White Label POS Software: saiba como funcionam as tecnologias de pagamento da Zoop!
Para explicarmos o que é White Label POS Software precisamos, primeiro, dar a definição do que significa esse termo.
White Label, na tradução literal para o português, significa “etiqueta branca”. Trazendo esse conceito para o mercado financeiro, é possível entender que uma plataforma White Label de pagamentos é uma solução que permite uma empresa criar e distribuir para os seus clientes produtos financeiros que levam a sua própria marca, ainda que não façam parte desse setor.
Mas, como isso é possível? Resumidamente, o negócio adquire a tecnologia de outra empresa — geralmente uma fintech as a service — e, com essa base, cria todas as soluções que forem pertinentes e que contribuírem para resolver as dores do seu público-alvo.
Assim, White Label POS Software é uma solução voltada para o desenvolvimento de máquinas de cartões que carregam a marca de uma determinada empresa, e não do desenvolvedor da tecnologia.
A Zoop oferece ferramentas como essas para os seus parceiros de negócio. E, neste artigo, você conferirá como são desenvolvidos nosso conjunto de serviços plug and play no qual os parceiros da plataforma criam maquininhas de cartão com a sua própria marca, utilizando nosso portfólio de sistemas baseados na nuvem.
Siga a leitura e entenda tudo em detalhes!
O que é um White Label POS Software?
Para deixar o entendimento sobre o que é um White Label POS Software mais completo, é importante esclarecermos alguns conceitos e diferenças que os terminais de venda portátil sofreram com sua “tropicalização” no Brasil.
O POS, por exemplo, é uma ferramenta de cobrança autônoma que, geralmente, não possui integração com Sistemas de Automação Comercial, como PDV ou ERP e, por esse motivo, a transação com cartão não fica vinculada ao registro de venda em um sistema.
Por aqui, popularmente conhecida como “maquininha”, o terminal POS tem algumas outras variações que vamos esclarecer ao longo deste artigo.
Já nos Estados Unidos, pouco se vê a figura do que é chamado de POS aqui no Brasil, uma vez que quase toda a base de estabelecimentos comerciais de lá usa um sistema de automação comercial que está integrado à cobrança com cartão físico.
O termo POS significa Point of Sales, na tradução literal, ponto de venda, mas no nosso país foi enquadrado com conceitos distintos:
- POS nos Estados Unidos: Point of Sales — Sistema para Automação Comercial
- PDV no Brasil: Ponto de Venda — Sistema para Automação Comercial
- POS no Brasil: terminal autônomo que não está necessariamente vinculado a um sistema de Automação Comercial.
Dica de leitura: “Como escolher a melhor máquina de cartão White Label?”
Quais são as diferenças entre White Label e franquia?
Pensando no mercado de meios de pagamento, a principal diferença entre White Label e franquia é que no, no primeiro caso, as máquinas de cartão levam a marca da empresa. Já no segundo, carregam o nome da provedora do equipamento e do serviço.
Apenas para que esse entendimento fique mais claro, vale lembrar que uma franquia, que também pode ser chamada de franchising, consiste na autorização de uso de uma marca e/ou de um modelo de negócio pelo seu proprietário.
Nesse caso, o franqueado obtém essa licença para atuar exatamente nos mesmos moldes que o empreendimento original.
Trazendo essa definição para a oferta de soluções de pagamento, podemos dizer que as franquias são as máquinas de cartão que estampam a marca da empresa provedora desse serviço, que geralmente inclui o equipamento e o software de gestão de recebimentos.
O uso das maquininhas de cartão nesse modelo pode acontecer de duas formas: por meio do aluguel do aparelho, ou da compra.
No modelo White Label, como dissemos, tudo leva o nome da empresa contratante. Isso acontece porque é adquirida a tecnologia que viabiliza a solução, o que faz com que o desenvolvedor permaneça invisível aos olhos dos clientes.
Dessa forma, quem adquire uma solução White Label tem a sua marca estampada em todos os equipamentos de cobrança e sistemas de gerenciamento, atribuindo muito mais credibilidade e confiabilidade para o negócio.
Leia também este artigo: “Conta digital White Label: o que é, quais as vantagens? Descubra e conheça o “Minha Conta”, ferramenta de gestão da Zoop!“
O que leva ao desenvolvimento de negócios White Label?
