Embedded payments: 7 vantagens para o seu negócio!
Embedded payments em português significa “pagamentos embutidos” ou “pagamentos incorporados”. Consiste na inclusão de soluções de pagamento a sistemas que não são nativos desse mercado. Um dos principais objetivos é melhorar a experiência dos clientes, bem como promover a escalabilidade do negócio.
Ainda que o termo seja novo para você, ele está no seu dia a dia e, com certeza, você o utiliza constantemente. Um ótimo exemplo é quando você pede um veículo por aplicativo, como o Uber.
Se o pagamento pelo serviço é feito automaticamente, sem a necessidade de inserir os dados do seu cartão cada vez que solicitá-lo, está usando o conceito de pagamentos embutidos.
O mesmo vale quando você pede comida pelo iFood. Se a cobrança também é feita sem precisar digitar seus dados de pagamento a cada pedido, novamente você está utilizando os pagamentos incorporados.
Assim como essa solução deixa sua rotina mais simples, ela também facilitar a dos clientes da sua empresa.
Ao adotá-la, algumas das vantagens que poderão ser obtidas são a conquista de um importante diferencial competitivo, melhora da experiência de compra do cliente e, consequentemente, potencial para elevar o faturamento.
Achou interessante, mas não sabe como isso funciona na prática? Então, siga a leitura deste artigo e confira o que é embedded payments, como funciona, diferenças em comparação ao conceito embedded finance, e muito mais!
O que é o embedded payment?
O conceito embedded payments se refere à inclusão de diferentes soluções de pagamento em plataformas, softwares e aplicativos de empresas que não são nativas do mercado financeiro, a exemplo de sites de e-commerce, marketplace e apps de delivery de comida.
Um dos principais objetivos por trás dos pagamentos embutidos é otimizar a etapa do checkout, permitindo que os clientes paguem digitalmente suas compras sem precisar informar dados bancários ou de cartões cada vez que fizer algum pedido.
Assim, além de agilizar o processo de compra, o embedded payments entrega para os compradores uma experiência de pagamento muito mais fluida, dinâmica, precisa e segura, livre de atritos.
Uso e crescimento do embedded payments
Essa prática é extremamente promissora e vantajosa tanto para quem vende quanto para quem compra, e uma prova disso vem do estudo da IDC, companhia líder em inteligência de mercado e serviços de consultoria, divulgado em uma matéria da Forbes.
O levantamento mostrou que, até 2030, 74% dos pagamentos digitais dos consumidores de todo o mundo serão feitos em plataformas não financeiras.
Outra tendência global prevista é do crescimento do embedded B2B payments, pagamentos integrados entre empresas que geram a oportunidade de parcerias entre companhias não nativas do mercado financeiro com instituições de pagamento e fintechs.
Somadas a essas percepções, esse estudo também destacou que a indústria de pagamentos incorporados está crescendo rapidamente, podendo chegar a US$ 138 milhões em 2026.
Isso será possível por conta da ampliação da oferta de soluções embedded payments, e da criação de novas tecnologias, que têm tornado mais fácil empresas de todos os portes e segmentos inserirem esse conceito aos seus portfólios.
Dica de leitura: “Jornada de compra unificada: como a Zoop auxilia sua empresa a criar?“
Como funciona o embedded payment?
O embedded payment funciona a partir da inclusão de soluções de pagamento à plataforma de venda ou sistema oferecidos pela empresa não nativa do mercado financeiro. Comumente, esse processo é feito por meio de APIs, disponibilizados por uma instituição financeira ou por uma Fintech as a Service.
As APIs de pagamento são conjuntos de instruções e padrões de programação que conectam um ponto ao outro. São elas que permitem que duas ou mais aplicações “conversem” entre si, formem uma estrutura e viabilizem que um determinado objetivo seja realizado.
Do lado de quem paga, o embedded payment funciona de maneira totalmente invisível. Na prática, o cliente acessa o site ou aplicativo da empresa e insere uma única vez as informações dos meios de pagamento que pretende usar.
Dali em diante, todas as vezes que comprar algo ou solicitar um serviço daquela plataforma, o pagamento acontece automaticamente.
Um bom exemplo de aplicação prática desse conceito é no e-commerce que permite que os clientes utilizem a opção “pagar com um clique”.
Como o meio de pagamento já está salvo de forma segura no site, a cada nova compra basta ele clicar no botão de pagamento que essa etapa é rapidamente finalizada.
Aproveite e leia também: “Invisible payment: por que essa solução ajuda na conversão de vendas?“
Qual a diferença de embedded payment e embedded finance?
O embedded payment faz parte de um conceito mais abrangente, que é o embedded finance.
O embedded finance, em tradução livre para o português, significa “finanças embarcadas”. Consiste na inclusão de soluções financeiras à oferta de empresas que não são nativas desse mercado.
Nesse conceito, as companhias podem disponibilizar para os clientes recursos como conta digital, crédito, financiamento, entre outras. E tudo isso sem desviar dos produtos e/ou serviços principais.
Assim, é possível dizer que a principal diferença entre embedded finance e payments é a solução financeira oferecida. Enquanto o primeiro conceito abrange mais possibilidade, o segundo é voltado especificamente para os meios de pagamento.
Um ótimo exemplo de empresa que adotou o conceito embedded finance é o iFood. Com ajuda da tecnologia financeira da Zoop, a empresa líder em delivery de mercado e comida criou o chamado Banco dos Restaurantes.
O Banco dos Restaurantes é um banco digital completo, desenvolvido especialmente para os estabelecimentos comerciais que usam a plataforma do iFood. Por ser direcionado para esse público, ele atende melhor às necessidades dos comerciantes, resolvendo-as pontualmente.
