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    Embedded payments: 7 vantagens para o seu negócio!

    11 de janeiro de 2024
    Por Redação Zoop
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    Embedded payments em português significa “pagamentos embutidos” ou “pagamentos incorporados”. Consiste na inclusão de soluções de pagamento a sistemas que não são nativos desse mercado. Um dos principais objetivos é melhorar a experiência dos clientes, bem como promover a escalabilidade do negócio.

    Ainda que o termo seja novo para você, ele está no seu dia a dia e, com certeza, você o utiliza constantemente. Um ótimo exemplo é quando você pede um veículo por aplicativo, como o Uber. 

    Se o pagamento pelo serviço é feito automaticamente, sem a necessidade de inserir os dados do seu cartão cada vez que solicitá-lo, está usando o conceito de pagamentos embutidos.

    O mesmo vale quando você pede comida pelo iFood. Se a cobrança também é feita sem precisar digitar seus dados de pagamento a cada pedido, novamente você está utilizando os pagamentos incorporados.

    Assim como essa solução deixa sua rotina mais simples, ela também facilitar a dos clientes da sua empresa. 

    Ao adotá-la, algumas das vantagens que poderão ser obtidas são a conquista de um importante diferencial competitivo, melhora da experiência de compra do cliente e, consequentemente, potencial para elevar o faturamento.

    Achou interessante, mas não sabe como isso funciona na prática? Então, siga a leitura deste artigo e confira o que é embedded payments, como funciona, diferenças em comparação ao conceito embedded finance, e muito mais!

    O que é o embedded payment?

    O conceito embedded payments se refere à inclusão de diferentes soluções de pagamento em plataformas, softwares e aplicativos de empresas que não são nativas do mercado financeiro, a exemplo de sites de e-commerce, marketplace e apps de delivery de comida.

    Um dos principais objetivos por trás dos pagamentos embutidos é otimizar a etapa do checkout, permitindo que os clientes paguem digitalmente suas compras sem precisar informar dados bancários ou de cartões cada vez que fizer algum pedido.

    Assim, além de agilizar o processo de compra, o embedded payments entrega para os compradores uma experiência de pagamento muito mais fluida, dinâmica, precisa e segura, livre de atritos.

    Uso e crescimento do embedded payments 

    Essa prática é extremamente promissora e vantajosa tanto para quem vende quanto para quem compra, e uma prova disso vem do estudo da IDC, companhia líder em inteligência de mercado e serviços de consultoria, divulgado em uma matéria da Forbes.

    O levantamento mostrou que, até 2030, 74% dos pagamentos digitais dos consumidores de todo o mundo serão feitos em plataformas não financeiras.

    Outra tendência global prevista é do crescimento do embedded B2B payments, pagamentos integrados entre empresas que geram a oportunidade de parcerias entre companhias não nativas do mercado financeiro com instituições de pagamento e fintechs.

    Somadas a essas percepções, esse estudo também destacou que a indústria de pagamentos incorporados está crescendo rapidamente, podendo chegar a US$ 138 milhões em 2026.

    Isso será possível por conta da ampliação da oferta de soluções embedded payments, e da criação de novas tecnologias, que têm tornado mais fácil empresas de todos os portes e segmentos inserirem esse conceito aos seus portfólios.

    Dica de leitura: “Jornada de compra unificada: como a Zoop auxilia sua empresa a criar?

    Como funciona o embedded payment? 

    O embedded payment funciona a partir da inclusão de soluções de pagamento à plataforma de venda ou sistema oferecidos pela empresa não nativa do mercado financeiro. Comumente, esse processo é feito por meio de APIs, disponibilizados por uma instituição financeira ou por uma Fintech as a Service.

    As APIs de pagamento são conjuntos de instruções e padrões de programação que conectam um ponto ao outro. São elas que permitem que duas ou mais aplicações “conversem” entre si, formem uma estrutura e viabilizem que um determinado objetivo seja realizado.

    Do lado de quem paga, o embedded payment funciona de maneira totalmente invisível. Na prática, o cliente acessa o site ou aplicativo da empresa e insere uma única vez as informações dos meios de pagamento que pretende usar.

    Dali em diante, todas as vezes que comprar algo ou solicitar um serviço daquela plataforma, o pagamento acontece automaticamente. 

    Um bom exemplo de aplicação prática desse conceito é no e-commerce que permite que os clientes utilizem a opção “pagar com um clique”. 

    Como o meio de pagamento já está salvo de forma segura no site, a cada nova compra basta ele clicar no botão de pagamento que essa etapa é rapidamente finalizada.

    Aproveite e leia também: “Invisible payment: por que essa solução ajuda na conversão de vendas?

    Qual a diferença de embedded payment e embedded finance? 

    O embedded payment faz parte de um conceito mais abrangente, que é o embedded finance.

    O embedded finance, em tradução livre para o português, significa “finanças embarcadas”. Consiste na inclusão de soluções financeiras à oferta de empresas que não são nativas desse mercado.

    Nesse conceito, as companhias podem disponibilizar para os clientes recursos como conta digital, crédito, financiamento, entre outras. E tudo isso sem desviar dos produtos e/ou serviços principais.

    Assim, é possível dizer que a principal diferença entre embedded finance e payments é a solução financeira oferecida. Enquanto o primeiro conceito abrange mais possibilidade, o segundo é voltado especificamente para os meios de pagamento.

    Um ótimo exemplo de empresa que adotou o conceito embedded finance é o iFood. Com ajuda da tecnologia financeira da Zoop, a empresa líder em delivery de mercado e comida criou o chamado Banco dos Restaurantes.