O modelo White Label é bastante indicado para empresas e/ou empreendedores que têm por objetivo a criação de um modelo de negócio, no entanto, não dispõem de tecnologia para isso.
No setor de meios de pagamento, um negócio White Label usará a tecnologia disponibilizada por uma empresa do ramo, geralmente uma fintech, que fornecerá toda a estrutura necessária para a concretização e entrega do produto ou serviço.
Basicamente, consiste na aquisição de um modelo pronto, mas personalizável, que permitirá não apenas a inclusão da imagem da marca, mas também os parâmetros e regras de cobrança que são mais adequadas para a empresa.
Entre as principais vantagens de trabalhar com um formato de negócio White Label estão:
- redução de custos com desenvolvimento das soluções;
- não precisar lidar com questões regulatórias, visto que o desenvolvedor é o responsável por esse ponto.
Este artigo pode ser interessante para você: “O que é banking White Label? Por que essa solução é um importante diferencial competitivo para a sua empresa?“
Como ocorre o recebimento de pagamentos em um formato White Label?
Neste momento você deve estar se perguntando como funciona o recebimento de pagamentos em formato White Label, não é mesmo?
Considerando um cenário no qual a sua empresa oferece soluções de meios de pagamento aos seus parceiros de negócio, o faturamento é proveniente das taxas e tarifas cobradas pelo uso das máquinas de cartão e de outros serviços financeiros, a exemplo de uma conta digital.
A forma de recebimento desses valores depende do formato de cobrança utilizado pela empresa, por exemplo, via cobrança recorrente, boleto bancário, entre outras possibilidades.
Quais as diferenças entre os modelos de terminais POS?
Existem algumas diferenças entre os terminais POS disponíveis no mercado brasileiro. Veja as principais abaixo.
POS
- conta com impressão do comprovante da venda;
- é autônomo e funciona com chip de dados ou Wi-Fi.
Produto da Zoop: Software White Label POS
MiniPOS
- é compacta;
- permite portabilidade sem precisar de reposição de bobina;
- é autônoma e funciona com chip de dados ou Wi-Fi;
- tem preço intermediário entre a POS e a mPOS.
Produto da Zoop: Software White Label POS
mPOS
- é mais econômico;
- depende de um celular para ser operado utilizando o software White Label ou o SDK (Software Development Kit);
- sua conexão é via Bluetooth.
Produto da Zoop: aplicativo White Label e SDK
Como é a segurança dos pagamentos POS?
Hoje, existem duas principais formas de se realizar transações com cartão, que são:
- utilizando dados do cartão para uma transação digital (mundo online), como se realiza tradicionalmente em um comércio eletrônico;
- utilizando um terminal e cartão com chip de forma presencial, o padrão EMV (mundo físico).
Uma das principais diferenças entre os dois métodos consiste na segurança dos pagamentos POS de cada um deles e na responsabilidade associada a cada método.
Na primeira opção existem mais riscos associados à segurança da transação e, por isso, a princípio, a responsabilidade sob um chargeback geralmente fica a cargo do lojista.
Já na segunda, por conta do padrão EMV, ocorre o que é chamado na indústria de meios de pagamento de “Liability Shift”, na qual o portador do cartão assume a responsabilidade sobre as transações efetuadas e, por esse motivo, a operação se torna mais segura para o comerciante.
As operações com terminais White Label POS Software utilizam a forma mais segura de captura do mercado, principalmente quando se fala em riscos envolvendo uma transação de cartão para o lojista.
Além de não haver necessidade de implementação por parte dos nossos parceiros, o que facilita bastante na expansão de negócios, essa forma venda evita a necessidade de contratação de soluções antifraude e também reduz os custos operacionais.
Como funciona a tecnologia White Label POS Software da Zoop?
A Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, conta com tecnologia para captura em terminais do tipo POS e MiniPOS que é conectada à nuvem Zoop EMV Cloud.
Com isso, nossos parceiros podem personalizar a interface com sua própria marca e cor, sem que seja preciso desenvolver softwares para isso.
Estabelecimentos comerciais não precisam receber um técnico para realizarem atualizações de novas versões das novidades lançadas pela Zoop e, o mais importante, tudo isso sem custos de setup ou licenciamento de software dos serviços de captura e utilizando a adquirência White Label da Zoop.