Assista o vídeo abaixo e confira, em detalhes, como funciona o banco digital que o iFood criou com a ajuda da Zoop!
Embedded payment x Open Finance: qual a relação?
Outra comparação que você precisa ter antes de levar o conceito de pagamentos embutidos para sua empresa é entre embedded payment e Open Finance. Isso porque o segundo ajuda a deixar a implementação do primeiro mais ampla.
Open Finance é a evolução do sistema financeiro aberto, o Open Banking, que abrange produtos bancários tidos como não tradicionais, a exemplo de seguros, câmbio, previdência, investimentos e outros.
Por meio da autorização expressa de compartilhamento de dados, o cliente bancário permite que bancos e empresas financeiras com as quais não mantém relacionamento acessem suas informações financeiras.
Ao ter esse acesso, fica muito mais fácil conhecer o perfil financeiro do cliente e, com isso, oferecer soluções realmente personalizadas.
Ao relacionar embedded payments e Open Finance, é possível entender que o sistema financeiro aberto contribui bastante com a construção de meios de pagamentos mais pontuais.
Dessa forma, as chances de adesão e de aderência, por parte dos clientes, às soluções oferecidas pelas empresas que adotam os pagamentos embutidos aumentam. Isso leva a mais conversões e a um potencial aumento de faturamento.
Sugestão de leitura: “Open Banking X conta digital: quais são os desafios da monetização?“
Quais as vantagens do embedded payment para sua empresa?
Assim como comentamos logo na abertura deste artigo, o embedded payment traz para as empresas uma série de vantagens. Entre as principais que você poderá obter no seu negócio são:
- atendimento mais pontual das necessidades, preferências e expectativas dos clientes quanto aos meios de pagamento;
- aumento do poder de atração, conversão e fidelização decorrente do benefício anterior;
- entrega de um checkout mais fluido, aprimorando a experiência de compras do consumidor;
- melhora da gestão financeira, considerando que o fluxo de pagamento acontece na própria plataforma da empresa;
- redução do número de carrinhos abandonados no e-commerce;
- conquista de um importante diferencial competitivo, levando também à melhora da imagem da marca;
- potencial para aumentar o volume de vendas e de estimular compras não programadas, elevando a receita da companhia.
Extra! Aproveite e confira também este vídeo, que fala sobre finanças embarcadas e o impacto no ecossistema de pagamentos.
Como incorporar os pagamentos em uma solução?
Para incorporar pagamentos em um solução que não é nativa desse mercado, é fundamental se atentar às legislações e regras do setor financeiro e à inclusão de todas as camadas de segurança necessárias e exigidas para a oferta de um serviço desse tipo.
O processamento de transações financeiras digitais, por exemplo, contempla o atendimento de diversas obrigações regulatórias. Uma delas é a certificação PCI-DSS, obrigatória para todas as empresas que lidam com dados sensíveis de cartões.
Somado a esse ponto, companhias que não pertencem ao mercado financeiro precisam desenvolver as soluções de pagamento do zero para implementarem o conceito embedded payment em suas plataformas.
Dependendo do porte e do modelo de negócio, fazer isso internamente é inviável. Além da expertise necessária, é preciso ter a tecnologia certa e alinhar todos esses pontos às regulamentações vigentes.
Por isso, o mais indicado para incorporar pagamento em uma soluções não financeira, é utilizando APIs fornecidas por Fintechs as a Service como a Zoop.
Como a Zoop ajuda sua empresa a incluir pagamentos às soluções?
A Zoop é uma fintech brasileira, líder em tecnologia para serviços financeiros embarcados. Nossas soluções ajudam empresas financeiras e não financeiras a inserirem diversos produtos e serviços desse setor aos seus portfólios.
Além do iFood que já citamos neste artigo, várias outras empresas utilizam nossos recursos para incluir em suas plataformas ferramentas financeiras e de pagamentos, tais como OLX, Sympla, Infracommerce, Nubank, Itaú, entre outras.
Não deixe de conferir este artigo: “Itaú Shop e Zoop, juntos revolucionando o varejo online“
Quais são as soluções oferecidas pela Zoop?
A Zoop oferece para seus parceiros o Zoop Payments e o Zoop Banking.
Zoop Payments
Esse recurso permite a integração de meios de pagamento online e presencial ao portfólio da sua empresa, e com a marca do seu negócio!
Com o Zoop Payments Online você desbloqueia inúmeras possibilidades de pagamentos, incluindo cartões, Pix, boleto bancário, pagamento recorrente e muito mais!
Você também tem a chance de personalizar planos e taxas para cada cliente, e ainda receber valores sobre cada uma das operações financeiras realizadas por eles.
No Zoop Payments Presencial, é possível criar soluções de pagamento presencial com tecnologia de ponta e proporcionar a melhor experiência ao seu público.
Trabalhe com as principais bandeiras de cartão para crédito, débito e wallet, e garanta transações seguras com terminais pré-certificados.
Zoop Banking
Já com o Zoop Banking sua empresa cria e oferece todos os recursos de um banco digital, com a sua marca!
Crie conta digital e cartão pré-pago especialmente para o seu público alvo, e liberte seus clientes e seu negócio das regras e taxas dos modelos bancários tradicionais.
Com a solução Banking as a Service da Zoop você gera uma nova fonte de receita e agrega muito mais valor ao seu negócio.
Conheça, em detalhes, como funcionam o Zoop Payments e o Zoop Banking. Entre em contato agora e converse com um dos nossos especialistas!
Zoop. Serviços financeiros embarcados para as empresas do futuro.
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.