um determinado parceiro utiliza para identificar as vendas dos seus estabelecimentos comerciais, muitas vezes, s√£o bem diferentes de outro.¬†

Precisamos garantir que todos encontrem aquilo que est√£o buscando, ou permitir que nossos parceiros customizem e configurem de maneira aut√īnoma as funcionalidades que quiserem liberar aos seus clientes.¬†

Nesses, e em muitos outros casos, o nosso time trabalha para oferecer uma experiência simples para todos os perfis de usuários e que entregue valor na hora de configurar o negócio do parceiro.

Mas o que é a Zoop?

A Zoop √© uma fintech enabler. Isso significa que possibilitamos que outros neg√≥cios se tornem fintechs, criando solu√ß√Ķes de pagamento e servi√ßos financeiros para os seus clientes utilizando nossa plataforma tecnol√≥gica.¬†

Nesse modelo, distribuímos para os nossos parceiros (nosso cliente direto) a plataforma White Label. Esse, por sua vez, elabora uma solução própria e oferece ao seu cliente final, que pode ser um comprador, vendedor, parceiro comissionado ou estabelecimento comercial. 

Dessa maneira, o parceiro da Zoop está livre para criar e inovar em seu negócio sem se preocupar com os aspectos regulatórios, de desenvolvimento de tecnologia e integração com os agentes do sistema financeiro e da cadeia de pagamentos. 

A plataforma White Label de pagamentos da Zoop elimina várias barreiras para nossos parceiros comecem a atuar no setor financeiro sem dores de cabeça. Isso significa que eles podem contar com a economia do maior ativo do mundo, o tempo, já que nós eliminamos todos os obstáculos de entrada em um mercado altamente complexo e competitivo. 

Quer conhecer mais sobre a Zoop? Então assista este vídeo

Qual o maior desafio da Zoop?

Um dos diferenciais da Zoop ‚ÄĒ e, consequentemente, um dos maiores desafios dos times que cuidam da nossa gest√£o de marca e da experi√™ncia do usu√°rio ‚ÄĒ¬† √© ser uma plataforma White Label de pagamentos para que nossos parceiros possam utilizar os m√≥dulos para cria√ß√£o de produtos utilizando as suas pr√≥prias marcas.¬†

E n√£o paramos por a√≠! Al√©m da customiza√ß√£o visual dos produtos, precisamos oferecer uma s√©rie de ferramentas, como visualiza√ß√£o de dados e disponibiliza√ß√£o de funcionalidades, para que diversos modelos de neg√≥cio e diferentes solu√ß√Ķes possam atender com perfei√ß√£o nossos parceiros e tamb√©m seus clientes.

Ao mesmo tempo em que executamos a estrat√©gia de branding da Zoop para vender solu√ß√Ķes e agregar valor ao nosso cliente, precisamos ser discretos e dar visibilidade completa a sua identidade. Dessa forma, garantimos que nosso parceiro tenha a possibilidade de usar toda a plataforma White Label para desenvolver neg√≥cios espec√≠ficos, sem que nossa marca se sobressaia.

Para nós, é muito importante valorizarmos a marca do nosso cliente. Assim conseguimos ajudá-lo a desenvolver grandes negócios, manter a sua identidade e utilizar a complexidade e diversidade das empresas para criar tecnologias cada vez mais robustas e inovadoras.

Ser√° que aceitamos o desafio?

Claro que sim! A Zoop tem parceiros com opera√ß√Ķes diversas em diferentes escalas e nichos de mercado. Nossos times de marca e experi√™ncia do usu√°rio est√£o em busca constante de solu√ß√Ķes para atender a todos!

O objetivo é oferecer cada vez mais a flexibilidade para a personalização e configuração dos produtos para os nossos parceiros, sem burocracia e com mais autonomia. 

Queremos melhorar cada vez mais nossos produtos e a experiência dos nossos parceiros, distribuindo inovação com facilidade. Um desafio e tanto que estamos felizes em superar!

Que tal se tornar uma fintech agora?

A Zoop oferece solu√ß√Ķes para que grandes empresas, plataformas para marketplaces, varejo, empreendedores e outros tipos de neg√≥cios, passem a gerenciar o fluxo transacional de seus clientes, gerando novas receitas atrav√©s de servi√ßos de cobran√ßa, contas digitais, split de pagamentos e antecipa√ß√£o de receb√≠veis.

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Com a nossa plataforma White Label de pagamento, que conta com tecnologias de captura para maquininhas, boletos e outros meios de pagamentos com sua própria marca, você elimina barreiras regulatórias, custos de desenvolvimento e tempo de implementação para sua empresa crescer focada no core business.

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UX Designer na Zoop