O software para terminais POS é um serviço que, diferentemente dos SDKs, não necessita de integração. Basta o parceiro adquirir o hardware com o fabricante homologado, habilitar no terminal com os dados do lojista credenciado e começar a transacionar.
Saiba mais sobre todas as tecnologias de pagamento presencial da Zoop!
Com isso, a Zoop entrega as aplicações nos terminais com as garantias e normas que o mercado exige para as bandeiras, certificações EMV (Europay, Master e Visa) e PCI, garantindo total segurança no fluxo de pagamentos e proporcionando uma experiência única e de forma White Label!
Por que a Zoop?
Com a Zoop você pode criar um novo negócio ou uma nova unidade de negócio dentro da sua empresa, entrando no mundo da adquirência sem precisar se preocupar com toda a parte de certificações, garantias e segurança de tráfego de dados financeiros.
A tecnologia de White Label POS Software da Zoop é personalizável para que o seu negócio tenha a própria marca estampada nos terminais POS e nos sistemas de gestão. Assim, você oferece uma experiência personalizada e mais próxima dos seus clientes!
Nossa robusta plataforma conta com a escalabilidade necessária para atender qualquer tipo de negócio, independentemente do tamanho, e com capacidade para eventos sazonais como Dias das Mães, Dia dos Pais, Black Friday, Natal ou qualquer outra data que o seu negócio necessite.
Além disso, a Zoop oferece APIs (Application Programming Interface) que permitem integração de todo o fluxo de pagamentos com outros sistemas, possibilitando que você personalize ainda mais a experiência do seu cliente e ofereça muito mais valor.
Com os dados oferecidos por nossas APIs, você pode construir sistemas transacionais para realizar split de pagamentos no mundo físico, ou mesmo oferecer sistemas analíticos para tomada de decisão.
Conheça mais sobre a Zoop!
MiniPOS da Zoop
A Zoop também conta com tecnologia para MiniPOS. Esse produto era muito pedido pelos nossos parceiros que desejavam criar uma oferta mais acessível, compacta e que, ao mesmo tempo, oferecesse a liberdade de um terminal POS com chip para os seus clientes.
Qual a melhor máquina para o seu cliente?
Os terminais POS com bobina geralmente são utilizados por estabelecimentos que contam com balcão ou ponto de apoio. Isso gera mais segurança e confiança para os consumidores no momento da digitação de senha, uma vez que esse tangibiliza a confirmação do pagamento através do comprovante.
Já os terminais MiniPOS com envio de comprovante por SMS têm a facilidade de não exigirem troca de bobinas, tornando-os mais econômicos e convenientes.
Além disso, no modelo MiniPOS o envio de recibo da venda é feito de forma sustentável, reduzindo a emissão de papel e garantindo a confiabilidade por meio de armazenamento do comprovante diretamente no celular do titular do cartão.
Com relação à conectividade, os terminais MiniPOS trabalham com GPRS (General Packet Radio Service) ou 3G, sendo que a versão GPRS conta com um custo mais competitivo. Por outro lado, a versão 3G oferece conectividade e tráfego de dados maior, sendo mais veloz no momento da aprovação da transação.
Para saber qual a melhor máquina oferecer ao seu cliente, basta identificar seu cenário atual e suas preferências!
Como contratar a solução White Label POS da Zoop?
Se você pretende aumentar o faturamento e escalar a rentabilidade do seu negócio, mas ainda não conhece o caminho para conseguir isso, saiba que agora é possível construir suas próprias soluções de pagamentos integradas para ajudar seus clientes a crescerem, criando uma empresa de pagamentos dentro da própria operação.
A Zoop possibilita que marketplaces, ERPs, empreendedores e outros tipos de negócios passem a gerenciar o fluxo transacional dos seus clientes, gerando novas receitas pela oferta de meios de pagamento como a MiniPos e serviços de conta digital, splits de pagamento e antecipação de recebíveis.
Com nossa plataforma de serviços financeiros White Label, que conta com tecnologias de captura para maquininhas, boletos e outros meios de pagamentos com sua própria marca, você elimina barreiras regulatórias, custos de desenvolvimento e tempo de implementação para sua empresa crescer focada no que faz melhor.
Junte-se ao iFood, Sympla, Avec e outras grandes empresas que também geram valor com serviços financeiros.
Entre em contato com nosso time comercial e crie agora mesmo a sua empresa de pagamentos!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.