    O Banco dos Restaurantes é um banco digital completo, desenvolvido especialmente para os estabelecimentos comerciais que usam a plataforma do iFood. Por ser direcionado para esse público, ele atende melhor às necessidades dos comerciantes, resolvendo-as pontualmente.

    Assista o vídeo abaixo e confira, em detalhes, como funciona o banco digital que o iFood criou com a ajuda da Zoop!

    Embedded payment x Open Finance: qual a relação?

    Outra comparação que você precisa ter antes de levar o conceito de pagamentos embutidos para sua empresa é entre embedded payment e Open Finance. Isso porque o segundo ajuda a deixar a implementação do primeiro mais ampla.

    Open Finance é a evolução do sistema financeiro aberto, o Open Banking, que abrange produtos bancários tidos como não tradicionais, a exemplo de seguros, câmbio, previdência, investimentos e outros.

    Por meio da autorização expressa de compartilhamento de dados, o cliente bancário permite que bancos e empresas financeiras com as quais não mantém relacionamento acessem suas informações financeiras.

    Ao ter esse acesso, fica muito mais fácil conhecer o perfil financeiro do cliente e, com isso, oferecer soluções realmente personalizadas.

    Ao relacionar embedded payments e Open Finance, é possível entender que o sistema financeiro aberto contribui bastante com a construção de meios de pagamentos mais pontuais.

    Dessa forma, as chances de adesão e de aderência, por parte dos clientes, às soluções oferecidas pelas empresas que adotam os pagamentos embutidos aumentam. Isso leva a mais conversões e a um potencial aumento de faturamento.

    Sugestão de leitura: “Open Banking X conta digital: quais são os desafios da monetização?

    Quais as vantagens do embedded payment para sua empresa?

    Assim como comentamos logo na abertura deste artigo, o embedded payment traz para as empresas uma série de vantagens. Entre as principais que você poderá obter no seu negócio são:

    1. atendimento mais pontual das necessidades, preferências e expectativas dos clientes quanto aos meios de pagamento;
    2. aumento do poder de atração, conversão e fidelização decorrente do benefício anterior;
    3. entrega de um checkout mais fluido, aprimorando a experiência de compras do consumidor;
    4. melhora da gestão financeira, considerando que o fluxo de pagamento acontece na própria plataforma da empresa;
    5. redução do número de carrinhos abandonados no e-commerce;
    6. conquista de um importante diferencial competitivo, levando também à melhora da imagem da marca;
    7. potencial para aumentar o volume de vendas e de estimular compras não programadas, elevando a receita da companhia.

    Extra! Aproveite e confira também este vídeo, que fala sobre finanças embarcadas e o impacto no ecossistema de pagamentos.

    Como incorporar os pagamentos em uma solução? 

    Para incorporar pagamentos em um solução que não é nativa desse mercado, é fundamental se atentar às legislações e regras do setor financeiro e à inclusão de todas as camadas de segurança necessárias e exigidas para a oferta de um serviço desse tipo.

    O processamento de transações financeiras digitais, por exemplo, contempla o atendimento de diversas obrigações regulatórias. Uma delas é a certificação PCI-DSS, obrigatória para todas as empresas que lidam com dados sensíveis de cartões.

    Somado a esse ponto, companhias que não pertencem ao mercado financeiro precisam desenvolver as soluções de pagamento do zero para implementarem o conceito embedded payment em suas plataformas.

    Dependendo do porte e do modelo de negócio, fazer isso internamente é inviável. Além da expertise necessária, é preciso ter a tecnologia certa e alinhar todos esses pontos às regulamentações vigentes.

    Por isso, o mais indicado para incorporar pagamento em uma soluções não financeira, é utilizando APIs fornecidas por Fintechs as a Service como a Zoop.

    Como a Zoop ajuda sua empresa a incluir pagamentos às soluções?

    A Zoop é uma fintech brasileira, líder em tecnologia para serviços financeiros embarcados. Nossas soluções ajudam empresas financeiras e não financeiras a inserirem diversos produtos e serviços desse setor aos seus portfólios.

    Além do iFood que já citamos neste artigo, várias outras empresas utilizam nossos recursos para incluir em suas plataformas ferramentas financeiras e de pagamentos, tais como OLX, Sympla, Infracommerce, Nubank, Itaú, entre outras.

    Não deixe de conferir este artigo: “Itaú Shop e Zoop, juntos revolucionando o varejo online

    Quais são as soluções oferecidas pela Zoop?

    A Zoop oferece para seus parceiros o Zoop Payments e o Zoop Banking.

    Zoop Payments

    Esse recurso permite a integração de meios de pagamento online e presencial ao portfólio da sua empresa, e com a marca do seu negócio!

    Com o Zoop Payments Online você desbloqueia inúmeras possibilidades de pagamentos, incluindo cartões, Pix, boleto bancário, pagamento recorrente e muito mais!

    Você também tem a chance de personalizar planos e taxas para cada cliente, e ainda receber valores sobre cada uma das operações financeiras realizadas por eles.

    No Zoop Payments Presencial, é possível criar soluções de pagamento presencial com tecnologia de ponta e proporcionar a melhor experiência ao seu público.

    Trabalhe com as principais bandeiras de cartão para crédito, débito e wallet, e garanta transações seguras com terminais pré-certificados.

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    Com a solução Banking as a Service da Zoop você gera uma nova fonte de receita e agrega muito mais valor ao seu negócio.

    Conheça, em detalhes, como funcionam o Zoop Payments e o Zoop Banking. Entre em contato agora e converse com um dos nossos especialistas!

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